Artigo

A eficiência das técnicas de estudo – PARTE 3

Tudo bem, pessoal ?

Seguindo com as análises das 10 principais técnicas de estudo, vamos à quarta e quinta técnicas. 

Técnica n° 4: VISUALIZAÇÕES (Mapas Mentais)


 

Utilidade: baixa.

Os mapas mentais consistem em "esquemas" ou desenhos em que se associam palavras-chave para ajudar o concurseiro a se lembrar do assunto estudado. O método foi avaliado de duas formas: uma apenas imaginando as imagens, conforme o texto fosse lido. Ela se mostrou ineficiente para longos textos, só funcionando para memorizar algumas frases mais curtas. A outra forma, foi através do desenho das imagens mentais (os mapas mentais que fazemos no papel) e, curiosamente, também não apresentou benefícios para o aprendizado. Além disso, limitou a criatividade, já que nem tudo o que foi imaginado acabou sendo possível de ser reproduzido no papel. 
 

SUGESTÃO: Os cientistas, na verdade, classificaram esse método (ao menos na forma de mapa mental) como de baixa eficiência, pois não foi possível determinar em quais situações ele é, de fato, eficiente. Então você poderia perder seu tempo fazendo algo que não serviria de nada.
Se fizer uso dos mapas mentais, procure fazê-lo de forma eficiente. Leia sobre como preparar um mapa mental. Não saiam fazendo no "feeling", pois não vai dar certo. É melhor adotar outro método (particularmente eu prefiro mesmo outros métodos aos mapas mentais, pois você acaba perdendo um tempo considerável para criar um que seja bom).

 

Técnica n° 5: RESUMOS.


Utilidade: baixa.

Os resumos foram tidos como de baixa utilidade, pois se mostraram úteis para provas discursivas, mas não para objetivas. Além disso, há a possibilidade de o aluno não interpretar corretamente o que foi lido e não ser capaz de identificar os principais pontos do assunto, o que faria com que ele, apenas, reescrevesse o texto original, sem ter entendido o seu significado. Além disso, o tempo gasto para escrever um resumo é considerável. 
 

SUGESTÃO: Os cientistas consideraram que o resumo pode ser útil para quem já é hábil em prepará-los e possui um conhecimento sobre o assunto (para saber o que é, ou não, importante para constar do resumo). Conselho meu: PREFIRAM AS MARCAÇÕES AOS RESUMOS. Vocês gastam menos tempo para fazê-las e têm mais facilidade para alterá-las.

 

Valeu pessoal. Por hoje é isso aí. Não deixem de se inscrever no meu canal do YouTube para que possam acompanhar dicas de estudos importantes na preparação rumo à sonhada aprovação.

Abraço !

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Veja os comentários
  • Até agora, parece que todas as técnicas possuem baixa utilidade. Há salvação?
    Dickson Ramon em 24/03/17 às 15:37
    • Dickson, não sei se vc leu todos os artigos sobre o assunto, mas essa análise feita pela APS considerou cada uma das técnicas de forma isolada. Isso faz toda a diferença. Se vc apenas marcar o material, de fato, não ajuda muito, se vc não combinar esta com uma outra técnica de maior utilidade. Por isso que dou as sugestões ao final, a fim de auxiliar o aluno a obter a máxima eficiência da técnica. Mas essa semana veremos 3 técnicas de utilidade moderada e na próxima, as duas que foram consideradas de alta utilidade.  Siga acompanhando os artigos.  Abraço !
      Rafael Rocha "Caverna" em 24/03/17 às 22:43
  • Até agora vi que todas as utilidades apresentadas até agora sáo consideradas Baixas. Mas o que tem que se levar em conta também é a caracteristica de cada indivíduo. Eu consigo aprender escrevendo com mais facilidade do que qualquer outro meio. Acho que todos devem saber de todos os meios e adequá-los a sua Cognição Pessoal, levando também em consideração obviameNte sua experiência pessoal, a carga horária e quantidade de disciplinas e o seu tempo de estudos para o Concurso Almejado. O Aprendizado é muito Personalizado.
    ARNALDO BLUM em 22/03/17 às 11:51
    • Fala Arnaldo, boa noite. Como respondi ao Dickson, é importante lembrar que essa análise feita pela APS considerou cada uma das técnicas de forma isolada. Isso faz toda a diferença. Se vc apenas marcar o material, de fato, não ajuda muito, se vc não combinar esta com uma outra técnica de maior utilidade. Por isso que dou as sugestões ao final, a fim de auxiliar o aluno a obter a máxima eficiência da técnica. Independente da cognição pessoal, é fundamental que se apliquem técnicas (que servem para os que aprendem "vendo", "ouvindo" e "escrevendo") que possibilitem o aluno a reter ao máximo as informações. Aprender é fundamental, mas tão importante quanto é ter as informações releventes disponíveis na sua cabeça sempre que você precisar. E apenas o aprendizado não assegura a retenção da informação por período indefinido.  Essa semana eu apresentarei 3 técnicas de utilidade moderada e na próxima, as duas que foram consideradas de alta utilidade (ambas aplicadas por nós, do coaching do Estratégia).  Bons estudos ! Abraço
      Rafael Rocha "Caverna" em 24/03/17 às 22:49