Estratégia Concursos de TI – Contagem regressiva para 2017 (10)
Semana passada eu fiz um Periscope falando que em 2017 teremos dezenas de novidades aqui no Estratégia Concursos. A equipe de TI está trabalhando arduamente para trazer novos conteúdos e um material cada vez mais estruturado para contribuir com a sua aprovação.
Para provar que nós estamos levando a sério esse desafio de fazer algo inovador, começaremos hoje uma contagem regressiva com 10 artigos que apresentarão um pouco daquilo que queremos fazer com mais qualidade e frequência no ano que vem! Que tal começarmos com algumas questões comentadas? Apresento abaixo um conjunto de 06 questões retira da prova do TRT-SE.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q. 32
Um Administrador de Banco de Dados (DBA) SQL Server está diante da situação mostrada na figura abaixo.
Considerando que o DBA está usando a estratégia mais simples de backup e restauração com o modelo de recuperação simples do SQL Server, é correto afirmar:
(A) Esse modelo de recuperação tem como característica principal o suporte a backups de log.
(B) Restaurado o backup a partir do desastre em t6, o Banco de Dados SQL Server volta para o point-in-time t5.
(C) Essa estratégia não pode usar backups de banco de dados completos, que incluem todos os dados do SQL Server.
(D) Existem 6 backups do SQL Server, mas só o backup mais recente, executado no tempo t6, pode ser restaurado.
(E) Todas as atualizações representadas pela caixa t6 não serão perdidas.
Comentário: A primeira questão de banco de dados desta prova trata do assunto de backup e recuperação. Nesta questão utilizamos o SQL Server como SGBD. Primeiramente precisamos entender alguns conceitos.
Uma estratégia de backup e restauração contém uma parte de backup e uma parte de restauração. A parte de backup da estratégia define o tipo e a frequência dos backups, a natureza e velocidade do hardware exigido para eles, como os backups serão testados, e onde e como a mídia de backup deve ser armazenada (incluindo considerações de segurança). A parte de restauração da estratégia define quem é responsável pela execução da restauração e como a restauração deve ser executada para atender às metas de disponibilidade do banco de dados e minimizar perda de dados.
O modelo de recuperação simples é uma das maneiras de fazer backups e restaurações. Esse modelo de recuperação oferece suporte tanto a backups de bancos de dados como de arquivos, mas não oferece suporte a backups de log. Os dados de log de transação têm backup feito somente com os dados de usuário associados. A ausência de backups de log simplifica o gerenciamento de backup e restauração. Entretanto, um banco de dados só poderá ser restaurado ao término do backup mais recente.
Desta forma, podemos observar que o banco de dados só poderá ser restaurado ao estado t5, pois, trata-se do último backup consistente.
Gabarito: B.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q. 35
Considere que exista uma tabela denominada TabProcessos com os campos NroProcesso, AnoProcesso e NomeAdvogado. Um Técnico com especialidade em TI foi solicitado a apresentar todos os nomes de advogados cadastrados sem repetição. Para isso o Técnico deve utilizar o comando SQL
(A) SELECT NOREPEAT NomeAdvogado FROM TabProcessos;
(B) SELECT *.* FROM TabProcessos HAVING NomeAdvogado;
(C) SELECT *.* WHERE NomeAdvogado IN TabProcessos ONLY;
(D) SELECT (*NomeAdvogado) FROM TabProcessos;
(E) SELECT DISTINCT NomeAdvogado FROM TabProcessos;
Comentário: A questão testa nosso conhecimento em SQL, mais especificamente a respeito da palavra-chave DISTINCT que elimina tuplas duplicadas do resultado de uma consulta. Vejam que a sintaxe correta do comando, em conjunto com a palavra em questão, aparece apenas na alternativa E, sendo, portanto, nossa resposta.
Gabarito: E.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q.36
Considere o trecho de código em PL/SQL abaixo.
1 BEGIN
2 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25));
3 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, 1));
4 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.23, 1));
5 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, 2));
6 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, -2));
7 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (125, -2));
8 END;
9 /
Considerando que os números à esquerda de 1 a 9 apenas indicam as linhas e que o código foi executado no banco de dados Oracle 12c, em condições ideais, o resultado apresentado após a execução do comando da linha
(A) 7 é 1.25
(B) 3 é 10.3 e da linha 4 é 10.2
(C) 2 é 10.3
(D) 3 é 10.2
(E) 5 é 10.25 e da linha 6 é 11
Comentário: Essa questão solicita que conheçamos um pouco sobre a função ROUND(). O primeiro ponto é lembrar que qualquer valor superior a 0,5 arredondamos para o número superior, por exemplo, 1,5 é arredondado para 2. Outra questão interessante é que o segundo parâmetro indica a casa decimal sobre a qual faremos o arredondamento. Quando esse parâmetro for negativo a aproximação é feita sobre o enésimo digito a esquerda da casa decimal. Vejamos o resultado para cada um dos comandos acima.
2 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25)); Saída: 10
3 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, 1)); Saída:10.3
4 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.23, 1)); Saída:10.2
5 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, 2)); Saída: 10.25
6 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (10.25, -2)); Saída: 0
7 DBMS_OUTPUT.put_line (ROUND (125, -2)); Saída: 100
Observem que pelos exposta acima nossa resposta está na alternativa B.
Gabarito: B.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q. 38
Considere, por hipótese, que o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região tenha optado pela implementação de um DW (Data Warehouse) que inicia com a extração, transformação e integração dos dados para vários DMs (Data Marts) antes que seja definida uma infraestrutura corporativa para o DW. Esta implementação
(A) tem como vantagem a criação de legamarts ou DMs legados que facilitam e agilizam futuras integrações.
(B) é conhecida como top down.
(C) permite um retorno de investimento apenas em longo prazo, ou seja, um slower pay back.
(D) tem como objetivo a construção de um sistema OLAP incremental a partir de DMs independentes.
(E) não garante padronização dos metadados, podendo criar inconsistências de dados entre os DMs.
Comentário: Vejam que ele descreveu no anunciado o modelo de desenvolvimento bottom-up descrito por Kimball. Nesta abordagem, temos como vantagem a percepção mais rápida do retorno sobre o investimento. Outro ponto é a estruturação do DW a partir dos diversos DM já existentes. Essa carga de informações pode, por trazer dados de diferentes fontes, apresentar incompatibilidade de informações ou inconsistências. Sendo assim, a nossa resposta encontra-se na alternativa E.
Gabarito: E.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q. 43
Um backup completo é executado na sexta-feira e um backup incremental é executado todos os dias a partir deste dia. No sábado são acrescentados 5 arquivos, que são copiados no backup incremental. No domingo alguns arquivos são modificados e somente estes arquivos são copiados no backup incremental. Na segunda-feira os dados do sistema são corrompidos, havendo a necessidade de restauração a partir do backup. Pode-se concluir que, para restaurar os dados ao estado imediatamente anterior à ocorrência do problema, será necessário restaurar
(A) o backup completo e todos os backups incrementais realizados no período em questão.
(B) apenas os backups incrementais realizados.
(C) todos os backups completos já realizados no sistema até segunda-feira.
(D) apenas os backups incrementais realizados no sábado e no domingo.
(E) somente o backup completo realizado na sexta-feira e o backup incremental realizado no domingo.
Comentário: Vejam que o forma de backup escolhida vai determinar os arquivos necessários para recuperação dos dados. Neste caso, partimos do backup completo, executado na sexta-feira, e em seguida, aplicamos os backups incrementais do sábado e domingo. Sendo assim, nossa resposta correta encontra-se na alternativa A.
Gabarito: A.
- Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT-20 Cargo: Técnico de TI – Q. Discursiva/Estudo de caso – Questão 01.
Na rotina de trabalho de um Técnico de TI do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região há atividades ligadas ao suporte técnico a usuários e à programação de sistemas. Considere, por hipótese, que em um dia de trabalho um técnico foi solicitado para fornecer soluções aos problemas abaixo.
- O Tribunal utiliza um banco de dados relacional que possui uma tabela denominada TabTrab com os seguintes campos: NroPeticao, CPF, Nome e AnoDemissao. Solicita-se que o Técnico defina um comando SQL para listar todos os registros de trabalhadores demitidos entre os anos 2014 e 2016 pela ordem ascendente do nome do trabalhador.
Comentário: A questão solicita que o analista de TI faça uma consulta ao banco de dados para retornar o conjunto de tuplas que satisfaça a seguinte condição: “demitidos entre os anos 2014 e 2016”. Em seguida pede para ordenar de forma crescente pelo nome. Uma solução possível seria a seguinte:
SELECT * FROM TabTrab
WHERE AnoDemissao >= 2014 AND AnoDemissao <= 2016
ORDER BY Nome ASC;
Forte abraço e bons estudos!
Thiago Cavalcanti