A diferença entre Aluno e Estudante
Fala, Pessoal!
Hoje vou passar a vocês um dos conceitos mais interessantes que aprendi com o grande mestre Neuropedagogo Pierluigi Piazzi, e que durante os meus estudos me serviu de grande valia. A diferença entre aluno e estudante.
Aluno é quem assiste aula, quem recebe a informação de forma muitas vezes coletiva ,em salas de aula, e passiva, ou seja, esperando que todo o conhecimento venha do professor. Já o Estudante é o oposto, é aquela pessoa que pratica a atividade de estudar de forma ativa, individual e investigativa, quem de fato estuda. Quem assiste às aulas entende, quem estuda aprende.
Por quê essa diferenciação é importante? Simples, porque quem passa em concursos públicos são Estudantes, e não Alunos. Durante toda nossa vida fomos acostumados a ir para a escola, receber o conteúdo passado pelo professor, estudar para as provas e tirar notas boas. No Ensino Fundamental, Médio e Faculdade, esse métodos até funcionam. Mas não é raro muitas pessoas, que têm um histórico incrível, com as notas mais altas e honrosas, chegarem para fazer uma prova de concurso e não serem aprovadas. Exemplos práticos: concursos públicos, OAB, exames das Entidades de Classe, vestibulares e outros.
E qual o principal erro dessas pessoas? Serem bons Alunos e não Estudantes, a maioria delas estudaram para a prova, e não para aprender. Quando você apenas estuda para uma prova, você está utilizando principalmente a sua memória de curto prazo, com prazo de validade. É por isso que quando estudamos um dia antes da prova, e tiramos nota boa, depois de certo tempo já esquecemos tudo que tínhamos “estudado”, ou seja, aquela nota boa é algo que não comprova real conhecimento sobre o assunto, e em um concurso público, em que há diversos assuntos a serem estudados, muitas vezes com temas totalmente diferentes também, esse método não vai funcionar. Já quando você estuda para aprender, o resultado de uma prova é simplesmente uma consequência, bem como a qualidade e otimização do tempo.
E como eu me torno um Estudante? Você se torna um Estudante quando o hábito do estudo se torna parte da sua vida, nem que seja por poucas horas diárias, a qualidade é o que importa. O aprendizado é construído aos poucos, degrau por degrau, com curiosidade e questionamento. O Estudante até pode assistir às aulas, mas ele vai além delas, seja por esquemas resumos, revisões, aprofundamento do assunto, marcações e outros. O Estudante aprende e tem prazer no ato de estudar, é investigativo. Portanto, a aprovação em um concurso público será apenas consequência para ele.
E você? É um Aluno ou Estudante?
Você estimula a sua inteligência?
Abraço e Bons Estudos!
Jefferson Fleury
Coach do Estratégia Concursos
Auditor-Fiscal da Receita Federal