A eficiência das técnicas de estudo – PARTE 4 !
Olá pessoal.
Sem muita conversa, vamos ao que interessa. Chegamos às técnicas consideradas de utilidade moderada.
Optarei, essa semana, por abordar 3 técnicas de uma vez e, assim, deixarei as últimas duas (de alta utilidade) para a próxima semana.
Técnica n° 6: INTERROGAÇÃO ELABORATIVA.
Utilidade: Moderada.
Essa técnica consiste na elaboração de perguntas, pelo próprio leitor, de forma a buscar um maior entendimento do assunto que está sendo lido. Recomendo isso aos meus alunos do coaching, pois essa técnica serve para deixar o aluno mais "íntimo" do assunto, na medida em que ele passa a entender os porquês que justificam determinados fatos ou regras. O ponto "fraco" da técnica (que fez com ela fosse classificada como "moderada") está no esforço necessário para que sejam criadas as perguntas adequadas (porque o aluno também não deve criar perguntas para tudo, sendo importante – e suficiente – que ele saiba formular perguntas que sejam úteis para esclarecer aquilo que é relevante para a prova dele).
SUGESTÃO: Procurem usar essa técnica com mais frequência após terem feito as marcações no material, pois elas já servirão como filtro para os tópicos mais relevantes que realmente interessam saber. Não se faça perguntas somente por curiosidade ou para se testar (como "pegadinhas"). O objetivo dessas perguntas é criar um elo racional com as respostas a elas. Ou seja, você tem que criar uma pergunta que te permita chegar a resposta DA FORMA MAIS EFICIENTE POSSÍVEL. Ela tem que servir para te ajudar a entender (e lembrar) o que foi lido e não para gerar mais dúvidas e fazer com que você pesquise mais e mais.
Técnica n° 7: AUTO-EXPLICAÇÃO.
Utilidade: Moderada.
Essa técnica consiste em entender o assunto e explicá-lo para si próprio. Foi verificado que ela é efetiva quando utilizada DURANTE o estudo e não APÓS. Isso faz sentido, pois enquanto você está estudando, está absorvendo em tempo real as informações e aprendendo o assunto. Nesse momento é bom que você explique a si mesmo, com as próprias palavras, o que está sendo lido.
SUGESTÃO: Essa técnica "casa" bem com a anterior (interrogação elaborativa). Vá criando perguntas, respondendo e explicando (para si mesmo) o assunto com palavras que lhe são familiares.
Não basta repetir em voz alta o que foi lido. Você precisa, realmente, buscar o entendimento do que está sendo lido.
Aos que tem aquelas pequenas lousas em casa, aproveitem e dêem uma aula a si mesmo. Imaginem-se como os próprios professores. Façam disso uma experiência agradável. Mas não inventem muito, pois o tempo é sagrado para o concurseiro.
Técnica n° 8: ESTUDO INTERCALADO.
Utilidade: Moderada.
Esta técnica consiste em estudar diferentes assuntos, de forma intercalada, numa mesmo sessão de estudos. Nós, do coaching do Estratégia, trabalhamos sempre com essa técnica (e a aliamos com a prática distribuída, que será vista semana que vem). A pesquisa mostrou que ela é muito efetiva e apresenta ganhos maiores de aprendizado quando envolve ciências exatas. Além disso, foi verificado que essa técnica permite que o aluno estude por mais tempo, já que com a alternância de disciplinas, é mais fácil para ele manter a concentração nos estudos. E essa técnica, também, evita que o aluno fique "enjoado" de estudar uma dada disciplina.
SUGESTÃO: Procure, sempre que possível, intercalar um dos "direitos" com alguma disciplina de exatas. Além disso, é recomendável que você não estude mais que 2h por dia da mesma disciplina, para não correr o risco de cansar ou "travar". Procure trabalhar com algo factível que não seja exaustivo.
É isso por hoje, galera ! Espero que sigam acompanhando os artigos, pois semana que vem vamos tratar das duas técnicas de estudos mais relevantes, consideradas como de alta utilidade.
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Abraço a todos e boa semana !