Principais Eras da Administração
Olá, estudantes! A Teoria Geral de Administração emergiu como ciência com o surgimento da Revolução Industrial, passando de um conhecimento dedicado a estudar as estruturas fabris à compreensão das organizações no mundo globalizado.
Conheceremos hoje as principais teorias, abordagens e eras da Administração. Vamos lá!
Tópicos que serão abordados:
- Eras da Administração
- Abordagem Clássica da Administração
- Era Neoclássica
- Era da Informação
- Outras Teorias Administrativas
Eras da Administração
Do século XIX até os dias atuais, as organizações, as relações de trabalho e a ciência administrativa passaram por inúmeras transformações.
Chiavenato compilou essas mudanças em três eras: Industrialização Clássica, Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Abaixo, conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas.
Abordagem Clássica da Administração
A era da industrialização clássica começa com substituição do trabalho artesanal pela fabricação em massa apoiada por maquinários (século XIX) e se estende até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Os principais expoentes de teorias administrativas desse período são Taylor (administração científica), Fayol (administração clássica), Henry Ford (produção em massa e linha de produção) e Elton Mayo (Teoria das Relações Humanas).
As doutrinas aplicadas nesse período, possuíam abordagem prescritiva e normativa, ou seja, buscavam estabelecer regras que deveriam ser seguidas para que fosse alcançado o sucesso da organização.
Ainda, a base de estudos era a organização formal com ênfase nas tarefas (Administração Científica), estruturas (Teoria Clássica) e pessoas (Teoria das Relações Humanas).
Durante a Era Clássica, conceitos como salário justo, redução da rotatividade e remuneração variável já eram discutidos nesse período, porém, o empregado era visto apenas como mais um insumo necessário à produção.
Pessoal, importante entender a diferença entre esses dois conceitos:
Era da Administração Clássica: período cronológico (1850-1950) em que foram desenvolvidas teorias administrativas com princípios semelhantes entre si;
Teoria Clássica: é uma das teorias elaboradas nesse período. A Teoria Clássica faz parte da Era da Administração Clássica!
Era Neoclássica
Após o fim da segunda grande guerra, inicia-se o período neoclássico da administração.
O esforço de produção para a guerra impulsionou as linhas de montagem a novos patamares e a reconstrução da Europa intensificou o comércio global a níveis nunca vistos.
Nesse cenário, novas teorias emergem e ocupam o lugar dos antigos conceitos. A Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas dão lugar à Teoria Estruturalista e à Teoria Comportamental.
A primeira surge como uma conjugação entre a Teoria Clássica e das Relações Humanas. Focava não apenas na estrutura organizacional, mas também nas relações interpessoais e no ambiente. Difundiu o conceito de homem organizacional.
A Teoria Comportamental, ou behaviorista, tem como objeto de estudo principal o próprio trabalhador, desenvolvendo o estudo de temas como motivação, liderança e processo decisório.
Destacam-se na Teoria Comportamental autores como Douglas McGregor (Teoria X e Y), Abraham Maslow (Pirâmide de Maslow) e Frederick Herzberg (Teoria dos Dois Fatores).
Pessoal, importante fazer um estudo complementar das teorias citadas acima! São muito cobradas em prova e, uma vez aprendido o conceito, fica fácil ganhar a questão!
Era da Informação
Marcada pelo desenvolvimento da internet e tecnologia da informação, tem início nos anos 90 e se estende até os dias atuais.
Nessa era, as mudanças são rápidas e turbulentas; a informação, o capital e os produtos trafegam em tempo real por todo globo, virtualmente sem fronteiras.
O principal ativo organizacional deixa de ser físico ou financeiro, passa a ser intelectual (conhecimento, capital humano) e o trabalho industrial e braçal migra para o trabalho intelectual no setor de serviços.
Um dos principais estudiosos desse período é Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna.
A partir de 2020, como consequência da pandemia, as estruturas organizações passaram por uma nova revolução, principalmente em relação ao teletrabalho.
Apesar de ser um conceito muito recente, é importante pesquisarmos sobre o assunto, pois é um bom candidato a tema de questões de prova, principalmente discursivas!
Outras Teorias Administrativas
Abordamos nesse texto as principais teorias administrativas que marcaram cada uma das Eras, entretanto, muitas outras foram desenvolvidas e tiveram grande destaque nesses períodos.
Vejamos aqui um pequeno resumo sobre as mais importantes:
- Teoria Contingencial: enfatiza que não há um modelo único a ser seguido que garanta o sucesso organizacional. Cada situação exige uma abordagem específica;
- Teoria dos Sistemas: a organização é um sistema aberto e dinâmico que interage com o ambiente interno e externo. Baseada no conceito de: entradas, processamento, saídas e feedback;
- Administração por Objetivos (APO): a organização deve definir objetivos mensuráveis, verificáveis e conjuntos entre os diversos departamentos. Deve ter uma visão clara do ambiente em que atua e na posição que deseja alcançar;
- Teoria Burocrática: defende que a organização deve ser estável, ter processos padronizados e prezar pela profissionalização dos funcionários. Tem como pontos negativos o excesso de rigidez e resistência às mudanças.
E para os que desejam se aprofundar mais nos temas de administração Geral, assunto cobrado em diversos certames, como o do TCE-PR, uma ótima dica é a aula do Prof. Douglas Schneider, que trata de diversos temas e questões da área:
Por hoje é só! Até a próxima!
Saudações e aprovações,
Julio Moraes
Comece a estudar agora com quem mais aprova no Brasil!