Olá, estrategistas! Nesse artigo, vamos conhecer os percentuais de cobrança de cada matéria e “dissecar” cada disciplina para construirmos nosso direcionamento de estudos para o BNDES e traçar o caminho mais rápido para aprovação.
Vejamos os tópicos abordados:
Simbora!
Recentemente foi publicado o edital do concurso do BNDES. São mais de 700 oportunidades entre vagas imediatas e cadastro de reserva para áreas como administração, engenharia e TI. A seleção será divida em provas objetivas e discursivas, veremos a seguir os detalhes de cada uma.
De acordo com o edital do certame, a prova objetiva será dividida em Conhecimentos Transversais, Português, Inglês e Conhecimentos Específicos. O peso percentual de cada disciplina sobre o total da prova objetiva é exibido abaixo:
Como visto, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Transversais representam quase 80% da prova objetiva!
Inglês, além de representar apenas 7% do total, não exige quantidade mínima de acertos, devendo ser a última matéria na lista de prioridades de estudo.
Português mantém uma importância mediana, pois o conhecimento da disciplina é útil para não perder pontos na prova discursiva e é sempre aproveitável em certames posteriores.
A etapa discursiva “será composta de 5 (cinco) questões: 4 (quatro) questões de Conhecimentos Específicos e 1 (uma) questão de Conhecimentos Transversais, valendo, cada uma, 10 (dez) pontos, totalizando 50,0 (cinquenta) pontos”:
80% da prova objetiva e 100% da prova discursiva estão relacionadas a Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Transversais. É mandatório dominarmos os conceitos cobrados nessas disciplinas para garantirmos a aprovação.
Findando a análise, vejamos um resumo sobre o percentual de cobrança de cada matéria considerando-se a pontuação total da prova (objetiva + discursiva):
Faltando pouco tempo para prova, fica claro qual deve ser o foco do sprint final de revisões e exercícios: Conhecimentos Específicos e Transversais.
Nenhuma novidade, né?!
Conquistar um percentual de acertos de 80% nessas matérias o direciona para uma colocação confortável na prova objetiva e, ainda, contribui para resolução das discursivas.
Agora, analisaremos os temas mais cobrados em concursos de porte semelhante e outros da mesma banca, segregado por disciplina.
Vejamos a estatística de temas mais cobrados em língua portuguesa na seleção para o Banco Central:
Na Receita Federal do Brasil, para o cargo de Auditor, as cobranças foram:
Vemos que a tendência de exigência por assunto é semelhante. Um pouco menos da metade da prova trata de compreensão textual e interpretação de textos, seguidos por cerca de 20% do total distribuídos entre pontuação e sintaxe. Os demais temas têm distribuição homogênea de cerca de 5% para cada um.
Os conteúdos de língua inglesa de maior incidência nos concursos do BACEN foram:
Para a Receita Federal do Brasil, tivemos as seguintes estatísticas:
Em concursos do mesmo nível, a exigência de conhecimentos em língua inglesa é focada quase exclusivamente na interpretação de textos e cognatos. Para o BNDES a matéria representa muito pouco na nota final, então, o foco principal deve ser a resolução de questões.
Os conceitos de Conhecimentos Específicos variam de acordo com a especialidade (e são muitas especialidades), não trataremos desses em nosso artigo.
Para conhecimentos transversais, as matérias são variadas e a forma de cobrança – em um único bloco de questões – não é comumente encontrada em outros certames, inviabilizando a comparação.
Seguindo, vejamos a quantidade de convocados nos últimos concursos realizados, começando pelo mais recente, em 2012:
Agora, do certame cujo edital foi publicado em 2011:
Concluindo, os de 2009:
Nota-se que o histórico de convocações é bastante animador, principalmente para os administradores!
Outro fator importante é que o último concurso teve sua validade expirada em 2015, são quase 10 anos sem nenhuma convocação.
Somando isso ao atual protagonismo do banco em temas como transição energética, financiamento de obras de infraestrutura e apoio à indústria, podemos ter a expectativa de um grande número de convocados para além das vagas inicialmente divulgadas.
Pessoal, vimos nesse direcionamento de estudos para o BNDES que o prognóstico é promissor e as chances de convocação são grandes para os aprovados dentro do cadastro.
Para isso, devemos priorizar nos estudos os temas de Conhecimentos Transversais e Específicos.
Em Português priorize a resolução de questões de interpretação de texto e dê igual importância a temas de ortografia e gramática.
Para Língua Inglesa, interpretação de textos é o suficiente nesse percurso final, visto que é inviável “fechar o edital” para essa matéria e seu peso na nota final é muito pequeno.
Por fim, conheçamos um pouco mais do futuro local de trabalho de nossos leitores:
Sem mais delongas, aos estudos! Até a próxima!
Saudações e aprovações,
Julio Moraes
Comece a estudar agora com quem mais aprova no Brasil!
Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre a Acessibilidade: Removendo Obstáculos e Barreiras na Sociedade através da…
Você que deseja participar do próximo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) já conferiu…
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) divulgou novos detalhes para o concurso do…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) está em fase de escolha…
Na manhã desta terça-feira (3) foi realizada uma sessão pública, transmitida on-line, para o sorteio das…
A Prefeitura Municipal de Itabaianinha, no Sergipe, publicou o novo edital de concurso público com…