Vale a pena analisar a estatística de cobrança por banca antes de planejar os estudos?
Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!
Vamos falar de uma das matérias mais importantes que existem?! Não por apresentar muitas questões, ou ter peso maior que as demais, mas importante pelo fato de estar presente em 99% dos certames.
Raciocínio Lógico é aquela disciplina que divide opiniões, uns amam, já outros odeiam. Contudo, por mais que o aluno não tenha afinidade com esta disciplina, não se pode dar ao luxo de não estudá-la. A propósito, o desempenho médio dos alunos para RLM é alto, isto é, perder muitos pontos nessa área do conhecimento pode deixar o candidato para trás.
Antes de tudo, vale a pena reiterar a importância de o aluno conhecer profundamente sua principal rival: a banca examinadora. Sim, ir à prova sem dominar o “modus operandi” da banca é quase como dar um tiro no escuro.
Por um lado, é certo dizer que os exercícios não se repetem de forma idêntica, mas é inegável que um mesmo raciocínio é reproduzido em várias questões. Sendo assim, basta entender a lógica para que seja possível acertar uma inúmera quantidade de questões semelhantes.
Em outras palavras, é possível observar certos padrões de cobrança nas provas, principalmente em concursos com datas próximas entre si. Dessa forma, o aluno consegue se preparar de um modo mais alinhado à metodologia de cobrança daquela instituição. Todavia, não é garantido que os padrões se repetirão, mas apenas uma forma de aumentar a probabilidade de acertos.
De fato, existe uma quantidade enorme de bancas examinadoras, e a cada dia surgem novas outras. Todavia, os grandes concursos normalmente optam pelas mais reconhecidas. Nesta análise escolhemos as quatro mais comumente conhecidas pelos alunos: CESPE, FGV, FCC e VUNESP, de forma a analisar a estatística de cobrança por banca.
Primeiramente, pela análise da estatística de cobrança por banca, 2 destas nos chamam bastante atenção, pelo foco demasiado em apenas 2 dos itens, são elas: VUNESP e CESPE.
De acordo com o Índice I, mais de 80% das questões formuladas pela CEBRASPE/CESPE estão relacionadas a proposições, equivalências lógicas e negação, juntamente com tabela verdade que, por si só, também está no tema “proposições”. Ou seja, o candidato que não tenha um amplo domínio sobre estes assuntos estará em uma grande desvantagem frente ao aluno mais atencioso.
Analogamente, a examinadora VUNESP também dispende grandes esforços em dois ou, no máximo, 3 temas: Proposições (em sentido amplo), Sequências (números, figuras, letras, palavras) e associação de informações (muito relacionado ao tema proposições).
Perceba que o tema sequências de números, figuras, é muito pouco exigido pela CESPE e, todavia, bastante cobrado pela VUNESP, FCC e, em menor grau, pela FGV.
Por outro lado, as bancas FCC e FGV apresentam um padrão de cobrança mais diversificado, apesar de ser perceptível certa preferência a determinados temas específicos.
Se pensarmos que os itens:
Fazem parte de um tema macro, seja ele: proposições, é evidente que este é de longe o mais exigido para todas as bancas aqui analisadas. Por conseguinte, é a área em que o aluno deve estudar e praticar com maior intensidade e buscar uma maior taxa de acertos.
Diferentemente da grande maioria das matérias, raciocínio lógico não exige muita teoria, mas sim a prática de muitos exercícios. Portanto, não perca tempo demasiado lendo muitos conteúdos teóricos, além do básico que seja essencial. Ao invés disso, foque boa parte do tempo na resolução de questões. Treine bastante e, principalmente, veja e entenda a resolução do professor.
Estamos aqui diante de uma disciplina que nos permite resolver um mesmo exercício de infinitas maneiras, muitas destas complexas demais, ou até demoradas demais. Logo, aprender o método mais simples e rápido é um grande diferencial na hora da prova.
Por fim, saiba o momento certo de estudar Raciocínio Lógico. Para aqueles que gostam da disciplina e levam ela com maior suavidade, deixe para estudá-la no início ou no término da semana, ou até mesmo nos finais de semana. São dias que apresentamos maiores resistências ao estudo e precisamos de um incentivo, e nada mais incentivador que estudar aquilo que gostamos.
Já para a outra turma, que não agrada muito de RLM, tente reservar os dias no meio da semana e, sobretudo, na parte da manhã, em que sua mente estará mais leve ao aprendizado.
Acredite! Faz total diferença.
Um Forte Abraço
Leandro Ricardo M. Silveira
Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/
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