Olá! =)
Até a publicação da Medida Provisória n.º 664/2014, o Auxílio Reclusão era um benefício que independia de carência. Depois da publicação do referido ato normativo, o dispositivo que afastava o período de carência foi alterado, excluindo o Auxílio Reclusão.
Entretanto, a Medida Provisória (MP) não trouxe nenhum outro novo dispositivo regrando qual seria o período de carência a ser adotado para o benefício previdenciário supracitado.
Afinal, qual o período de carência do Auxílio Reclusão?
Diante do limbo jurídico criado pela MP, vou me apoiar no Art. 80 da Lei n.º 8.213/1991 para defender a tese de que o período de carência do Auxílio Reclusão é de 24 meses, como acontece com a Pensão por Morte, uma vez que a legislação previdenciária prevê essa paridade de condições entre os dois benefícios, como podemos extrair do referido artigo:
Art. 80. O Auxílio Reclusão será devido, NAS MESMAS CONDIÇÕES da Pensão por Morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de Auxílio Doença ou de aposentadoria.
Grande Abraço!
Ali Mohamad Jaha
Edital PMMG com vagas da Saúde tem resultados divulgados! Foram divulgados os resultados da 1ª…
Foram publicados os resultados da 1ª fase, bem como a convocação para a 2ª do…
A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi publicada! Os…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Saiu o novo edital do concurso Caieiras Saúde, no estado de São Paulo, com oferta…