Digitação para escrivão da PCMG: a prova prática a partir de 9 de fevereiro e será de caráter eliminatório.
Você está preparado?
A compreensão do edital é fundamental para você entender o que pode e o que não pode fazer no dia da sua prova. Dentre as informações lá indicadas, podemos destacar:
CURSO – DIGITAÇÃO PCMG – ESCRIVÃO
No dia da prova, o candidato precisará chegar com 1 hora de antecedência para realização do sorteio dos textos. Será apresentado um grupo de textos dentre os quais um será sorteado, por um dos candidatos presentes, convocados aleatoriamente, para ser utilizado na avaliação.
ATENÇÃO: se você precisa estar lá uma hora antes do horário da prova para o sorteio, programe-se para que, de fato, chegue com 2 horas de antecedência!
Como os candidatos serão divididos em grupos, para cada grupo haverá um sorteio.
Ao chegar na sala de provas, não terá local marcado, o candidato poderá se sentar onde quiser. Após assinar a lista de presença, não poderá ausentar-se do local de realização
da prova, sem acompanhamento do fiscal, ou consentimento prévio e sob a fiscalização.
É fundamental o candidato estar a par de todas as informações no dia da prova, pois os fiscais estarão proibidos de fornecer orientações.
A prova prática consistirá na digitação de um texto em 5 minutos por meio do programa Writer do LibreOffice 6 ou superior. Este texto terá cerca de 1.700 caracteres.
O candidato terá direito a 5 minutos de aquecimento e reconhecimento do equipamento antes de iniciar a prova. Ao final do prazo acima referido, será dada ordem para parar o aquecimento e os fiscais se certificarão da exclusão de todo o trabalho produzido nesta fase.
Somente após o aquecimento é que o candidato preencherá o formulário para sua identificação e poderá iniciar a prova.
A etapa da prova prática de digitação busca, principalmente, testar a velocidade do candidato ao digitar um texto sem cometer erros.
Após a distribuição do texto a todos os candidatos presentes e garantidas as condições necessárias, o fiscal autorizará o início e marcará o tempo de duração da prova de digitação que será de 5 (cinco) minutos.
Lembre-se que os candidatos somente poderão virar a folha do texto após a autorização do início da prova, então, manusear a folha para fazer algum tipo de dobradura, por exemplo, terá que ser feito nesse tempo.
Não terá aviso de tempo decorrido ou a decorrer durante a execução da prova de digitação, então, você precisa treinar muito e sem acompanhar por cronômetro (no curso do Estratégia, disponibilizamos o som de pessoas digitando por 5 minutos para você se basear).
CURSO – DIGITAÇÃO PCMG – ESCRIVÃO
Ao expirar o tempo de duração da prova, será dada ordem para parar a digitação e os candidatos deverão afastar, imediatamente, as mãos do teclado.
Após o tempo de duração, não será permitido nenhum tipo de inclusão, alteração, edição ou ajuste de qualquer espécie nos trabalhos desenvolvidos.
Diferentemente do que a maioria das pessoas está acostumada, o Word não será o editor, mas sim, o Writer do LibreOffice. Contudo, os programas são muito similares, não há motivos para pânico.
O Writer estará configurado para que não apresente autocorreção, ou seja, será apenas uma tela em branco para digitar.
Você pode baixar gratuitamente o pacote do LibreOffice por meio do site oficial.
Com relação ao teclado, o edital é expresso ao mencionar o tipo ABNT2, que é o padrão no Brasil:
Por outro lado, você precisa ficar atento, pois embora seja o padrão, existem outros tipos de teclado que são diferentes do ABNT2, como o ABNT, o Português (PT) e o Inglês (US).
Também, os teclados de notebook não são recomendados para o treinamento, tanto pelo posicionamento com relação à tela, quanto à disposição das teclas.
Com o fim do tempo de prova, os fiscais recolherão os textos utilizados pelos candidatos na digitação e coordenarão a impressão dos trabalhos, colhendo, nos textos impressos, a assinatura dos respectivos candidatos.
Os textos que você digitou serão impressos e assinados por você e ficarão de posse da banca examinadora, a FUMARC. Como será apenas uma cópia, os candidatos não poderão levar os textos impressos para casa.
Caso o candidato se esqueça ou se negue a assinar o seu texto impresso, será lavrada Ata de Ocorrência, relatando o fato, que será encaminhado à Comissão do Concurso para decidir sobre a eliminação do candidato.
Os textos digitados, impressos e assinados pelos candidatos serão acondicionados em envelope, que será lacrado pela Equipe designada e por 2 candidatos, para então ser encaminhado para correção.
Os candidatos somente serão liberados após a conclusão de todo o processo, devendo permanecer no laboratório ainda que tenham terminado a prova prática antes de expirado o prazo de duração.
Não será permitida comunicação entre os candidatos antes, durante ou após a realização da prova.
Existe a possibilidade de o candidato ter que refazer a prova, mas é exceção. Ocorrerá apenas se houver impedimento por problema de ordem técnica que acarrete prejuízo na realização dos trabalhos.
Na hipótese de reexecução das provas, todos os candidatos se obrigarão a ela, desprezando-se o produto dos trabalhos da primeira execução e passando a valer oficialmente o produto dos trabalhos da segunda.
Será considerado apto na Prova Prática de Digitação o candidato que conseguir 700 (setecentos) toques líquidos (TL) em 5 (cinco) minutos.
Toques Líquidos (TL) são os caracteres executados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos (TB), diminuindo-se os erros cometidos. Já os Toques Brutos (TB) correspondem à totalização do número de toques dados pelo candidato, incluindo vírgulas, espaços, pontos e mudanças de parágrafo.
Os erros, por sua vez, serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se um erro cada uma das seguintes ocorrências:
O candidato que não conseguir 700 (setecentos) toques líquidos (TL) em 5 (cinco) minutos será considerado INAPTO e estará eliminado do concurso.
Se os textos possuem cerca de 1.700 caracteres e, para a aprovação, o candidato precisará digitar corretamente apenas 700 caracteres líquidos, não haverá necessidade de digitar todo o texto dentro dos cinco minutos de prova para ser aprovado.
Se dividirmos 700 caracteres líquidos em 5 minutos, teremos 140 caracteres por minuto.
Uma curiosidade é o fato de o edital do concurso atual ter exigido 100 caracteres a mais do que o da prova anterior, do ano de 2018, com o intuito de elevar o nível de dificuldade!
O candidato terá vista da avaliação da prova prática de digitação, por meio de consulta individual, somente por meio de arquivo digitalizado, no período de recurso a que se refere o item dos recursos, deste edital.
CURSO – DIGITAÇÃO PCMG – ESCRIVÃO
No edital, item 8.8.8, há a seguinte instrução:
“Autorizado o início da prova, os candidatos poderão virar o texto e iniciar imediatamente a digitação, observando a formatação exigida“
Em seguida, no item 8.17, dentre os erros que o candidato pode cometer, consta na alínea i:
Os erros serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se um erro cada uma das seguintes ocorrências: (…) tabulação desigual, falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.
Embora a prova seja de digitação e o tempo curto, apenas cinco minutos, no edital consta que podem aparecer alguns comandos de formatação, principalmente a questão da tabulação.
Por tal motivo, temos uma aula específica de formatação em nosso Curso de Digitação para PCMG. Assim, você poderá identificar alguns dos comandos básicos do Writer/LibreOffice e evitar riscos desnecessários.
O edital deixou claro que alguns itens não poderão estar com você na hora da prova:
Também, o candidato não poderá fazer uso nem portar, mesmo que desligados:
Por fim, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito também está proibida.
Pessoal, acho que foi possível perceber que não é tão simples como parece a prova de digitação para PC-MG, certo?
Além de dominar o edital, o candidato precisará de muito treino, pois serão apenas 5 minutos de prova para digitar 700 caracteres líquidos.
Tenha em mente que, nos meses que antecedem a prova, você precisará:
Mas fique tranquilo, pois como dissemos, temos um curso completo para você tirar de letra mais essa fase.
Assim, espero tê-lo ajudado.
Um abraço.
CURSO – DIGITAÇÃO PCMG – ESCRIVÃO
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…