Espanhol ENEM – Caricatura, Charge, Cartum, Tirinha
Olá a todos!
Hoje, vamos falar sobre caricatura, charge, cartum e tirinha. Esses textos humorísticos sempre estão presentes em provas de vestibulares e também aparecem no ENEM.
CARICATURA
Caricatura é a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa. Vejam o exemplo abaixo:
CHARGE
A palavra “charge” vem da língua francesa e significa “carregar”, “exagerar”.
A charge trabalha com crítica e humor. Costuma denunciar problemas sociais. Seus personagens podem ser personalidades conhecidas pelo público.
A charge costuma ter título e ele aparece acima da charge e serve para contextualizar a mensagem.
Esse texto humorístico trabalha com recursos verbais (fala da personagem) e recursos não verbais (imagem). Vejam exemplo disso em uma charge que estava na prova do ENEM-2013:
CARTUM
O cartum retrata uma situação cotidiana. É uma anedota em forma de imagem/desenho sobre o comportamento humano. No entanto, não retrata personagens conhecidos.
O nome cartum surgiu de um evento que ocorreu, em 1841, na Inglaterra. O Príncipe Albert promovou um concurso de desenho feitos em grandes cartões (cartoons). Daí o nome cartum.
Veja exemplo de cartum abaixo:
TIRINHA
A tirinha é uma história curta dividida em quadrinhos. Geralmente, esse texto humorístico traz uma crítica social. É publicado com regularidade (diariamente, semanalmente, etc.) e com os mesmos personagens.
Uma das tirinhas mais famosas e que sempre aparece em provas de vestibulares é da Mafalda. Vejam exemplo abaixo:
Para mostrar a vocês como esses textos humorísticos podem ser cobrados no ENEM, vamos resolver a charge que estava na prova ENEM-2013. Acompanhem adiante:
QUESTÃO ENEM-2013
TRADUÇÃO LIVRE
COMENTÁRIOS DAS ALTERNATIVAS
A questão quer saber algo a respeito da charge apresentada. Vamos analisar cada alternativa.
A alternativa A afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na aceitação imediata da provocação. Isso está errado. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.
A alternativa B afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na descaracterização do convite a um desafio. Isso está errado. O desafio está bem caracterizado quando o personagem diz: ¡Lo reto a un duelo! (O desafio a um duelo!).
A alternativa C afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na sugestão de armas não convencionais para um duelo. Isso está correto. O efeito humorístico é este. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.
A alternativa D afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside no deslocamento temporal do comentário lateral. Isso está errado. O comentário lateral diz: Ya no es como antes… Essa fala não causa efeito humorístico nenhum. Essa fala serve para contextualizar a situação apresentada. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.
A alternativa E afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside posicionamento relaxado dos personagens. Isso está errado. Os personagens não estão relaxados. Estão em posição de disputa.
A alternativa correta é a letra C.