ENTREVISTA: Wesley Brito – Aprovado em 1º lugar no concurso TRE-PB para o cargo de Técnico Judiciário
“Continuem na jornada, por mais obstáculos que ela tenha. A vida de concurseiro é complicada, solitária e cheia de incertezas, mas se a pessoa for persistente e resiliente conseguirá alcançar a sua meta. Se isso for realmente o que você quer, não desista jamais. Eu estou sendo um exemplo prático de que a persistência e o foco acabam vencendo”.
Perseverança, foco, fé e organização. Esses foram os ingredientes que fizeram com o que Paraibano Wesley Brito alcançasse sua aprovação, em primeiro lugar por cotas e em 13º lugar geral, no concurso do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Formado em Ciências Biológicas, Wesley começou a estudar para concursos em 2011 mas, desde então, não havia conseguido alcançar uma aprovação. Em 2015, após economizar por muito tempo e fazer algumas reservas econômicas, ele conseguiu pedir demissão de seu emprego e pôde dedicar-se inteiramente aos concursos. Suas reservas o permitiria ficar exclusivamente por conta dos estudos por, pelo menos, 1 ano e meio.
Apesar da pressão por não estar trabalhando e da desconfiança de muitas pessoas acerca de sua capacidade, ele manteve seu foco, confiou em si e, antes do que planejava, alcançou sua merecida aprovação.
Nessa entrevista, Wesley conta um pouco de sua trajetória de sucesso e inspira àqueles que caminham ao encontro de uma aprovação.
Estratégia Concursos – Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Wesley Brito – Meu nome Wesley, sou natural de Campina Grande-PB, sou formado em Ciências biológicas pela UEPB e tenho 28 anos.
Estratégia – Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Wesley – Já fiz alguns concursos anteriores onde tive que conciliar o trabalho com os estudos, mas desde Janeiro de 2015 tenho me dedicado exclusivamente aos estudos. Economizei por muito tempo e fiz algumas reservas econômicas para me dedicar exclusivamente ao estudo para concursos por pelo menos 1 ano e meio. Apostei todas as fichas e graças a Deus deu certo!
Estratégia – Quantos e em quais concursos você já foi aprovado? Qual o último?
Wesley – Estou tentando concursos desde 2011, onde já tive alguns tropeços nessa caminhada que quase me fizeram desistir. Em 2011 fui aprovado em 1º lugar em um concurso na prova objetiva, mas devido a uma instabilidade no meu joelho esquerdo fui eliminado na prova da corrida no TAF. No ano seguinte fiquei fora das vagas no concurso da UEPB por uma questão, mas apesar disso tudo nunca desisti. Tinha a intenção de usar concursos menores como escada para o TRE ou TRT, mas com as graças de Deus a minha primeira aprovação de fato já veio nesse TRE (graças a Deus peguei o elevador direto – risos – )
Estratégia – Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Wesley – Durante todo esse tempo ver o meu nome entre a lista de aprovados sempre foi a minha maior motivação, até mais que o dinheiro e estabilidade, nos quais agora tenho pensado mais. É uma sensação incrível, de dever cumprido, ainda mais para mim que abdiquei do trabalho e de tantas outras coisas, e enfrentei a desconfiança de muitas pessoas acerca da minha capacidade.
Estratégia – Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?
Wesley – Nunca abandonei totalmente a vida social, geralmente um dia na semana, sempre que rolava algum convite eu saia normalmente com os amigos para me divertir, beber, conversar. Após a publicação do edital deixei mais a vida social de lado, e me dediquei totalmente ao estudo, nesse período realmente as coisas apertaram e tive que me tornar um pouco “anti-social”.
Estratégia – Você é casado(a)? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?
Wesley – Sou solteiro e moro apenas com meu pai. Contei totalmente com o apoio dele, da minha tia e de muitos amigos e familiares que acreditavam em meu potencial, mas como já dito anteriormente também havia muitos que desacreditavam e achavam que era uma loucura da minha parte apostar tanto assim nessa jornada.
Estratégia – Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?
Wesley – O momento que escolhi para me dedicar totalmente aos concursos foi uma época complicada, com a crise financeira do nosso país a quantidade de concursos diminuiu bastante e não tive muitas opções. Na verdade comecei a jornada estudando para o INSS, mas a partir de Junho eu mudei o foco para o TRE, pois realmente era o concurso que eu sempre quis. Nesse período fiz apenas um concurso como teste, que foi o do MP/PB, enquanto aguardava o edital, mas não estudei boa parte do conteúdo programático, pois não queria me desviar da minha meta.
Estratégia – Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?
Wesley – Sem contar as experiências anteriores, estudei a partir de Janeiro de 2015, mas especificamente para o TRE/PB, desde Junho, quando realmente deixei de lado o concurso do INSS e foquei nele. Contudo o preparo que fiz anteriormente voltado para o INSS me ajudou muito, pois cerca de 70% do conteúdo desse concurso também é abordado nos concursos de tribunais.
Quando o edital foi publicado já tinha estudado quase todo o conteúdo, me dedicando praticamente a revisar as matérias.
Estratégia – Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Wesley – Assisti algumas vídeo-aulas de outros cursos e do Estratégia. Gosto bastante de estudar por PDFs e por isso o curso do Estratégia foi fundamental para minha preparação, pois usei o material específico do concurso de “cabo a rabo”. O material é muito organizado, direto e didático. Os professores sabem o que é necessário para a sua prova e você acaba economizando tempo e esforço estudando apenas aquilo que é necessário.
Todos os materiais são muito bons, mas gostaria de destacar em especial as aulas da professora Nádia Caroline e Ricardo Vale e do professor Ricardo Torques.
Além disso, resolvi muitas questões nos PDFs e em sites, foram cerca de 5 mil questões resolvidas durante o período pós-edital.
Estratégia – Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wesley – Sempre gostei de PDFs e antes usava o material de uma concorrente, mas quando conheci o material do Estratégia através da internet fiquei admirado com a organização e didática, e ainda por cima com o bônus de ter vídeo-aulas para complementar e esclarecer as dúvidas.
Estratégia – Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releituras da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Wesley – Graças a Deus sempre tive uma boa memória. Estudava duas matérias por dia, em uma média de 6h diárias. Sempre apostei muito na leitura dos PDFs, seguido da confecção de um resumo próprio para revisar e consultar, mas PRINCIPALMENTE muitas questões, pois essas ajudam a revisar, fixar o conteúdo, conhecer a banca e ainda mensurar o seu desenvolvimento.
Estratégia – Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Wesley – Das matérias que foram contempladas no edital a que mais tinha dificuldade era Informática, mais pelo fato de ser uma matéria muito imprevisível e extensa. Outra matéria que deu certo trabalho para assimilar foi o Regimento Interno pelo fato de ser muito “decoreba” e com uma linguagem muito processual, na qual tenho certa dificuldade.
Estratégia – A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc ?
Wesley – Nas últimas três semanas foquei mais nos exercícios de todas as matérias e releitura das matérias que considerava ponto chave para a banca como, por exemplo: Licitações, Atos administrativos, Poder judiciário, Organização da justiça eleitoral e etc.
Estratégia – Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Wesley – Eu aconselho a pessoa desacelerar um pouco e focar mais naquilo que cai com bastante frequência. Esse período é muito bom para decorar aqueles prazos que sempre caem e para reforçar aquele assunto que você sempre erra muito.
Estratégia – Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS
Wesley – Um dos maiores erros da minha preparação foi não seguir um cronograma à risca, sempre fui péssimo com esse tipo de organização.
O meu maior acerto foi ter apostado muito nas resoluções de questões, “planilhando” e mensurando os acertos por cada tópico da matéria. Dessa forma eu pude perceber os assuntos que mais tinha dificuldade e revisa-los com mais atenção. Dessa forma também pude acompanhar minha evolução e me cobrar cada vez mais.
Estratégia – O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Wesley – Sem dúvidas foi manter a motivação e o foco. Dedicar-se totalmente aos estudos parece ser mais fácil, no entanto você traz para si uma cobrança muito grande de ser aprovado e o quanto antes. Nesse período minha maior motivação foi mudar de vida, o meu pai e provar para aqueles que achavam loucura da minha parte que eles estavam errados.
Estratégia – Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wesley – Aconselho que continuem na jornada, por mais obstáculos que ela tenha. A vida de concurseiro é complicada, solitária e cheia de incertezas, mas se a pessoa for persistente e resiliente conseguirá alcançar a sua meta. Se isso for realmente o que você quer, não desista jamais. Eu estou sendo um exemplo prático de que a persistência e o foco acabam vencendo.
FOCO NA META e vá ATÉ O FIM em busca de seus sonhos!
Outras entrevistas em:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/
Assessoria de Comunicação