Categorias: Concursos Públicos

ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 4/45

Olá a todos!

Hoje, temos o nosso quarto artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.

Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias. 

Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM-2018.

Boa leitura.

Prof. Adinoél Sebastião

@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / adinoel.sebastiao@gmail.com

PACOTE ENEM-2019


ENEM-2018 – prova amarela – questão 04 – tradução livre

 

Como gerenciar a diversidade linguística na aula?

A aprendizagem de idiomas é uma das demandas

da sociedade na escola: os alunos têm que

finalizar a escolarização com um bom conhecimento,

pelo menos, das três línguas curriculares: catalão,

castelhano (espanhol) e inglês (ou francês, português…).

A metodologia que promove a aprendizagem integrada

de idiomas na escola leva em conta as relações

entre as diferentes línguas: o melhor ensino de uma

língua incide na melhoria de todas as demais. Trata-se

de educar em e para a diversidade linguística e cultural.

Por isso, a V Jornada de Boas Práticas de Gestão

do Multilinguismo, que acontecerá em Barcelona, debaterá

sobre a gestão do multilinguismo na aula. O objetivo

é difundir propostas para a aprendizagem integrada de

idiomas e apresentar experiências práticas de gestão

da diversidade linguística presente nas aulas.


ENEM-2018 – prova amarela – questão 04 – comentários

A questão acima é uma questão de interpretação de texto. Não se cobrou nenhum conteúdo específico de gramática nesta questão.

O enunciado da questão começou informando que na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais (o catalão e o espanhol) e, além dessas, se ensina outras línguas nas escolas. Depois dessa informação inicial, o enunciado continua da seguinte forma: “De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário“.

Pois bem, diante da construção da questão percebemos que devemos completar a segunda parte do enunciado com uma das alternativas apresentadas. Seria mais ou menos uma questão de completar lacuna. Assim:

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário ___________________.

Então, o que devemos fazer é verificar qual alternativa completa o enunciado apresentado para a questão. Vamos testar todas as alternativas.

Alternativa “A”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário ampliar o número de línguas ofertadas para enriquecer o conteúdo.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. Mas não se mencionou a ampliação do número línguas a serem ofertadas.

Alternativa “B”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário divulgar o estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. Porém, não se comentou sobre divulgação do estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes.

Alternativa “C”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário privilegiar o estudo de línguas maternas para valorizar os aspectos regionais.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. No entanto, em nenhum momento o autor falou em privilégio para o estudo de línguas maternas.

Alternativa “D”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário explorar as relações entre as línguas estudadas para promover a diversidade.

A construção acima é a resposta para a questão. O último parágrafo do texto informa que acontecerá em Barcelona a V Jornada de Boas Práticas de Gestão do Multilinguismo. Essa jornada debaterá a gestão do multilinguismo em sala de aula. Informa ainda que o objetivo da jornada é difundir propostas para a aprendizagem integrada de idiomas (explorar as relações entre as línguas estudadas) e apresentar experiências práticas para gestão da diversidade linguística (promover a diversidade).

Alternativa “E”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário debater as práticas sobre multilinguismo para formar melhor os professores de línguas.

A construção acima está errada. Em nenhum no texto se discutiu a formação dos professores.

Resposta: “D”.

 

 

Adinoél Sebastião

Meu nome é ADINOÉL SEBASTIÃO. Sou formado em Ciências Contábeis pela Fundação Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana-PR (FECEA). Sou Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT). Estou lotado em Brasília-DF na Secretaria de Inspeção do Trabalho em Brasília-DF. Fui aprovado no concurso de AFT-2013. Esse concurso, segundo o CESPE, teve 48.035. Fui Analista Tributário da Receita Federal (ATRFB) por mais de 22 anos (1991 a 2013). Sou autor do site "www.adinoel.com" e sou colaborador com traduções livres de Inglês e de Espanhol em alguns sites de concursos. Já atuei como professor e tutor online da ESAF (aulas de informática, palestras, funcionamento do CAC, etc). Elaborei/elaboro aulas de Espanhol, Inglês e Português para concursos. Possuo vários cursos de formação pessoal, entre eles destaco: curso de Espanhol no Instituto Cervantes da Espanha; curso de Inglês nas escolas FISK; curso online "Mejores Prácticas en la Administración Tributaria, Ed. 9", do Instituto de Estudios Fiscales e da Fundación CEDDET da Espanha.

Ver comentários

Posts recentes

Concursos 2025: são mais de 57 mil vagas no PLOA!

Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? sPode parecer cedo para fazer…

9 minutos atrás

Concursos Nordeste: oportunidades ATUALIZADAS para a região

Fique por dentro das novidades dos Concursos Nordeste! Os nove estados que compõem a Região…

5 minutos atrás

Cadernos de questões inéditas para ISS Aparecida de Goiânia

Cadernos de Questões para o concurso ISS Aparecida de Goiânia: resolva questões sobre as disciplinas previstas…

5 minutos atrás

Concursos Conselhos: EDITAIS previstos (ATUALIZADO)

Concursos Conselhos: panorama completo A área de conselhos profissionais é uma das que mais tem…

5 minutos atrás

Concursos Ceará: vagas e editais para 2024!

O estado do Ceará é um dos mais visados pelos candidatos a carreira pública, e…

5 minutos atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso ISS Cuiabá

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso ISS Cuiabá: resolva questões sobre…

8 minutos atrás