EBSERH- Recursos Português
Olá, pessoal. Tudo bem? Professor Felipe Luccas aqui na área!
No último domingo, foram aplicadas as provas da EBSERH, marcadas por uma grande quantidade de problemas e erros de português. Entendo que caiba recurso contra 3 questões, pelo menos. Há outras com certos problemas de elaboração, mas vou me ater aqui aos recursos mais realistas e viáveis.
Vou sugerir a fundamentação de maneira objetiva e o candidato então deve redigir seu recurso com suas próprias palavras, não recomendo usarem modelo de recurso, porque redações muito semelhantes ou idênticas são desconsideradas.
A correção detalhada foi feita ontem no youtube, vale a pena conferir para entender os gabaritos.
Essas provas são muito importantes para quem vai prestar o TRE PA.
Enxergo a possibilidade de recurso nas seguintes questões.
A questão traz um problema no último item. “Que” não é pronome relativo, mas sim um PRONOME INTERROGATIVO. Para não deixar nenhuma dúvida, segue um trecho de A Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, com O EXATO MESMO TIPO DE SENTENÇA que foi cobrada na prova:
Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, 39ª Edição, pág. 143
Na frase “Em que (quais) índices se baseia”, temos o “que” com a mesma classificação que em “Em que (qual) livraria compraremos o presente”.
Portanto, a questão deve ser anulada, uma vez que a classificação proposta não é a prevista pela gramática tradicional e não há resposta correta para a questão.
Fizemos a correção no youtube, acompanhe no link abaixo.
https://www.youtube.com/results?search_query=ebserh+estrategia+concursos
Nas provas de nível superior, também houve problemas. Vou tomar como referência a prova de Psicólogo, que foi idêntica à de enfermeiro e outros cargos. Vejamos:
Para responder ao item, entre as opções deveria haver alguma correlação de valor aditivo, como “tanto…quanto”, “tanto…como”, “não só…mas também” etc.
Ocorre que a resposta dada como gabarito propôs uma correlação não prevista nas tradicionais gramáticas normativas: Seja… como.
A correlação alternativa é uma estrutura paralelística, então a norma culta prevê uso de “seja x, seja y”, “quer x, quer y”, “ou X, ou Y”.
Vejam novamente na gramática do consagrado Evanildo Bechara:
Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, 39ª Edição, pág. 574
Dessa forma, deve-se propor a anulação da questão, por não haver resposta correta.
Agora, um recurso que precisa necessariamente ser acatado:
O gabarito oficial traz um erro de concordância:
b) A presença de profissionais da área de psicologia é uma reivindicação e direito dos jovens que, na rede de ensino, tem necessidade de apoio psicológico.
A concordância do verbo “ter” é feita com “jovens”, termo plural, que implica necessariamente a presença do acento diferencial de número:
b) A presença de profissionais da área de psicologia é uma reivindicação e direito dos jovens que, na rede de ensino, TÊM necessidade de apoio psicológico.
Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, 39ª Edição, pág. 455
Portanto, o gabarito deve ser alterado para a letra C, que não traz erro de concordância.
A justificativa dos demais gabaritos está na correção que fizemos ontem:
Espero que tenham ido muito bem. Grande abraço e boa sorte a todos.