ENTREVISTA: Ravana Rodrigues Guimarães – Aprovada em primeiro lugar no concurso da UFMA no cargo de Técnico Administrativo em Educação – Assistente Social
"As pessoas irão tentar desanimar você chamando de louco,dizer que você esta perdendo seu tempo! Mas continue, siga em frente o seu futuro depende das decisões que você tomar no presente"
Confira nossa entrevista com Ravana Rodrigues Guimarães, aprovada em primeiro lugar no concurso da UFMA no cargo de Técnico Administrativo em Educação – Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ravana Rodrigues Guimarães: Sou formada em Serviço Social pela Universidade Federal Do Maranhão, colei grau em março de 2015. Nasci em Manaus-AM, mas fui criada em Araguanã–MA desde bem pequena, minha família toda é maranhense. Tenho 25 anos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Ravana: Quando alguém me pergunta algo sobre estudos para concursos sempre começo dizendo o quanto sou imensamente arrependida por não ter me interessado mais cedo, me sinto uma completa idiota pelo tempo que perdi. Logo que formei comecei a trabalhar no Centro de Referência de Assistência Social do meu município compondo a Equipe Volante. Tinha contrato de trabalho temporário e trabalhava durante três dias na semana.
Meu noivo, à época era namorado, sempre me incentivou a estudar para concursos desde a faculdade mais eu nunca dei a mínima, ficada até chateada com a insistência dele sobre o assunto. Ele estudava Direito na UFMA e tava sempre envolvido em meio aos concursos.
O que me levou realmente a estudar foi a dura realidade do dia-a-dia de trabalho e de vida. Como eu não era concursada a sensação de insegurança bateu forte. Assim finalmente no abençoado dia 09/11/2015 iniciei minha aproximação com os estudos e foi a aí que comecei a estudar pensando no INSS.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?
Ravana: Fiz pouquíssimos concursos foram apenas 3 e um seletivo promovido pelo Governo do Maranhão. Fui aprovada em 1º lugar na UFMA para o campus de Grajaú. Fiquei em 4º lugar analista do INSS para GEX – Porto Velho, ampla concorrência, empatei com o 3º. E no seletivo era 75 vagas fiquei em 12º colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Ravana: Foi algo inimaginável! Nunca pensei que conseguiria me sair bem estudando apenas durante 5 meses. Eu sabia que a estrada seria longa então para mim esses concursos seriam apenas um teste. Minha meta era ficar bem colocada mas não pensei que seria aprovada de imediato, pois isso é a exceção.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?
Ravana: Eu tentei iniciar minha preparação aos poucos, pois para mim uma aprovação num concurso federal era algo distante. Como morava no interior a vida social era bem pacata, não tinha muito o que fazer fora do trabalho. Então estudar era a minha distração. No entanto ao menos uma vez ao mês viajava para São Luís para visitar e sair com meu namorado, atualmente noivo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Ravana: À época eu morava somente com minha mãe, mas estávamos sempre na casa dos meus avós,fazíamos as refeições lá, porém com a proximidade das provas passei a dormir com minha avó. Minha mãe é professora trabalhava a tarde e no período da manhã ficava na mercearia ajudando meus avós. Minha família foi muito paciente comigo e sempre me motivou, meu noivo então me apoiou em tudo inclusive me deu muitas dicas valiosas.
Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?
Ravana: Estava iniciando nos concursos não tinha o concurso dos sonhos ainda. Porém no momento o melhor era o concurso do INSS para o cargo de analista pois tinha muitas vagas.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Ravana: A minha intenção inicialmente foi fazer concursos para a minha área, posteriormente poderia tentar outros cargos, pois não há tantas concursos com um número bom de vagas para o cargo de Assistente Social.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?
Ravana: Estudei durante 5 meses,o fato da minha cidade ser muito pacata ajudou a manter o foco. rsrs
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Ravana: Utilizei basicamente o material do Estratégia, PDFs e vídeo aulas. Algumas disciplinas eu lia somente o pdf outras com a qual não tinha proximidade recorria aos dois.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ravana: Eu não fazia ideia da amplitude do mercado de cursos online que existe no país,uma amiga me falou sobre um curso online voltado para serviço social de um concorrente. Eu visitei o Estratégia e gostei bastante pois logo seria disponibilizado material para o concurso que eu queria. Juntei o dinheiro e comprei, esse dinheiro seria usado para tirar carteira de motorista aí na última hora resolvi investir no site.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Ravana: Estudei durante 5 meses, todos os dias da semana. Nos dias de trabalho no CRAS o meu ritmo diminuía pois às vezes tínhamos que ir visitar alguns povoados o que me deixava bastante cansada, então me centrava apenas em resolver questões e revisar conteúdos já vistos. Mas nos outros dias eu costumava dividir as disciplinas, e estudar um conteúdo até conseguir compreender e após isso resolvia questões. Para facilitar imprimi o conteúdo das disciplinas no edital conforme eu avançava nos estudos passava o marca texto. Sempre estudei disciplinas de forma alternadas, dando importância a todas. Outro elemento importante fui o uso de mapas mentais, principalmente na reta final da prova.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ravana: Sim. Inicialmente tive um grande desafio com as disciplinas de direito pois nunca tinha tido contato com os conteúdos, então resolver questões me ajudou muito. Utilizei o site questões de concurso durante todo o processo de preparação.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em e
Ravana: Na reta final comecei a revisar as questões já respondidas anteriormente, utilizar mapas mentais dos conteúdos. Pesquisei na internet o perfil da banca, ou seja, dos conteúdos que a banca costuma cobrar, aí foquei mais neles no sentido da revisão. Imprimi algumas provas e respondi para treinar e controlar melhor o tempo.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Ravana: Fiquei bastante acelerada e no final isso me prejudicou,pois cheguei bastante cansada e acabei demorando mais a entrar no ritmo durante a prova. Acho que senti o peso da responsabilidade, apesar de ser apenas um teste pra mim, mais na hora "H" foi bem difícil segurar a onda. Passei muito mal após a prova!
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ravana: Meus grandes erros, em primeiro lugar foi não ter ouvido meu noivo e começado a estudar mais cedo. E não ter procurado diminuir o ritmo na reta final.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?
Ravana: A minha experiência é bem pequena, mas hoje tenho certeza que estudar de forma organizada e através de bons materiais faz toda a diferença. Nisso o Estratégia e o site questões de concurso foram essenciais para o meu desempenho. Outro ponto importante é o concurseiro fazer uma autoavaliação e saber quais são as suas reais condições de conseguir o que deseja e como traçar esse percurso, isso é bom para se manter focado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Ravana: Foi difícil partir do zero tão próximo da realização de um concurso tão importante para minha área. Mas a minha maior motivação foi ter tomada atitude de mudar de vida e lutar verdadeiramente para que essa mudança ocorresse.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ravana: As pessoas irão tentar desanimar você chamando de louco,dizer que você esta perdendo seu tempo! Mas continue, siga em frente o seu futuro depende das decisões que você tomar no presente.
Outras entrevistas em:
Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos
Assessoria de Comunicação