Estão encerradas as inscrições do edital do concurso PM PB. Todo o processo de candidatura pôde ser realizado até 08 de setembro de 2021, no site da banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao custo de R$ 100,00.
A Polícia Militar da Paraíba oferece 30 vagas de nível superior para o cargo de Oficial. As oportunidades se distribuem entre os sexos masculino e feminino, com salário inicial de R$ 7.791,20, após o curso de formação.
A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso. Acompanhe abaixo e não perca nenhum detalhe!
Inscrições: 02 de agosto a 08 de setembro [prorrogadas]
Isenção da taxa: 02 a 04 de agosto
Último dia para pagamento: 09 de setembro
Prova: 31 de outubro
CARGOS | VAGAS |
---|---|
CFO PM 2022 (sexo feminino) | 05 |
CFO PM 2022 (sexo masculino) | 25 |
O ingresso no Curso de Formação de Oficiais PM dar-se-á na graduação de Cadete do CFO PM, que integra o contingente de praças especiais, e ao terminá-lo com aproveitamento, o concluinte será declarado Aspirante-a-Oficial PM.
Após submissão de um estágio probatório de, no mínimo, seis meses e preenchendo os requisitos legais previstos na Lei e Regulamento de Promoções de Oficiais (Lei N.º 3.908, de 14 de julho de 1977 e Decreto N.º 7.507, de 03 de fevereiro de 1978, respectivamente), será promovido ao Posto de 2º Tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado da Paraíba (QOC).
O Cadete do CFO PM classificado no 1º lugar no curso será promovido ao posto de 2º Tenente PM na data de declaração do aspirantado, independente do estágio probatório. Atendendo às exigências legais previstas na Lei e Regulamento de Promoções de Oficiais e existindo vagas, poderá atingir o Posto de Coronel QOC PM.
Grau hierárquico e remuneração:
O concurso será composto pelas etapas de Provas Objetivas, Exame Psicológico, Exames de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Social, Pré-Matrícula e Curso de Formação. Confira abaixo os detalhes!
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada preferencialmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no estado da Paraíba/PB, na data provável de 31 de outubro de 2021.
A etapa será composta por 80 (oitenta) questões do tipo múltipla escolha, cada uma valendo 1 (um) ponto e todas
as questões terão 5 (cinco) alternativas.
Conhecimentos gerais:
Conhecimentos jurídicos:
Conhecimentos de administração:
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) obtiver maior número de acertos em Conhecimentos Jurídicos;
b) obtiver maior número de acertos em Conhecimentos de Administração;
c) obtiver maior número de acertos em Conhecimentos Gerais;
d) tiver exercido a função de jurado, nos termos do Art. 440 do Código de Processo Penal.
e) for o candidato mais velho (no caso de ainda persistir o empate).
O Exame Psicológico tem por objetivo avaliar as características da personalidade dos candidatos e sua compatibilidade com as aptidões inerentes ao exercício do cargo de Oficial da Polícia Militar, através de testes objetivos, específicos e padronizados, para atender aos parâmetros exigidos pela instituição.
A etapa será aplicada por profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia ou clínica especializada com profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia, com experiência comprovada na área de testes psicológicos, selecionados e contratados para esse fim, de acordo com os parâmetros exigidos, e será realizado em local, data e horário a serem definidos.
O Exame de Saúde, de caráter eliminatório, tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde, física e mental do candidato e determinar as condições indispensáveis ao desempenho da profissão do militar estadual e constará de exames e testes clínicos, bem como de exames laboratoriais.
Somente serão submetidos ao Exame de Saúde, executado por comissão designada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, os candidatos “INDICADOS” no Exame Psicológico.
O Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório, tem por objetivo avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga física do candidato, visando a selecionar aqueles que apresentem as condições necessárias para o desempenho mínimo inicial para o cargo regulamentado por este Edital.
A Avaliação Social será aplicada somente para os candidatos matriculados no curso. Sendo assim, após a aprovação nas quatro primeiras fases do certame (Exame Intelectual, Exame Psicológico, Exame de Saúde e Exame de Aptidão Física), os candidatos classificados dentro do número de vagas estabelecidas no presente Edital serão incluídos na Corporação e matriculados no Curso de Formação de Oficiais.
Além dos Exames Complementares (Exames Psicológico, de Saúde e de Aptidão Física) a PMPB procederá uma Avaliação Social do candidato, de caráter eliminatório, tendo por pressuposto a averiguação da idoneidade moral e da conduta pregressa do candidato, que constará de pesquisa da conduta pessoal do candidato, com base em documentos oficiais e em informações presentes em formulário peculiar, preenchido pelo próprio candidato.
O período e o local da pré-matrícula serão estabelecidos pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, através de Portaria que será publicada no Diário Oficial do Estado, bem como no site da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
Na etapa, os candidatos deverão apresentar/entregar os documentos solicitados para a investidura no cargo e efetivação da matrícula.
O curso funcionará no Centro de Educação da Policia Militar do Estado da Paraíba – Academia de Policia Militar do Cabo Branco – no seguinte endereço, Rua Dr. Francisco de Assis Veloso s/nº, Mangabeira VII, nesta capital e terá duração de 03 (três) anos letivos, em tempo integral, regime de dedicação exclusiva.
O Curso de Formação de Oficiais é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, mediante a Resolução do CEE N.º 234/2001 e tem como objetivo formar oficiais Bacharéis em Segurança Pública.
Concluído com aproveitamento o curso e satisfeitas às exigências legais, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial, segundo a ordem de classificação no curso, podendo ser classificado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, em qualquer unidade.
Oficial Feminino
Oficial masculino
IMPORTANTE: Ao clicar no link acima, vai ser aberta uma janela do Google Drive que tentará carregar a visualização da planilha no seu navegador. Não há necessidade de esperar essa visualização (talvez até nem carregue, já que os arquivos são pesados).
Faça o download clicando na seta para baixo no canto superior direito da janela do Google Drive que vai ser aberta ao clicar nos links acima.
Todos os arquivos foram testados em diferentes computadores e celulares e estão ok. Talvez alguma incompatibilidade (ou mensagem de erro, como “arquivo inválido”) ocorra em virtude do seu próprio computador ou do tamanho dos arquivos que possuem mais conteúdo.
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? sPode parecer cedo para fazer…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
Previstas 200 vagas Anunciado para o início de 2025, entre janeiro e fevereiro, as nomeações…
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul (RS) publicou edital de concurso público com vagas…
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Nos últimos anos, o estado do Espírito Santo tem aberto excelentes oportunidades na carreira pública,…