Espanhol Receita Federal: Por qual língua optar no concurso da RFB?
Vocês estão na dúvida sobre qual língua estrangeira optar para o concurso da Receita Federal?
Então, as dúvidas acabaram. Escolham ESPANHOL.
Explicamos o porquê da afirmação acima.
A nossa explicação começa com uma pergunta: vocês acreditam que para fazer a prova da Receita Federal (ou de outro concurso) é preciso saber ouvir em Espanhol, falar em Espanhol, escrever em Espanhol, pensar em Espanhol, conversar em Espanhol?
Se vocês pensam que precisam ouvir, falar, escrever, pensar em Espanhol para fazer a prova da Receita Federal, estão redondamente enganados.
Parece chover no molhado, mas no momento da prova, vocês apenas terão que ler os textos e as questões e marcar um “X” no local correto.
Sim, é só isso mesmo. Não haverá ninguém fazendo perguntas em Espanhol ou querendo conversar com vocês durante a prova para verificar se vocês têm o domínio dessa língua.
Ah! Vocês ainda não estão acreditando que o Espanhol é a melhor opção de língua estrangeira para a Receita Federal. Então, olhem para os textos abaixo:
Texto 1 (em Espanhol)
Rock in Rio presenta artistas repetidos y decepciona por su poca osadía
La sexta edición del Rock in Rio, que comienza este viernes (18), celebra 30 años del festival de música con el line-up menos interesante de su historia.
Las entradas están agotadas para los siete días de shows y se vendieron 595.000 ingresos -o también fueron utilizados en promociones-, algo que queda explicado por la característica del evento, que es una atracción en sí mismo: el público quiere ir a la Ciudad del Rock y comprar una camiseta "Rock in Rio: Yo Fui".
Texto 2 (em Inglês)
Rock in Rio Disappoints with a Recurrent, Little Daring Line-up
Starting this Friday (18), Rock in Rio's sixth edition celebrates 30 years of the festival with the most uninteresting line-up of its history.
The seven-day show sold out. The huge amount of 595,000 tickets sold or used in promotions is explained by the feature of the event, which is an attraction in itself: the audience wants to go to the 'City of Rock' and buy a t-shirt "Rock in Rio: I went".
Os textos acima falam praticamente a mesma coisa. Falam sobre o mesmo assunto. Mas qual dos dois textos é mais confortável para os seus olhos? O de Espanhol? O de Inglês?
Acreditamos que vocês responderam: “o texto de Espanhol”.
Por que vocês deram essa resposta?
Então, se não souberem o que escolher ou estiverem na dúvida sobre qual língua estrangeira optar para a prova da Receita Federal, optem pelo Espanhol.
Aproveitamos a oportunidade para informá-los que o nosso curso de Espanhol para a Receita Federal é elaborado de maneira que vocês tenham o conteúdo necessário para acertar todas as questões da prova. Abaixo segue link da aula demonstrativa gratuita do nosso curso: Aula demostrativa gratuita de Espanhol
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Ótimo artigo! Consigo entender muita coisa em inglês, mas, sem dúvida, é mais fácil e mais confortável Espanhol!
Lázaro,
Obrigado pelo comentário.
No começo o Espanhol parece complicado. Mas se você treinar um pouquinho de leitura e tradução todos os dias, parece que está lendo em Português.
Sim, aparecerá uma outra palavra "estranha" que não conseguimos entender de imediato, mas isso também acontece também nos textos em Português.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Obrigada pela dica professor! Sempre fiquei nesse dilema: escolher inglês ou espanhol. E fiquei me debatendo a semana inteira com essa questão!!!!! Agora, pela manhã, leio o seu artigo, e finalmente consigo optar com segurança pelo espanhol....
Foi tão perfeita a sua exposição que não deixou dúvidas! Obrigada!
Léia,
Obrigado pelo comentário. Fiquei feliz em poder ajudar.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Adinoél, tenho dúvida em qual matéria optar: inglês ou espanhol. Isso porque tenho medo de estudar espanhol e no próximo concurso não ter essa opção e ser só inglês. Tenho certa facilidade em Espanhol, e mesmo já ter feito curso de inglês tenho muita dificuldade, pois não gosto muito. Você acha que pode acontecer de no próximo concurso tirarem essa opção?
Mariana,
No último edital da Receita Federal a banca pediu Inglês ou Espanhol (ficava a critério de cada candidato).
Você tem a dúvida "e se no próximo concurso não tiver a opção de Espanhol".
Então, nós colocamos outras dúvidas: e se no próximo concurso não tiver a opção de Inglês; e se não tiver Constitucional; e se tiver História do Brasil; e se não tiver Administrativo; e se tiver Direito Comparado no Mercosul...
Não podemos sofrer com dúvidas.
Devemos fazer o que a maioria dos concurseiros faz, ou seja, devemos estudar pelo último edital. Fugir disso, é arriscar demais.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Sempre mantive essa dúvida, professor. Estava decidido em optar pelo Inglês, mas você tem razão. Muito obrigado.
Thiago,
Obrigado pelo comentário.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Eu tinha preferência pelo inglês, pois foi por meio de um querida professora na época do ensino médio passei a gostar da matéria, a saber lidar com os percausos e desafios da matéria, mas comparando dessa forma é bem mais leve e confortavél vc fazer a leitura do texto em espanhol. Agora tem de se observar aspectos gramaticais das disciplinas e compara-los também. Nesse momento o espanhol é mais cômodo. Bom texto professor, simples, direto e didático.
Moisés,
As provas da Receita Federal não tem cobrado gramática (a banca não faz questões em cima de itens gramaticais).
A banca cobra interpretação de textos. Então, se conseguir entender o texto e o que pede as questões, fatalmente irá muito bem na prova.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Muito bom o texto, professor.
Parabéns pelo trabalho.
Depois de 23 anos como ATRFB, o que te fez mudar?
Pretendo iniciar na área fiscal pelo ATRFB também, mas não pretendo me aposentar nele. Abraço.
Olá Ronei,
Cheguei ao topo do ATRFB. Então, meu salário não mudaria mais.
Então, não vou mentir, me dei um aumento de salário.
Mudei por um salário melhor.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Poxa, eu era bem decidida pelo inglês. Agora fiquei na dúvida... kkkk
Marília,
Não era a minha intenção, mas Espanhol é mais simples.
Abraços;
Prof. Adinoél Sebastião
Muito boa a dica Prof. Adinoél Sebastião!
Agora a título de curiosidade, se o Sr. fosse iniciar os estudos a partir de agora com a experiência que já tem, pra qual cargo teria preferência: AFRFB ou AFT?
Bom trabalho, abraços.
Dario,
Aí depende do perfil da pessoa.
O AFRFB trabalha mais com papéis e com trabalho interno.
O AFT trabalha mais com pessoas e com trabalho externo.
Eu, pessoalmente, prefiro o AFT.
Abraços.
Prof. Adinoél Sebastião
Noooosa. Fiquei pasmo agora. Se soubesse que espanhol não seria tão complicado já estaria estudando rsrs. Vou começar a estudar espanhol para a receita o mais rápido. Adinoel é o cara!
Alysson,
Depois que você começa a ler, não para mais. É bem simples. Bons estudos. Obrigado pelo comentário. Prof. Adinoél Sebastião