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Principais Eras da Administração

Olá, estudantes! A Teoria Geral de Administração emergiu como ciência com o surgimento da Revolução Industrial, passando de um conhecimento dedicado a estudar as estruturas fabris à compreensão das organizações no mundo globalizado.

Conheceremos hoje as principais teorias, abordagens e eras da Administração. Vamos lá!

Tópicos que serão abordados:

  • Eras da Administração
  • Abordagem Clássica da Administração
  • Era Neoclássica
  • Era da Informação
  • Outras Teorias Administrativas

Eras da Administração

Do século XIX até os dias atuais, as organizações, as relações de trabalho e a ciência administrativa passaram por inúmeras transformações.

Chiavenato compilou essas mudanças em três eras: Industrialização Clássica, Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Abaixo, conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Abordagem Clássica da Administração

A era da industrialização clássica começa com substituição do trabalho artesanal pela fabricação em massa apoiada por maquinários (século XIX) e se estende até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Os principais expoentes de teorias administrativas desse período são Taylor (administração científica), Fayol (administração clássica), Henry Ford (produção em massa e linha de produção) e Elton Mayo (Teoria das Relações Humanas).

As doutrinas aplicadas nesse período, possuíam abordagem prescritiva e normativa, ou seja, buscavam estabelecer regras que deveriam ser seguidas para que fosse alcançado o sucesso da organização.

Ainda, a base de estudos era a organização formal com ênfase nas tarefas (Administração Científica), estruturas (Teoria Clássica) e pessoas (Teoria das Relações Humanas).

Durante a Era Clássica, conceitos como salário justo, redução da rotatividade e remuneração variável já eram discutidos nesse período, porém, o empregado era visto apenas como mais um insumo necessário à produção.

Pessoal, importante entender a diferença entre esses dois conceitos:

 Era da Administração Clássica: período cronológico (1850-1950) em que foram desenvolvidas teorias administrativas com princípios semelhantes entre si;

Teoria Clássica: é uma das teorias elaboradas nesse período. A Teoria Clássica faz parte da Era da Administração Clássica!

Era Neoclássica

Após o fim da segunda grande guerra, inicia-se o período neoclássico da administração.

O esforço de produção para a guerra impulsionou as linhas de montagem a novos patamares e a reconstrução da Europa intensificou o comércio global a níveis nunca vistos.

Nesse cenário, novas teorias emergem e ocupam o lugar dos antigos conceitos. A Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas dão lugar à Teoria Estruturalista e à Teoria Comportamental.

A primeira surge como uma conjugação entre a Teoria Clássica e das Relações Humanas. Focava não apenas na estrutura organizacional, mas também nas relações interpessoais e no ambiente. Difundiu o conceito de homem organizacional.

A Teoria Comportamental, ou behaviorista, tem como objeto de estudo principal o próprio trabalhador, desenvolvendo o estudo de temas como motivação, liderança e processo decisório.

Destacam-se na Teoria Comportamental autores como Douglas McGregor (Teoria X e Y), Abraham Maslow (Pirâmide de Maslow) e Frederick Herzberg (Teoria dos Dois Fatores).

Pessoal, importante fazer um estudo complementar das teorias citadas acima! São muito cobradas em prova e, uma vez aprendido o conceito, fica fácil ganhar a questão!

Era da Informação

Marcada pelo desenvolvimento da internet e tecnologia da informação, tem início nos anos 90 e se estende até os dias atuais.

Nessa era, as mudanças são rápidas e turbulentas; a informação, o capital e os produtos trafegam em tempo real por todo globo, virtualmente sem fronteiras.

O principal ativo organizacional deixa de ser físico ou financeiro, passa a ser intelectual (conhecimento, capital humano) e o trabalho industrial e braçal migra para o trabalho intelectual no setor de serviços.

Um dos principais estudiosos desse período é Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna.

A partir de 2020, como consequência da pandemia, as estruturas organizações passaram por uma nova revolução, principalmente em relação ao teletrabalho.

Apesar de ser um conceito muito recente, é importante pesquisarmos sobre o assunto, pois é um bom candidato a tema de questões de prova, principalmente discursivas!

Outras Teorias Administrativas

Abordamos nesse texto as principais teorias administrativas que marcaram cada uma das Eras, entretanto, muitas outras foram desenvolvidas e tiveram grande destaque nesses períodos.

Vejamos aqui um pequeno resumo sobre as mais importantes:

  • Teoria Contingencial: enfatiza que não há um modelo único a ser seguido que garanta o sucesso organizacional. Cada situação exige uma abordagem específica;
  • Teoria dos Sistemas: a organização é um sistema aberto e dinâmico que interage com o ambiente interno e externo. Baseada no conceito de: entradas, processamento, saídas e feedback;
  • Administração por Objetivos (APO): a organização deve definir objetivos mensuráveis, verificáveis e conjuntos entre os diversos departamentos. Deve ter uma visão clara do ambiente em que atua e na posição que deseja alcançar;
  • Teoria Burocrática: defende que a organização deve ser estável, ter processos padronizados e prezar pela profissionalização dos funcionários. Tem como pontos negativos o excesso de rigidez e resistência às mudanças.

E para os que desejam se aprofundar mais nos temas de administração Geral, assunto cobrado em diversos certames, como o do TCE-PR, uma ótima dica é a aula do Prof. Douglas Schneider, que trata de diversos temas e questões da área:

Por hoje é só! Até a próxima!

Saudações e aprovações,

Julio Moraes

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