Equipes e Gestão de Conflitos
Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre Equipes e Gestão de Conflitos para gabaritar a prova dos Correios?
Podemos entender o significado de conflito como uma divergência que ocorre entre os indivíduos que têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Devem ser administrados de maneira satisfatória para que se tornem funcionais e sejam positivos à organização. O tema Equipes e Gestão de Conflitos é bastante relevante na Administração Contemporânea.
Entendendo melhor o conceito de Conflito
O conflito ocorre pelo embate entre duas ideias diferentes a respeito de um determinado tema. A administração de conflitos é essencial para que não ocorra obstáculos ao alcance dos objetivos estratégicos da instituição. Vamos conhecer agora os tipos de conflitos gerados em equipes.
Tipos de Conflitos avaliados na Gestão de Conflitos
- Conflito Funcional: é o conflito positivo que promove a criatividade, aumenta a entrega de resultados da equipe e a cooperação.
- Conflito Disfuncional: é o conflito que em níveis inferiores gera acomodação, ou exaltação, em níveis superiores causando perda de tempo e esforço nas equipes.
- Conflitos Substantivos: é o conflito ligado a algo concreto, a exemplo de objetivos, recursos, entre outros em divergência na equipe.
- Conflitos Emocionais: é o conflito proveniente dos sentimentos como raiva, medo, agressividade, angústia em relação a um indivíduo ou determinado assunto, podendo atingir uma equipe.
Os conflitos ainda podem ser intrapessoais( na mesma pessoa), interpessoais( entre pessoas), intragrupais( dentro de um grupo de pessoas), intergrupais( entre grupos de pessoas) e organizacionais (relações entre colaboradores e a organização).
As causas dos conflitos podem ser várias, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, papéis ambíguos, falhas na comunicação, choques de personalidades, entre outros.
Gravidades dos Conflitos para o Desenvolvimento de Equipes
O conflito pode ser mensurado de acordo com sua gravidade no contexto em que ocorre. Existem 3 (três) níveis de gravidade dos conflitos:
- Conflito latente (percebido): as partes sabem que os conflitos existem, pois lidam com divergências que podem gerar interferência no alcance de objetivos, bloqueando-os.
- Conflito experienciado (velado): as partes experimentam sentimentos de hostilidade, raiva, descrédito de forma oculta, sem demonstrar.
- Conflito manifestado (aberto): as partes manifestam o conflito de forma aberta, o que provoca brigas, discussões calorosas e até agressões.
Estilos de Gestão de Conflitos
Segundo Beck (2009) existem cinco estilos de gestão de conflitos a fim de promover o desenvolvimento de equipes na busca de melhores resultados para a organização.
- Estilo de Evitação ( Fuga) : o indivíduo não demonstra afetação pelo conflito, esconde um descontentamento, evita a briga. Não há assertividade, nem colaboração.
- Estilo Acomodação: o indivíduo cede aos desejos do outro. Não há assertividade, mas há cooperação.
- Estilo Competição: o indivíduo atende aos seus desejos e necessidades sem se preocupar com o outro. Muita assertividade, sem cooperação. Ganha-Perde.
- Estilo de Compromisso: o indivíduo encontra um equilíbrio há uma concessão em cada lado. Existe assertividade e cooperação. Ganha-Ganha.
Abordagens para Administração de Conflitos
Segundo Chiavenato (2004) existem três abordagens para administrar conflitos em equipes:
Abordagem Estrutural
Esse tipo de abordagem percebe o conflito por meio das condições de diferenciação que geram diferentes percepções como recursos limitados, escassos e interdependentes.
O gestor deve agir em cada um dos elementos que criam essa percepção divergente de maneira a controlar a situação conflitante nas equipes. A sua atuação ocorre antes da ocorrência do conflito.
As principais estratégias para essa abordagem são o redesenho das recompensas oferecidas aos indivíduos de modo a favorecer o coletivo, a criação de objetivos voltados às equipes e à organização e a rotatividade de pessoas na equipe.
Abordagem de Processo
Nessa abordagem os conflitos reduzem-se pela modificação nos processos causada por terceiros ou por uma das partes envolvidas.
O gestor deverá agir em uma situação de conflito já existente e ,normalmente, envolve o processo de negociação entre as partes.
Existem algumas técnicas utilizadas na abordagem de processos. A reunião de confrontação realiza-se para que as partes expressem seus posicionamentos, descontentamentos e necessidades.
A técnica de colaboração é aquela em que as partes, em uma equipe, buscam o diálogo como uma solução vantajosa para ambas as partes. Por último, a desescalonização ou desativação é a técnica em que uma das partes desacredita o conflito, cedendo alguma coisa. Reage de forma cooperativa ao ataque da outra parte.
Abordagem Mista
A abordagem mista engloba os aspectos estruturais e os de processo. Realiza-se por meio de regras para solucionar os conflitos, em que os meios estruturais auxiliam no processo de conflito , e de papéis integradores, que são as partes envolvidas que harmonizam esforços para buscar soluções favoráveis aos conflitos.
O gestor deverá atuar tanto nas causas dos conflitos como no processo que já está ocorrendo e nos atores envolvidos naquela equipe.
Finalizando nosso assunto sobre Desenvolvimento de Equipes e Gestão de Conflitos
O conflito pode direcionar o grupo de pessoas envolvidas a criarem soluções inovadoras para gerar energia e um impulso maior rumo aos objetivos organizacionais. É ainda capaz de aumentar a coesão intragrupal, fortalecendo a identidade do grupo e a percepção de erros e problemas que estavam ocultos, permitindo uma melhoria nos processos da organização.
O gestor deve estar atento para que na gestão de conflitos obtenha o desenvolvimento de equipes de maneira satisfatória e positiva, buscando a excelência nos serviços e resultados da organização.
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação :)
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
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