Enem: Provas digitais serão aplicadas a partir de 2020
Exame deverá ser aplicado para 50 mil candidatos
Foi anunciado nesta quarta-feira, 3 de julho, pelo Ministério da Educação que a partir do próximo ano as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, começará a ser aplicado de forma digital em 15 capitais para 50 mil candidatos.
A partir de 2020 os alunos poderão optar por fazer a prova digital. A escolha dos candidatos que farão a prova digital será por ordem de inscrição. Os selecionados farão a prova nos dias 11 e 18 de outubro, já os outros participantes que optarem pela prova escrita farão nos dias 1 e 8 de novembro de 2020.
O plano é que as aplicações da prova digital aumentem ao longo dos anos até que em 2026 não se use mais o papel. Já a taxa de cadastro para as duas modalidades custará o mesmo valor.
De acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a intenção é que as provas sejam agendadas. As notícias foram dadas por Camilo Mussi, diretor do Inep e e pelo Ministro da Educação, Abraham Wreintraub.
Vale lembrar que a prova que será aplicada esse ano seguirá os mesmos moldes das edições anteriores, impressas. A nova medida valerá oficialmente a partir do ano de 2020 como informado anteriormente.
Veja abaixo as capitais que farão a prova digitalizada em 2020
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Goiânia (GO)
- João Pessoa (PB)
- Manaus (AM)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- São Paulo (SP)
Quanto à segurança na aplicação da prova, o ministro garantiu que estará preservada, além de enfatizar que, em muitas países as provas são feitas digitalmente, e que o Brasil, deveria seguir a mesma linha, já que a parte das correções já são informatizadas.