Olá novamente queridos enemzeiros. No dia 3 de dezembro tivemos nossa segunda aplicação do ENEM de 2016. A seguir, apresento as questões de Biologia e seus respectivos gabaritos extra-oficiais.
A numeração se refere à prova BRANCA.
Bom estudo!
Prof Daniel Reis
47 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos. O esquema representa um dos ciclos que ocorrem nos ecossistemas.
O esquema apresentado corresponde ao ciclo biogeoquímico do(a)
a) água.
b) fósforo.
c) enxofre.
d) carbono.
e) nitrogênio.
Resolução: Podemos ver, no esquema, o trajeto do carbono pelas cadeias alimentares, integrando as moléculas orgânicas dos seres vivos, sendo liberado pela decomposição desses organismos, e ainda sendo liberado na atmosfera na forma de gás carbônico pelas reações de combustão de compostos orgânicos.
Gabarito oficial: D (carbono)
51 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Uma nova estratégia para o controle da dengue foi apresentada durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro, em 2012. O projeto traz uma abordagem nova e natural para o combate à doença e já está em fase de testes. O objetivo do programa é cessar a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti, a partir da introdução da bactéria Wolbachia – que é naturalmente encontrada em insetos – nas populações locais de mosquitos. Quando essa bactéria é introduzida no A. aegypti, atua como uma “vacina”, estimulando o sistema imunológico e bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto.
Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
Qual o conceito fundamental relacionado a essa estratégia?
a) Clonagem.
b) Mutualismo.
c) Parasitismo.
d) Transgênese.
e) Controle biológico.
Resolução: A ideia de diminuir ou estabilizar as populações de um ser vivo com o uso de outros seres vivos está incluída no conceito de controle biológico. O que ocorre é que a bactéria controla a multiplicação do vírus da dengue no interior dos mosquitos.
Gabarito oficial: E (controle biológico)
54 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.
O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?
a) A célula-ovo sofreu uma alteração genética.
b) As células somáticas da mãe sofreram uma mutação.
c) A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação.
d) As hemácias da mãe que foram transmitidas à criança não eram normais.
e) As células hematopoiéticas sofreram alteração do número de cromossomos.
Resolução: A única forma pela qual a mãe poderia passar uma característica genética (adquirida) para seu filho, é que essa característica estivesse presente no gameta que foi fecundado. Ainda que as células somáticas sofressem uma mutação, isso não seria passado para o filho. Já a célula-ovo apenas surge quando ocorre a fecundação, o que ocorreu após a exposição da mãe aos raios X.
Gabarito oficial: C (A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação)
55 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Chamamos de lixo a grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, como os gerados em residências. O aumento na produção de resíduos sólidos leva à necessidade de se pensar em maneiras adequadas de tratamento. No Brasil, 76% do lixo é disposto em lixões e somente 24% tem como destino um tratamento adequado, considerando os aterros sanitários, as usinas de compostagem ou a incineração.
FADINI, P. S.; FADINI, A. A. A. Lixo: desafios e compromissos.
Química Nova na Escola, maio 2001 (adaptado).
Comparando os tratamentos descritos, as usinas de compostagem apresentam como vantagem serem o destino
a) que gera um produto passível de utilização na agricultura.
b) onde ocorre a eliminação da matéria orgânica presente no lixo.
c) mais barato, pois não implica custos de tratamento nem controle.
d) que possibilita o acesso de catadores, pela disposição do lixo a céu aberto.
e) em que se podem utilizar áreas contaminadas com resíduos de atividades de mineração.
Resolução: A compostagem utiliza a decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos animais e vegetais. Isso gera o chamado composto, que pode ser utilizado na adubação de áreas de plantio, devido à sua riqueza em nutrientes importantes para as plantas.
Gabarito oficial: A (Que gera um produto passível de utilização na agricultura)
57 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.
FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova na Escola, n. 1, 1998 (adaptado).
Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.
Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?
a) Concha de moluscos.
b) Tentáculos de polvo.
c) Sedimento de recife de corais.
d) Coluna vertebral de tartarugas.
e) Endoesqueleto de ouriços-do-mar.
Resolução: Se o enunciado diz que o estrôncio radioativo pode substituir o cálcio nos processos biológicos, é natural que encontremos maior radioatividade nos componentes de seres vivos que possuam cálcio em sua composição e isso só não ocorre nos tentáculos de polvo.
Gabarito oficial: B (Tentáculos de polvo)
60 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) O petróleo é um tipo de combustível fóssil, de origem animal e vegetal, constituído principalmente por hidrocarbonetos. Em desastres de derramamento de petróleo, vários métodos são usados para a limpeza das áreas afetadas. Um deles é a biodegradação por populações naturais de microrganismos que utilizam o petróleo como fonte de nutrientes. O quadro mostra a composição química média das células desses microrganismos.
Elemento | Composição média celular (%) |
Carbono | 50 |
Hidrogênio | 7 |
Nitrogênio | 11 |
Fósforo | 2 |
Outros | 30 |
Para uma efetiva biodegradação, a região afetada deve ser suplementada com
a) nitrogênio e fósforo.
b) hidrogênio e fósforo.
c) carbono e nitrogênio.
d) carbono e hidrogênio.
e) nitrogênio e hidrogênio.
Resolução: Como o petróleo é um hidrocarboneto, ele já é rico em carbono e hidrogênio. Sendo assim, a região deve ser suplementada com os demais elementos, especificamente nitrogênio e fósforo.
Gabarito oficial: A (Nitrogênio e fósforo)
63 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Darwin, em viagem às ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bico com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
a) mutação.
b) adaptação.
c) seleção natural.
d) recombinação gênica.
e) variabilidade genética.
Resolução: Quando dizemos que um ser vivo possui as características adequadas para determinado ambiente, dizemos que ele está adaptado àquele ambiente. Isso é fruto do surgimento de variações em seu material genético (seja por mutações ou por recombinação gênica), que, pelo fenômeno da seleção natural (que ocorre de acordo com as condições ambientais) são perpetuadas nas populações.
Gabarito oficial: B (Adaptação)
66 (ENEM – 2016 2ª Aplicação)
Companheira viajante
Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo, raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adaptada às células eucariontes, considerando-se como escrava – uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução.
McMurray, W. C. The traveler. Trends in Biochemical Sciences, 1994 (adaptado).
A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a)
a) centríolo.
b) lisossomo.
c) mitocôndria.
d) complexo golgiense.
e) retículo endoplasmático liso.
Resolução: A grande dica para a resposta dessa questão é a origem microbiana da organela. Sabemos que as mitocôndrias e os cloroplastos, muito provavelmente, foram incorporados às células eucariontes através da fagocitose de células procariontes, que passaram a atuar no interior das primeiras de maneira endossimbiótica. A fornalha citada no texto refere-se ao processo de respiração celular, que se assemelha a uma reação de combustão liberando gás carbônico e energia na forma de ATP.
Gabarito oficial: C (Mitocôndria.)
71 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras. Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas.
ANUNCIAÇÃO, G. C. F. Disponível em: www.muz.ifsuldeminas.edu.br
Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado)
A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a
a) utilização de agrotóxicos.
b) atividade biológica do solo.
c) necessidade do uso de fertilizantes.
d) decomposição da matéria orgânica.
e) capacidade de armazenamento de água no solo.
Resolução: Muitas leguminosas apresentam nódulos em suas raízes onde bactérias fazem a fixação de nitrogênio. Esse elemento é normalmente utilizado em fertilizantes para suprir a sua falta no solo.
Gabarito oficial: C (Necessidade do uso de fertilizantes.)
74 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.
As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:
a) Raízes escoras e respiratórias.
b) Raízes tabulares e folhas largas.
c) Casca grossa e galhos retorcidos.
d) Raízes aéreas e perpendiculares ao solo.
e) Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.
Resolução: Primeiramente, é necessário identificar o bioma a que se refere o enunciado. A grande dica para isso é a menção ao fogo, que é um elemento recorrente no cerrado. Além disso, também são características desse bioma o solo ácido e rico em alumínio. Agora precisamos analisar as alternativas para identificar que adaptações vegetais estão presentes nas plantas de cerrado: Raízes escoras e respiratórias são encontradas em manguezais, assim como as raízes aéreas. Raízes tabulares e folhas largas são características de árvores de floresta tropical. Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos são encontradas principalmente em plantas da Caatinga. Já a casca grossa é uma proteção contra o fogo e o caule retorcido ocorre em decorrência das constantes queimadas que destroem gemas laterais, fazendo com que os galhos estejam sempre crescendo em diferentes direções.
Gabarito oficial: C (Casca grossa e galhos retorcidos.)
77 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer.
ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium.
Essas crises periódicas ocorrem em razão da
a) lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas.
b) invasão das hemácias por merozoítos com maturação até a forma esquizonte.
c) reprodução assexuada dos esporozoítos no fígado do indivíduo infectado.
d) liberação de merozoítos dos hepatócitos para a corrente sanguínea.
e) formação de gametócitos dentro das hemácias.
Resolução: Os merozoítos são uma das formas apresentadas pelo plasmódio no interior do corpo humano. Essa forma infecta as hemácias e se reproduz no interior delas assexuadamente. A cada ciclo de reprodução, eles rompem as hemácias e são liberados na corrente sanguínea juntamente com substâncias tóxicas que vão causar os episódios de febre característicos da malária.
Gabarito oficial: A (lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas.)
80 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte.
Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados,
a) vacinas.
b) antivirais.
c) fungicidas.
d) vermífugos.
e) antibióticos.
Resolução: Se a doença já está atacando o rebanho, os veterinários não podem aplicar uma medida preventiva como é o caso das vacinas. Uma vez que o agente causador é um se unicelular e procarionte, ou seja, uma bactéria, o medicamento utilizado só pode ser um antibiótico.
Gabarito oficial: E (Antibióticos.)
83 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Suponha que um pesticida lipossolúvel que se acumula no organismo após ser ingerido tenha sido utilizado durante anos na região do Pantanal, ambiente que tem uma de suas cadeias alimentares representadas no esquema:
PLÂNCTON —> PULGA-D’ÁGUA —> LAMBARI —> PIRANHA —> TUIUIÚ
Um pesquisador avaliou a concentração do pesticida nos tecidos de lambaris da região e obteve um resultado de 6,1 partes por milhão (ppm).
Qual será o resultado compatível com a concentração do pesticida (em ppm) nos tecidos dos outros componentes da cadeia alimentar?
Resolução: Como o pesticida se acumula no organismo, podemos esperar que ocorra uma magnificação trófica do mesmo, ou seja, que nos níveis tróficos mais altos encontremos uma maior concentração desse composto. Sabendo que o lambari está situado entre a pulga d´água e a piranha na cadeia alimentar local, vamos esperar que a concentração de pesticida seja menor no plâncton e na pulga d´água e maior na piranha e no tuiuiú, nessa ordem.
Gabarito oficial: C
PLÂNCTON | PULGA D´ÁGUA | PIRANHA | TUIUIÚ |
2,1 | 4,3 | 10,4 | 14,3 |
85 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Um jovem suspeita que não é filho biológico de seus pais, pois descobriu que o seu tipo sanguíneo é O Rh negativo, o de sua mãe é B Rh positivo e de seu pai é A Rh positivo. A condição genotípica que possibilita que ele seja realmente filho biológico de seus pais é que
a) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.
b) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e homozigotos para o fator Rh.
c) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para as duas características.
d) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para o sistema ABO e homozigota para o fator Rh.
e) o pai seja homozigoto para o sistema ABO e heterozigoto para o fator Rh e a mãe homozigota para as duas características.
Resolução: Vamos por partes. Primeiramente, em relação ao sistema ABO, o filho é O (genótipo ii), o pai é B e a mãe é A. Para que o casal tenha tido um filho O, basta que ambos carreguem o alelo i. Assim, o genótipo do pai seria IBi e o da mãe seria IAi, ou seja, heterozigotos. Em relação ao fator Rh o raciocínio é o mesmo. Para que o filho seja Rh negativo, os pais precisam carregar o alelo recessivo. Como ambos são Rh positivo, eles precisam ser obrigatoriamente heterozigotos.
Gabarito oficial: A (o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.)
87 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
a) Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30.
b) Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45.
c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55.
d) Adenina: 50; Timina: 50; Guanina: 50; Citosina: 50.
e) Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45; Citosina: 45.
Resolução: As 20 adeninas vão parear com 20 timinas na fita complementar;
As 25 timinas vão parear com 25 adeninas na fita complementar;
As 30 guaninas vão parear com 30 citosinas na fita complementar; e
As 25 citosinas vão parear com 25 guaninas na fita complementar.
Somando, teremos 20 + 25 adeninas = 45; 20 + 25 timinas = 45; 30 + 25 guaninas = 55, 30 + 25 citosinas = 55.
Gabarito oficial: C (Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55.)
89 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos.
KRETZER, I. F. Terapia antitumoral combinada de derivados do paclitaxel e etoposídeo associados à nanoemulsão lipídica rica em colesterol – LDE. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?
a) Divisão celular.
b) Transporte passivo.
c) Equilíbrio osmótico.
d) Geração de energia.
e) Síntese de proteínas.
Resolução: Os microtúbulos atuam durante a divisão celular formando as fibras do fuso mitótico.
Gabarito oficial: A (Divisão celular.)
CONHEÇA O NOSSO CURSO TOTALMENTE VOLTADO PARA O ENEM 2017! Aulas em PDF, vídeos e fórum de dúvidas de todas as matérias com os melhores professores! Clique aqui para saber mais! VENHA PARA O ESTRATÉGIA ENEM!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…