À espera da condição perfeita!
Pode parecer loucura, mas acreditem, há quem imagina, deseja e espera que o universo conspire a seu favor para só aí buscar uma oportunidade, um objetivo em sua vida. E pior, ainda culpam as condições, ou a falta delas, para não fazerem a sua parte.
É engraçado que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa e os nossos problemas são sempre mais difíceis e pesados que os dos outros. Esquisito isso, né?
No mundo dos concursos essa falsa percepção também acontece…
Durante minha preparação para o concurso encontrei muita gente que parecia ter condições bem melhores que a minha: eram solteiros, não sustentavam família, tinham apoio e compreensão total da família e amigos para seu estudo, fizeram uma boa faculdade… Acontece que não dava para garantir que essas pessoas tinham esse “mundo cor de rosa” e vamos combinar que provavelmente não tinham mesmo, pois a vida é “puxada” para todo mundo, poucos vieram a esse mundo “à passeio”. Assim como também não dá para garantir que os meus desafios eram maiores do que o dos outros, por pior que poderiam parecer minhas condições, tenho certeza que outros deviam passar por “perrengues” muito maiores do que os meus. A vida é dura, feita de desafios e superações para todos e sem eles acredito que ela não teria tanta graça e não poderíamos gozar de momentos de felicidade e realizações.
Na vida temos que fazer escolhas, eu, por exemplo, escolhi ir atrás dos meus objetivos, dos meus sonhos e ser muito feliz em tudo que eu fizesse e escolhesse fazer. Poderia sim ter ficado naquelas de que “não tenho apoio”, “as pessoas não entendem que preciso estudar”, “minha formação acadêmica não favorece os estudos”, “ninguém acredita que eu posso passar”, “não posso estudar porque tenho filhos pequenos e uma mãe deve abrir mão da sua vida para se dedicar a eles”, “trabalho fora e não tenho tempo para estudar”… Crenças e empecilhos que resolvi que da minha vida não iriam fazer parte. Definitivamente o papel de vítima não cabe a mim e as minhas decisões tomo com base nas minhas convicções e não nas dos outros.
Sua família não te apoia? Seus amigos não entendem que precisa se ausentar nesse período por causa dos seus estudos? Não tem o mesmo tempo para estudo que os outros? Não tem condições financeiras para só estudar? Olha, de verdade, antes de se preocupar com essas perguntas e com suas repostas, pergunte a si mesmo o quanto você deseja passar em um concurso? O quanto você está disposto a investir nesse seu projeto? O quanto isso pode mudar sua vida? Qual a vida que deseja para você? O quanto você confia em si mesmo? Essas respostas só cabem a você e tendo convicção nelas, optando por ir atrás dos seus sonhos, ninguém te segura, meu caro amigo!
Pare de esperar o melhor momento, as melhores condições para mudar sua vida. A caminhada na vida de concurseiro é dura, sofrida? Sim, muito, mas, se VOCÊ quiser (não disse se os seus pais, seu marido, sua esposa, seus filhos, seus amigos quiserem…) e lutar, você consegue sua aprovação!
Motivação é uma porta que se abre de dentro para fora; quem quer faz, quem não quer arruma desculpas! ;)