Categorias: Concursos Públicos

Edital PGE MA: análise completa do certame e dicas de estudo

Edital PGE MA: análise completa do certame e dicas de estudo

O Procurador do Estado (PGE), de acordo com a CF, representa judicialmente o Estado e presta consultoria jurídica aos órgãos da Administração Pública Estadual.

A PGE-MA é o órgão responsável pela defesa do “Estado em Juízo”.

Hoje, dia 27/6, foi divulgado edital PGE MA, que será realizado pela Fundação Carlos Chagas. Embora imprescindível a leitura do edital, a fim de orientá-lo, sintetizamos neste artigo as principais informações referentes ao edital e alguns aspectos relevantes do concurso.

Este pequeno artigo serve para quem já estiver estudando, para adaptar os estudos ao edital e para quem for iniciar os estudos, para que o faça segundo “as regras do jogo”!

CONFIRA NOSSOS CURSOS AQUI

Informações Gerais

Trata-se de concurso destinado ao preenchimento de 30 vagas imediatas, mais eventuais vagas que ocorrerem ao longo dos 2 anos de validade do certame (item 7, XV Das Disposições Finais). Considerando a possibilidade de prorrogação de validade, estar na lista final de aprovados pode significar a nomeação para o cargo de Procurador do Estado de 2ª classe, com remuneração inicial (sem benefícios) de R$ 19.955,40!

Importante destacar, fora os requisitos com os quais já estamos acostumados, o candidato deverá comprovar, no momento da posse, regular inscrição na OAB. Além disso, note que não há exigência de exercício da atividade jurídica prévia! Basta estar aprovado no Exame de Ordem!

Outra informação relevante é a vedação à advocacia privada. O art. 62, inc. III da Lei Orgânica da PGE passou a vedar tal possibilidade. Essa prerrogativa é assegurada aos Procuradores em exercício até dezembro de 2015.

CONFIRA NOSSOS CURSOS AQUI

Inscrições

As inscrições iniciam-se no dia 4/7/2016 e vão até o dia 27/7/2016. O prazo de inscrições é curto e, no ato da inscrição, será cobrada taxa de R$ 300,00!

Fases

O concurso compreende quatro fases: provas objetivas, subjetivas, oral e de títulos.

Prova Objetiva

A prova objetiva está previamente agendada para o dia 4/9/2016, a ser aplicada apenas na cidade de São Luiz/MA. Temos, portanto, 69 dias até a prova preliminar do concurso!

Serão 100 questões, de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, assim distribuídas (em ordem, de acordo com a incidência da matéria na prova).

Em rápida análise podemos afirmar, com segurança, que um estudo mais aprofundado deverá ser efetuados nas disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Civil e Tributário e Financeiro.

Você terá 5 horas para resolver a prova toda. Considerando que você deve reservar 30 minutos para preenchimento do gabarito, você tem, em média, 2 minutos e 40 segundos para cada questão. É fundamental que você tenha condicionamento de prova, o que será alcançado com a resolução de questões anteriores!

Em relação às demais matérias, devemos prezar pela objetividade, com análise pontual da doutrina, legislação e jurisprudência pertinentes e, claro! não deixar de treinar muitas questões anteriores de concurso, especialmente da PGE-MA.

Provas subjetivas, oral e avaliação de títulos

Veremos objetivamente as informações referentes às demais fases do certame, pois o foco, neste momento deve ser a preparação para a prova preliminar!

A prova subjetiva ocorrerá na data prevista de 13/11/2016.

A prova discursiva terá duração de 4 horas e compreenderá a elaboração de 4 questões discursivas, valendo 15 pontos cada, e 1 parecer ou peça processual a ser avaliada com 40 pontos, em um total de 100 pontos.

Para participar da prova objetiva é necessário estar entre os 200 primeiros classificados (se houver 1.500 inscritos) ou entre os 300 (se o número de inscritos ultrapassar 1.500). Vale dizer, o filtro principal deste certame será a primeira fase!

A prova oral, por sua vez, ocorrerá entre 15/2/2017 e 19/2/2017 e será aplicada apenas aos primeiros 90 classificados!

Já a prova de títulos, terá meramente caráter classificatório.

O Estratégia Concursos está lançando os cursos focados no edital, fique atento!

CONFIRA NOSSOS CURSOS AQUI

Acreditamos serem essas as informações centrais do edital. Novamente insistimos: é fundamental a leitura do edital PGE MA! Leia abaixo:

Caso queira, pode baixar o artigo acima AQUI: Concurso PGE-MA: Análise Concurso PGE-MA – Análise do Edital.

Curta nossa página do Facebook AQUI: Estratégia Carreira Jurídica.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui abaixo.

Ricardo Torques

Professor  Coordenador do Estratégia Carreira Jurídica

Ricardo Torques

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Nova Iguaçu RJ: novo edital já tem banca contratada!

No início do ano, a Prefeitura de Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, criou novos…

19 minutos atrás

Concurso TRT 15 (Campinas): FCC é a banca; 28 cargos!

A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…

54 minutos atrás

Concurso Câmara Cabo Santo Agostinho: saiu o resultado final!

Foi divulgado o resultado final do concurso Câmara Cabo Santo Agostinho, no estado de Pernambuco,…

2 horas atrás

CNU: último dia para recursos na etapa de autodeclaração

Atenção, concurseiro! Se seu nome não consta na lista de aprovados na etapa de autodeclaração…

2 horas atrás

Região Centro-Oeste terá quantas vagas no concurso ICMBio?

Região vai abrigar mais das metade das vagas do certame! O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação…

2 horas atrás

Concurso IPRESB tem seu resultado final divulgado!

Com apenas duas etapas de prova, o concurso do Instituto de Previdência Social de Barueri…

3 horas atrás