ENTREVISTA: Desmotivado?! Confira essa história de superação!
“Meu nome é Cleiton, tenho 21 anos e moro em Cuiabá. Sou de Campo Verde, interior de MT. Morei a vida inteira em uma comunidade rural, até a faculdade. Sempre acreditei que os estudos seriam a minha única chance de mudar a vida que tinha, pois sou de família humilde e pais analfabetos. Para tanto sempre me dediquei muito aos estudos, desde o 1° ano de escola.
Em 2010, entrando no ensino médio no IFMT, tive dois baques na Família. Dois acidentes em menos de 6 meses. O primeiro perdi meu irmão, no segundo minha mãe. A partir desse momento passei a enfrentar muitos desafios entre a dor da perda, e as necessidades financeiras, muitas vezes ia com fome para a escola. Diante de tal situação, resolvi que seria uma pessoa diferente: iria me dedicar ao máximo aos estudos e mudar de vida. Assim, estudava o dia inteiro, da hora que acordava até a hora que dormia.
Terminando o Ensino Médio, morar em casa estava ficando insustentável, madrasta e tals… daí resolvi sair, me virar, me dediquei um ano exclusivamente ao Enem, resultado, passei em Direito na UFMT (que era o meu sonho). Nesse momento tinha quase 18 anos e já sonhava com concursos Públicos. Daí comecei a me dedicar.
Fui para a capital, sem rumo, morei na Casa de desconhecidos, arrumei emprego… Trabalhava o dia inteiro, faculdade à noite e estudava para concursos em todos os momentos livres, incluindo “busão”, almoço, madrugadas e finais de semana.
No começo tive muita dificuldade, falta de materiais, cansaço, dificuldades para aprender o conteúdo. Às vezes estudava para o concurso e quando ele saía não tinha sequer dinheiro para pagar inscrição. Dois anos e meio nessa luta até que chegou o momento. Saiu o concurso do IFMT e eu já estava intimo do conteúdo do Edital. Entreguei tudo de mim para aquela prova. Dois meses sem vida social, (loucura, mais tava cansado de comer arroz com ovo). Resultado: quase gabaritei a prova e passei em 2º lugar!
Alcancei meu objetivo em maio de 2016. Hoje sou Técnico Administrativo do IFMT e estou começando o 4° ano de Direito e continuo nessa lida, rumo ao meu sonho da Magistratura.
Nada aqui é para me aparecer, mas para mostrar para vocês que realizar sonhos é possível, e que somos muito mais fortes do que imaginamos. Precisamos de Foco, determinação e perseverança. Acima de tudo, alimentar seus sonhos de forma que eles se tornem maiores que os obstáculos, ou que a preguiça. Dificuldades, todos passamos, em maior ou menor quantidade. A diferença está na forma como reagimos as pancadas da vida!
Minhas dicas: Cuidem da Saúde emocional, não sejam sedentários e no meu caso, posso dizer que sempre tive muita fé em Deus, estava constantemente orando, daí acho que o fardo se tornou mais leve, Ele carregou por mim!
Abraços pessoal!
Cleiton Alves”
Outras entrevistas em: