“Cada dia é um dia: uns dias estamos mais focados, em outros menos. O importante é não parar e estudar o máximo que você conseguir. A aprovação compensa qualquer esforço!”
Confira nossa entrevista com Luana Vicente dos Santos Furlani, aprovada no concurso do Tribunal Regional Federal da 4° região em 6° lugar para Analista Judiciário área Judiciária na região Vale do Itajaí/SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luana Furlani: Tenho 34 anos, nasci no Rio de Janeiro/RJ, mas moro em Itajaí/SC. Minha formação foi em Direito no ano de 2006, sendo que passei na prova da OAB no mesmo ano.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: Já no período da faculdade, comecei a fazer concursos, pois sempre fiz estágios no Fórum, onde gostei muito de trabalhar. Além disso, pelo fato do meu pai ser militar, sempre me incentivou a prestar concursos públicos em razão da estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luana: Sempre trabalhei e estudei. Não é uma jornada fácil, pois o tempo disponível para os estudos acaba ficando bem menor. Mas com planejamento, foco e dedicação é possível passar em concursos mesmo tendo que trabalhar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luana: Em 2004, fiquei em 11º lugar para Técnico Judiciário do TRF4 (não nomeada). Em 2006, 2º lugar para técnico de informações geográficas e estatísticas do IBGE, tendo sido nomeada e ocupado o cargo por 5 anos. No ano de 2011, fui nomeada para escrivã da Polícia Civil de SC (não tomei posse). Nesse mesmo ano, decidi parar de estudar, abri um comércio e só em 2014 voltei para a área dos concursos. Em 2014 passei em 1º lugar para Oficial RM2 da Marinha do Brasil (vaga de Direito para Itajaí/SC), tendo exercido a função de Assessora Jurídica por 4 anos. Em 2016, passei em 1º lugar para o cargo de Analista de Licitações de uma autarquia municipal – SEMASA-Itajaí/SC, tendo tomado posse em 2018, sendo este o cargo que exerço atualmente.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Luana: A sensação é única! É como se uma explosão de alegria acontecesse dentro do seu peito, algo difícil de descrever. A vontade é de sair gritando para o mundo: eu consegui!!!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luana: Como eu comecei a estudar no dia 1° de maio e o edital já foi publicado no dia 27, tive apenas 95 dias para me preparar para o concurso. Então, decidi abdicar de tudo o que não era obrigatório na minha vida nesse período. Ou seja, deixei de ir a festas de família e amigos, para ter o maior tempo possível para estudar. Nesse período, saí apenas algumas noites para jantar e tirei alguns momentos de folga para assistir séries.
Além disso, tirei os 15 dias de férias que eu ainda tinha, justamente para aumentar a carga horária de estudos.
O resultado foi incrível: consegui estudar 508 horas líquidas em 95 dias!
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Luana: Sou casada, mas não tenho filhos. Meu esposo apoiou integralmente a minha escolha, tendo me ajudado bastante com os afazeres domésticos para que sobrasse mais tempo para os meus estudos. Já a família é sempre mais complicado, pois a cobrança existe e é difícil fazê-los entender que é necessário faltar a diversos eventos, como festinhas de aniversário, para alcançar o objetivo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Luana: Durante a minha vida como concurseira fiz diversos concursos, mas sempre para a área de Direito. Quando estudei para o concurso do cargo que exerço atualmente, foquei em procuradorias municipais, mas acabei fazendo todos os concursos municipais que abriam para a região onde moro. Penso que, no meu caso, que não queria sair da região, é mais difícil focar apenas em um concurso, pois a quantidade de concursos previstos é mais baixa.
Para quem tem a disponibilidade de mudança de cidade, acredito que focar em apenas em um concurso é a melhor opção.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Luana: 95 dias: de 1°/5 a 4/8/2019.
Mas já havia estudado em outros períodos. A última vez que eu tinha estudado foi de 2014 a 2016 para o cargo que exerço atualmente.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luana: Estudei por 27 dias sem edital. Como estava há mais de 2 anos sem estudar, demorei umas 2 semanas para pegar o ritmo de estudo. Nesse período, o coaching foi fundamental para me dar a motivação e o foco necessários para aumentar a minha carga horária.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Luana: Para este último concurso, usei somente o material do Estratégia Concursos e estudei por PDF’s.
Antigamente, estudava por vídeo-aulas, mas percebi que a velocidade de estudo por PDF é muito maior e o estudo acaba sendo de mais qualidade, pois há necessidade de estar focada no material.
Acredito que a vantagem das videoaulas é apenas ser mais fácil para entender a matéria. Após o período de compreensão, penso que o PDF é a melhor opção.
Nunca estudei por livros, pois penso que eles são mais indicados para pesquisas, não para estudo para concurso público. A quantidade de matérias é muito grande e não há tempo para aprofundamentos desnecessários. Além disso, muitos concursos cobram jurisprudência atualizada, o que é mais difícil de se conseguir com os livros, já que o período entre uma atualização e outra é maior.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Conheci enquanto estudava para outros concursos, pelo ano de 2015. Até cheguei a comprar um curso, porém não me adaptei com o estudo por PDF, já que estava muito acostumada com as videoaulas. Mas continuei acompanhando o Estratégia nas redes sociais, principalmente no YouTube.
Quando meu irmão decidiu começar a estudar este ano, comprei o plano anual para ele. Só que ele teve que largar os estudos em razão da faculdade. Então, para não perder o dinheiro, decidi aproveitar o material dele e novamente tentar estudar por PDF (pedi autorização ao Estratégia para usar o material dele). Como eu havia pago o coaching para ele e ele havia gostado bastante, decidi contratar o serviço para mim também. O coaching me auxiliou a organizar meu tempo e a focar nas trilhas estratégicas, o que foi de suma importância para a minha aprovação. Digo isso pois, embora eu seja muito determinada e organizada, desanimei um pouco quando o edital foi lançado bem antes do previsto. Nesse momento, precisei de alguém para me dar aquela força a mais, para dizer que eu era capaz e que bastava me dedicar e dar o meu melhor. Foi o que fiz e deu certo!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Luana: Estudei todas as matérias ao mesmo tempo, 2 ou 3 por dia, durante 80 minutos cada, além de 20 minutos de exercícios de cada matéria. Estudei, inclusive, aos sábados e domingos para dar conta de esgotar o edital. Não fazia resumos, apenas grifava o material no computador para fazer as revisões.
Quanto às revisões, fazia apenas aos finais de semana. Dez dias antes da prova, fiquei só revisando tudo o que já havia estudado e continuei fazendo exercícios.
Tudo o que estudei foi pelo material do Estratégia, tanto a parte teórica, quanto os exercícios.
Um ponto importante é que, diariamente, apliquei técnicas de meditação e de visualização do resultado desejado. Acredito muito que a questão psicológica é um dos pilares da aprovação, então cuidei bastante do meu emocional neste período de estudos. Eu me dava recompensas, como bolos, cafés, uma taça de vinho, assistir a um capítulo de uma série etc.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luana: Tinha mais dificuldade em Direito Tributário, então dediquei mais tempo de estudo a essa matéria, principalmente na reta final. Ademais, como eu não tinha muita facilidade em Direito Previdenciário e como era uma das matérias do estudo de caso, foquei também nesta matéria na reta final, inclusive na véspera e no dia da prova.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luana: Tirei férias na semana antes da prova e estudei cerca de 10 horas líquidas por dia, inclusive na véspera da prova.
No dia da prova, acordei bem cedo e estudei até a hora do almoço. Então parei para almoçar, meditei e fui para a prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luana: O ponto principal da prova discursiva é ter conhecimento do conteúdo e de língua portuguesa. Como trabalho com a escrita, tenho facilidade com isso. Mesmo assim, estudei a matéria de discursiva do Estratégia nas duas últimas semanas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luana: Pelo pouco tempo de estudo que tive, penso que meu resultado foi excelente. Se fosse para alguém apostar na minha aprovação tendo apenas 3 meses para estudar, acho que não apostariam… hehe
Mas eu acreditei em mim, acreditei que já tinha uma bagagem e que tinha todas as condições necessárias para fazer um bom estudo, pois tenho um emprego estável, moro num ambiente tranquilo, tenho o apoio do meu esposo, sempre fui muito aplicada nos estudos. Sabia que seria possível.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luana: Como disse antes, quando o edital foi lançado bem antes do prazo esperado, pensei que não teria tempo de estudar todo o material. Nesse momento, cheguei a pensar em desistir. O que me motivou foi o coaching, que conversou comigo naquela semana, mostrando que eu tinha chances, pois já estava com bons resultados nos exercícios em pouco tempo de estudo. A partir daí, engrenei nos estudos.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luana: Trabalhar com o que gosto e ter um salário melhor.
Além disso, sempre imaginava o dia em que seria entrevistada pelo Estratégia!!!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concursos? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: A vida de concurseiro é uma escolha. Se você a fez, tem que ter em mente que a decisão foi sua, ou seja, não adianta cobrar atitude de esposo, namorado, família, amigos… Quem tem que ter clareza e atitude é você, até mesmo porque você é quem colherá os frutos da aprovação. Depois que entendi isso, tudo ficou mais leve. Todos os dias acordava feliz por ter a oportunidade de estudar, por ter um local para estudar, por ter bons materiais… Mentalizava tendo um ótimo dia de estudo e sendo aprovada, até imaginava como seria a comemoração. E cada dia é um dia: uns dias estamos mais focados, em outros menos. O importante é não parar e estudar o máximo que você conseguir. Tem que ter metas diárias sim, mas caso você consiga ultrapassá-las, faça isso, nem que seja 15 minutos. A aprovação compensa qualquer esforço!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
Abraços,
Thaís Mendes
A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi publicada! Os…
O edital do concurso PCDF Administrativo (Polícia Civil do Distrito Federal) foi retificado! A informação consta…
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Já estão abertas as inscrições do concurso público PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe)!…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…
Ver comentários
Parabéns Luana!
A prova de que a bagagem de estudos, o esforço, o controle emocional fazem diferença.
Isso ai... parabéns Luana....
Até que enfim Estratégia vcs publicaram uma entrevista que foge do padrão daqueles que estavam na tranquilidade de estudar o dia todo, sem trabalhar nem se preocupar com outras coisas.....
Para quem trabalha e tem família foi um ótimo desempenho....
Luana, parabéns! Sucesso no novo cargo. Obrigada pelo depoimento, me encorajou a continuar estudando para concurso publico.
Parabéns!
Fiquei até emocionado ao ler esta história incrível de superação e conquista!
Parabéns! Formou na graduação em direito muito nova, apenas 20 anos.