Artigo

Discursiva AFT – Análise – Gestão de Projetos

Olá pessoal! É sempre um prazer revê-los!

Desta vez, venho para analisar a questão discursiva de Gestão de Projetos do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho.

Como esperado, o nosso curso de discursivas cobriu em cheio o referencial teórico do CESPE. Entretanto, o mais bacana foi ver que exercitamos os tópicos pedidos pela banca em nossas redações, descrevendo os grupos de processos do PMBOK e as principais funções e responsabilidades de um Escritório de Projetos, PMO.

Vejamos, abaixo, a questão da banca e uma proposta de solução.

“Após a realização de detalhado diagnóstico acerca das dificuldades na gestão dos projetos desenvolvidos em determinado órgão público, verificou-se que cada unidade funcional desse órgão adotava uma metodologia diferente para a administração de seus projetos (formulação, execução, acompanhamento e avaliação), o que ocasionava diversos problemas de comunicação e integração de informações necessárias para a sustentação do processo decisório e a produção de relatórios gerenciais, concluindo-se que uma das principais razões para as dificuldades enfrentadas consistia na ausência sistemática de uma metodologia de levasse em consideração um grupo de processos básicos de gerenciamento de projetos, bem como na falta de uma estrutura dedicada de apoio aos gerentes de projeto.

 Com base nessa situação, formule uma proposta de gerenciamento de projetos que, embasada nas melhores práticas do PMBOK, possa solucionar os problemas apresentados. Ao elaborar o seu texto, atenda ao que se pede:

  • Mencione a importância e as funções de uma estrutura de gerenciamento (6 pontos)
  • Identifique os grupos de processos de gerenciamento de projetos (7 pontos)
  • Apresente uma descrição sumária da metodologia proposta (7  pontos)

 

Proposta de solução:

O Project Management Body of Knowledge, PMBOK, é um guia reconhecido pelo mercado, que reúne um corpo de conhecimento de boas práticas em gestão de projetos. Como tal, ele pode auxiliar um órgão público que sofre com a ausência de uma estrutura dedicada aos gerentes de projeto desse órgão, bem como fornecer grupos de processos básicos para a gestão de projetos.

Segundo o PMBOK, um Escritório de Projetos (PMO) é uma entidade organizacional que recebe responsabilidades relacionadas ao gerenciamento de projetos sob o seu domínio. O PMO pode funcionar como um centro de expertise, aconselhando, treinando e supervisionando gerentes de projeto, bem como gerenciando recursos compartilhados entre diversos projetos.

Ainda, o referenciado Guia preconiza o gerenciamento de projetos pela aplicação de cinco grupos de processos básicos, a saber: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento. Esses grupos podem ser empregados em um projeto ou fase do projeto.

Portanto, uma solução adequada para este órgão público em dificuldades seria a criação de um Escritório de Projetos dentro do órgão, com a alocação de funcionários dedicados a esse escritório. Desta forma, o PMO poderia treinar os gerentes de projeto, uniformizando a metodologia da organização e melhorando a comunicação interna, além de manter uma estrutura dedicada aos gerentes de projeto.

E então? Fez uma boa redação? Acredito que sim.

Até a próxima, futuros Auditores Fiscais do Trabalho!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.