Notícia

ENTREVISTA: Tiago Batista – Aprovado no Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil

“O Exame pode ser difícil, mas nada é impossível. Trabalhe a inteligência emocional, a resiliência, crie objetivos, metas, deseje vencer e nunca desista”

Confira nossa entrevista com Tiago Batista, aprovado no Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Quando concluiu sua graduação?

Tiago Batista: Tenho 37 anos, casado há 18 e tenho um filho de 14 anos. Sou carioca, concluí a minha graduação de Ciências Contábeis no segundo semestre de 2018 e passei no Exame de Suficiência no primeiro Semestre de 2018. Atualmente sou concursado em Empresa Pública de Economia Mista há 13 anos no cargo de técnico de nível médio.

Estratégia: Por que decidiu fazer o Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil? Já trabalha com perícia?

Tiago: O Perito Contábil tem de ser um profissional altamente qualificado e a aprovação neste exame é, sem dúvidas, um diferencial no currículo, eleva a carreira Contábil à outro patamar, além de ser um trabalho secundário que pode ser conciliado com outros. Sempre gostei da Perícia Contábil, já entrei na faculdade focando esta meta. Sabe aquela matéria que te faz gostar do curso? Como possuo outra formação técnica na qual eu trabalho atualmente, estou aos poucos migrando para esta área que eu sempre quis trabalhar. Ainda não atuo na Perícia Contábil, mas espero em breve fazê-lo.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame, você trabalhava e estudava para o Exame (como conciliava?) ou se dedicava inteiramente aos estudos? Durante quanto tempo se preparou?

Tiago: Realmente sou a prova viva de que é possível conquistarmos nossos objetivos, por mais difíceis que possam parecer. Eu trabalho desde os 18 anos, mas sempre busquei estudar de forma conciliada.

A minha história com a Contabilidade começou desde o ensino médio, eu acabei iniciando o curso de Técnico de Contabilidade, mas como estudava em três horários, tive que trancá-lo pois comecei a estagiar em outra área que achei mais promissora.

Passei no vestibular para Química na UENF, em 2009, mas desisti do curso por questões pessoais. Em 2012 comecei a fazer Metalurgia no IFES, mas tive que interromper os estudos por conta de mudança no trabalho. Em 2015 retornei para o Rio e a primeira coisa que fiz foi começar a Ciências Contábeis, já com o foco na Perícia Contábil e Auditoria, traçando metas de curto, médio e longo prazo.

É impossível para um homem que trabalha em escala, casado e com filhos estudar em período integral, ainda mais fazendo Pós-Graduação. Eu estudei nas minhas folgas, em média quatro a seis horas por dia, durante cinco ou seis dias da semana desde o início deste ano de 2019.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil?

Tiago: Sim, foi a primeira fez que prestei o exame.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?

Tiago: A aprovação é a consagração de um trabalho que, às vezes, leva meses ou até anos, mas a sensação é ímpar e a melhor das melhores. É uma mistura de alívio, emoção, conquista, reflexão. Percebemos que somos capazes de conquistar àquilo que desejarmos, à medida que nos dedicamos.

Estratégia: Muitos consideram o Exame muito difícil e, apesar de recente, a taxa de reprovações tem sido consideravelmente alta. O que você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Tiago: O exame é bem complexo mesmo. Avaliei as últimas duas provas para ter uma noção da dificuldade. Em comparação com as demais, achei a prova objetiva deste ano mais difícil, caiu muita literalidade do Código de Processo Civil (CPC), Normas Internas (NBC’s) e demais tópicos de Contabilidade. Como estou estudando para concursos, continuei na minha rotina normal de estudos, apenas focando mais nos Pronunciamentos Contábeis, os famosos CPC’s (que são quase 50) e algumas revisões de matemática financeira que poderia ajudar nas discursivas (e ajudou).  

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Livros, cursos em PDF, videoaulas? Qual método mais se adequou?

Tiago: Normalmente eu prefiro ler e ouvir, até pela facilidade de levar o material digitalizado no celular para qualquer lugar, mas quando tenho alguma dúvida assisto as videoaulas para clarear.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Tiago: Conheci o Estratégia Concursos através da minha irmã, em 2018. Até o momento sempre havia estudado sozinho, não acreditava nesses cursos preparatórios. Porém, quando avaliei o material, vi que tinham assuntos que nem sequer tinha conhecimento, mas seriam essenciais para uma possível aprovação.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Tiago: Mais um ponto para o Estratégia. Não basta ter um material de boa qualidade, mas é necessário saber como utilizá-lo. O curso disponibiliza uma série de arquivos que nos auxiliam em como obter um bom desempenho e planejar de forma eficiente os estudos.

Na revisão de alto desempenho, aprendemos que temos de exercitar a nossa memória de longo prazo, para isso devemos fazer resumos periódicos, leitura e releitura de conteúdos e praticar os exercícios para fixá-los.

Montei um plano de estudos para a minha folga, pois como trabalho em escala, estudo somente nas minhas folgas de forma quase que integral, geralmente umas seis horas por dia e uns cinco dias por semana.

Estratégia: Qual área/assunto você teve mais dificuldade? Como você fez para superar essa dificuldade?

Tiago: Acho que assuntos relacionados a disciplina de Direito geralmente são um pouco distantes do cotidiano do Contador. São utilizadas terminologias bastante específicas da área e estuda-las é de grande valia. Na execução de sua função, o Perito, precisa conhecer a sua responsabilidade e seu limite de competência dentro das esferas civis e criminais. Estudar o Código de Processo Civil é fundamental (foram mais de quatro questões nesta prova).

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Tiago: Geralmente eu foco nos resumos gerais das matérias e muitos exercícios, pois acredito que estudar matérias específicas muito próximo da prova pode atrapalhar o raciocínio nas demais.

Tudo em demasia é prejudicial, até o estudo. Não adianta deixar tudo para última hora. Recomendo ainda a prática alguma atividade física, isso alivia a ansiedade. Menta sã, corpo são. Eu prefiro manter um ritmo contínuo de estudos, pois creio que os resultados virão naturalmente como consequência. Claro que vale a pena algumas horas a mais de estudos na reta final, mas precisamos nos conectar com a família e pessoas ao nosso redor.

Estratégia: Como foi sua preparação para a parte dissertativa da prova?

Tiago: Não sei se por coincidência ou destino, mas em uma revisão de Contabilidade Geral, o professor do Estratégia fez uma explicação aprofundada sobre o conceito de provisão x passivo contingente e que de fato foi uma das questões discursivas.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Tiago: O pessimismo. Pensar de forma negativa, deixando-se levar pela opinião alheia, sem dúvida é algo que traz desestímulo e afeta a nossa trajetória até o sucesso. O meu maior acerto foi voltar aos estudos, acreditar em mim mesmo, criar metas e cumpri-las.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Tiago: Sem dúvida conciliar os estudos com trabalho, com a faculdade e a família. Primeiramente agradecer a Deus, por ter chegado até aqui, sem ele seria impossível, a minha esposa e meu filho, ambos sempre me apoiaram em continuar os estudos e o sucesso tem que ser dividido com eles.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia para quem deseja fazer o Exame de Qualificação Técnica para Perícia Contábil? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Tiago: O Exame pode ser difícil, mas nada é impossível. Trabalhe a inteligência emocional, a resiliência, crie objetivos, metas, deseje vencer e nunca desista.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Um abraço,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu também passei!!! De primeira no exame de suficiência, e no exame de qualificação técnica para perícia!!! Ambos estudei com o estratégia!!!! Sempre indico para aqueles que buscam material de qualidade!
    Tatiane em 11/12/19 às 19:17
  • Parabéns Tiago !! O Esforço sempre vale a pena
    virginia em 10/12/19 às 18:47