DPU- Comentários gabarito – TAE
Olá, alun@s!
Saiu o gabarito da DPU. A prova não estava difícil e o CESPE (CEBRASPE) distribuiu os conteúdos de forma coerente. Duas questões trouxeram novidades, já outras, dependeram da boa interpretação do candidato.
Não podemos esquecer que a Pedagogia é uma ciência humana e, isso vem sendo explorado nas provas do CESPE, que cada vez mais abusa de diversas interpretações para determinados itens. Por esse motivo ressaltamos sempre aos nossos alunos a importância de resolver exercícios. Esse é um dos principais fatores que levam o estudante a conhecer o estilo e o pensamento da banca.
Alguns alunos questionaram algumas questões e por isso, trouxemos a reflexão abaixo:
73- Questão correta! “os meios materiais, tais como as condições do prédio e acervo da biblioteca escolar, influenciam na execução, extensão e profundidade educativa.”
Sabemos que todas estas condições influenciam, sim, na execução, extensão e profundidade educativa. Basta lembrarmo-nos das escolas super equipadas com modernos computadores, laboratórios de ciências e uma enorme biblioteca, se comparadas a algumas escolas em que não chegam tais recursos. Qual traz melhores resultados?
Questão 89 – Essa expressão “pré-conceitual “ foi novidade para os alunos. Sabemos que Piaget divide os estágios de desenvolvimento em 4: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Alguns autores denominaram o período pré-conceitual como um sub-estágio do pré operatório. Por isso, o item está correto:
Período pré-conceitual– “Ocorre um grande progresso no desenvolvimento motor da criança. Os movimentos adquirem maior graça e harmonia; salta, corre, usa os aparelhos do parquinho (balanço, escorregador, gangorra), sobe e desce escadas. É o início do uso de triciclos e outros tipos de veículos similares. Os movimentos finos se tornam mais preciosos, com o uso das duas mãos, coordenado ou dissociados: a criança enfia contas, rosqueia, empilha e encaixa”. Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/os-estagios-do-desenvolvimento-por-piaget/17073/#ixzz3yIzy6km3
Questão 95 – Modelo piramidal (trata-se da formalização, hierarquização, centralização da composição ou organização), ou seja, a estrutura das instituições escolares. A questão está errada porque na rede de tópicos os conteúdos podem ser abertos com tópicos que podem ser organizados de acordo com os interesses dos alunos.
Nosso material atendeu bem a prova e temos certeza que muitos de nossos alunos estarão no dia da posse. Desejamos a todos bons estudos, e fica, mais uma vez, a dica para vocês persistirem e treinarem cada vez mais.
Questões passíveis de recurso:
90 – O CESPE trocou atenção deliberada por atenção arbitrária:
“O desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar. Estes processos psicológicos complexos não podem ser dominados apenas através da aprendizagem inicial.
Vygotsky, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1991.
Até a próxima.
Abraços.