Nesta sexta-feira (26) o secretário de Planejamento e Gestão de Alagoas (SEPLAG), Fabrício Marques, em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos, falou sobre os principais certames do Estado previstos para os próximos meses. Confira todos os detalhes neste artigo!
Assista abaixo a entrevista na íntegra!
Primeiras informações passadas – entrevista secretário de Alagoas
Para concursos já existe recurso reservado na folha de pagamento, o estado está enquadrado em todos os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Conjunto de concursos com 6.500 vagas.
Terminar os concursos até novembro, para ter chance das nomeações ocorrerem a partir de dezembro ou janeiro, em último caso.
A realização dos novos concursos tem como objetivo dar continuidade a transformação de melhorias no estado: área da educação (3 mil professores), saúde (1,2 profissionais), segurança pública (mais de 1,2 servidores – policiais e bombeiros).
Estão sendo organizados/em planejamento 10 concursos simultâneos. A previsão é que o primeiro tenha o edital publicado em abril, no máximo em maio.
Os processos referente a organização dos concursos estão tramitando e o aval da contratação da empresa depende da Procuradoria Geral do Estado.
O Cebraspe realizou todos os concursos nos últimos anos. Então, se for possível a contratação da mesma, será muito viável. Porém, nada está oficializado.
Concurso área segurança pública
Editais da PM e CBM devem ser os primeiros a sair.
Na sequência, a intenção é dar andamento para toda a área de segurança pública: Agente da Polícia Civil, Agente Escrivão, Perícia Oficial do Estado. Após algumas mudanças legais, a intenção é lançar edital para Delegado.
Para áreas militares, concurso da polícia apenas para Soldado Combatente (1.000) e Oficial (150). Concurso Bombeiros serão 150 Soldado e 20 para Oficial.
A expectativa é que os candidatos consigam realizar os dois concursos, caso queiram. A intenção é aplicar as provas em dias diferentes, mas no mesmo final de semana.
O trabalho é que todos os concursos aconteçam esse ano.
Concursos Saúde
Concursos Saúde: 1.200 vagas para diversas carreiras, mas ainda estão estudando a distribuição.
PGE AL
Edital é um pouco mais complexo, por conta das etapas de avaliações. Esse dá um pouco mais de trabalho, mas a previsão é que o documento seja publicado até junho, no máximo na primeira semana de julho.
Autorizadas 15 vagas.
Educação – SEDUC AL
É complexo por conta da distribuição das cidades, perfis. O fechamento da banca está próximo.
Já estão trabalhando na minuta do edital. Falta apenas algumas definições.
Pode ser o 6º ou 7º edital a ser lançado.
O secretário espera que nas próximas duas ou três semanas o processo já tenha sido definido. Além do Cebraspe, outras empresas são estudadas.
Sefaz AL
Cronograma se mantém. Edital em julho, similar ao anterior.
Intenção é realizar concursos a cada dois anos, pois é uma área que se renova muito. Por isso é necessário sempre trazer uma nova geração de servidores.
Outros concursos
Vai ter concurso da polícia penal, agente penitenciário. Perícia oficial é interessante os candidatos já estudarem.
Considerações finais – entrevista secretário de Alagoas
Os concursos estão sendo planejados para acontecer mesmo na pandemia, mas com toda a segurança necessária.
Editais lançados no final de abril/começo de maio. Provas em agosto.