Equilíbrio: o doping natural do estudo.
Você já ouviu que quanto mais estudar, mais rápido será aprovado, certo?
Então eu proponho reformular essa afirmativa para: quanto MELHOR estudar, mais rápida será a aprovação.
Atenção com os “atalhos medicinais” que supostamente aumentariam a concentração e reduziriam horas de sono, mas que, na verdade são verdadeiras violências ao nosso organismo, com efeitos colaterais absurdamente incalculáveis, como o mal de Alzheimer, por exemplo.
Exitem alternativas saudáveis para aumento de performance nos estudos. E nesse contexto, não estamos falando de HBC (Horas Bunda Cadeira), planejamento, seleção de material, coaching e demais ações relacionadas ao aprendizado propriamente dito, estamos falando no ser humano como um todo: corpo, mente e espírito.
O ideal seria escrever um artigo para cada um desses elementos, mas como o concurseiro não tem muito tempo para leituras “extraclasse”, serei o mais sucinto possível. Tudo baseado em vasta leitura de diversas fontes e corroborada com minha experiência pessoal (vide https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-fui-aprovado-em-3-concursos-da-area-fiscal-uma-historia-improvavel/ ).
CORPO
Estudos científicos comprovam que uma mente saudável está diretamente relacionada a um corpo ativo. Há, aliás, uma experiência que fizeram com 2 grupos de pessoas que reduziram as horas de sono por alguns dias: enquanto um grupo praticou atividades físicas constantemente e o outro permaneceu completamente sedentário.
O resultado foi bem claro: as pessoas que permaneceram em movimento obtiveram melhores resultados em exercícios de memorização, além de apresentarem um melhor quadro de saúde.
OK, você não precisa se inscrever em uma academia e malhar por 1 hora para sacar de licitações e contratos da administração pública.
Mas, digamos, que você desenvolva um circuito de musculação que lhe permita dar uma BOA transpirada e tonificada em 20 min, e ainda suba as escadas do seu prédio, ou apenas corra nesse período.
Se computar o tempo de banho e um lanche, eu diria que em, no máximo, 1 hora você estaria de volta sentado na cadeira com um nível de concentração MUITO superior ao que estaria se estivesse permanecido inerte. Assim, talvez licitações seja mais fácil do que antes.
E garanto, com tranquilidade, que no fim do dia seu resultado será muito superior, agora potencialize para dias, semanas, e meses…
MENTE (ALÉM DOS ESTUDOS)
Você conhece todos os benefícios da meditação? Fique tranquilo, nem a ciência.
Mas permitam-me a audácia de tentar trazer algo sobre.
No meu currículo trago 4 anos de Ioga Integral e mais de 10 anos de meditação (até hoje), o que não é nada se comparado aos grandes iogues, mas me permite uma linguagem mais “mortal” acerca dessa experiência.
O que significa meditar?
Não é silenciar a mente e esvaziar os pensamentos instantaneamente. Mas sim, aquietar-se, de preferência de olhos fechados, sentado em uma posição confortável e esperar que tudo se pacifique progressivamente…
Também significa não lutar contra seus pensamentos, mas deixá-los livres até que, por si mesmos, eles ficarão cada vez mais serenos. É como um copo d’ água com açúcar que acabou de ser agitado e de repente o granulado começa a se depositar no fundo…
Focar a atenção na respiração é um bom atalho para isso.
Enfim, se você conseguir fazer esse exercício por 3 minutos todas as noites antes de dormir, em duas semanas já começará a sentir seus benefícios: sono mais profundo, e menor sensação de cansaço ao acordar, por exemplo. E caso se sinta confortável, pode aumentar o tempo de meditação de acordo com suas próprias convicções.
Além disso, o curioso é que talvez você esteja criando um oásis dentro de você mesmo. Ajuda muito nos minutos antes da prova. O que não significa que irá anular o nervosismo, mas sim colocá-lo em níveis controláveis (que não lhe permitam rasgar a prova e sair correndo da sala como um louco…rs)
ESPÍRITO
É algo pessoal, e vai MUITO além da religiosidade.
Mas nos momentos mais difíceis lhe dará forças para ir além de limites que você desconhece. Particularmente sempre encarei como o propósito dessa jornada concurseira.
Ou você acha que todas essas provações e abnegações não fortalecem o espírito?
Mas também tem muito a ver com nosso papel na sociedade. A sociedade brasileira já sofre bastante com a classe política e, eventualmente, também com servidores ineficientes. Então façamos nossa parte e ocupemos os cargos públicos com o máximo de devoção ao país – o que já é um grande começo.
Quer dizer, na verdade o começo é você PASSAR NO CONCURSO… então vai lá e arrasa!
Estaremos aguardando você aqui, para juntos construirmos um país melhor.
Rafael Moreno
Auditor Fiscal da Receita Estadual do RJ
Coach – Estratégia Concursos