Dicas para a prova discursiva para o STJ – Fisioterapia
Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje falaremos da prova discursiva para o STJ – Fisioterapia. Vamos passar algumas dicas sobre essa prova.
Antes de falarmos sobre isso, saiu a quantidade de inscrito para a área da Fisioterapia para esse concurso. Foram 978 inscritos. Também divulgaram os locais de prova para o STJ. Podem verificar no link = http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/
Então… relembrando que a prova discursiva valerá 40 pontos e será uma dissertação expositiva de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo. Como a área da Fisioterapia é muito ampla, pode cair sobre qualquer coisa, porém acreditamos que irá cair alguma afecção traumato-ortopédica, misturando com avaliação, cinesiologia. Mas pode cair legislação também (menos provável).
Mas não adianta só saber a teoria, precisa saber escrever corretamente! A prova avaliará o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso de normas do registro formal culto da Língua Portuguesa, primando pela coerência e coesão gramatical.
Não adianta enrolar para tentar demonstrar que sabe sobre o tema, deve ser direto e coerente. Outros pontos importantes:
– Será computado o número total de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
– Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecidas (cuidado com isso).
– Lembre-se das novas regras gramaticais. Não percam pontos por escrever errado.
– Lembre-se da importância da prova discursiva = vale 40 pontos. A prova objetiva vale 120 pontos. Só será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver NPD≥ 20,00 pontos.
– Para a prova objetivo também reprovação por nota, o candidato que se enquadras em pelo menos um dos itens a seguir = obtiver nota inferior a 8 pontos na prova de conhecimentos básicos; obtiver nota inferior a 24 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; obtiver nota inferiores a 36 pontos no conjunto das duas provas objetivas. OU SEJA, NÃO CHUTE SEM TER CERTEZA! UMA ERRADA, ANULA UMA CERTA!
Provavelmente a prova discursiva de conhecimentos específicos será cobrada da seguinte maneira:
PROVA DISCURSIVA UnB/CESPE – INCA 2010
- Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
- Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.
- Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
Considerando que o afastamento da morbidade e da mortalidade indevidas é particularmente importante para pacientes nos quais o tratamento adicional possa prolongar significativamente a vida ou melhorar sua qualidade, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:
COMPLICAÇÕES NO MEMBRO SUPERIOR RELACIONADAS AO CÂNCER DE MAMA
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< definição, classificação, fisiopatologia e complicações do linfedema no câncer de mama;
< descrição dos componentes da terapia física complexa;
< cinesiologia da articulação do ombro, com seus movimentos principais, graus de amplitude e grupos motores primários
Temos apenas a prova do STJ 2015 com o padrão de resposta CESPE. Nessa prova pediram que o avaliado escrevesse sobre a CIF, os componentes e seus respectivos significados, assim como para o que é utilizada. Para a banca deveria ser como está escrito abaixo:
Os componentes da CIF e seus respectivos significados, determinantes da condição de funcionalidade e saúde, são:
1 Função: é o que uma parte do corpo, sistema do corpo ou um órgão do corpo faz – funções fisiológicas e psicológicas dos sistemas do corpo;
2 Estruturas do corpo: são as partes anatômicas ou topográficas do corpo – órgãos e componentes;
3 Atividade e participação social: é o que o indivíduo faz, a execução de uma tarefa, como ele exerce suas atividades diárias e o envolvimento em uma situação da vida, vida social;
4 Condições de saúde (transtorno ou doença): é o transtorno ou doença que o indivíduo possui;
5 Fatores ambientais: são os fatores externos que influenciam positivamente ou negativamente (facilitadores ou barreiras);
6 Fatores pessoais: são os fatores internos que influenciam positivamente ou negativamente (facilitadores ou barreiras).
De acordo com a Resolução COFFITO n.º 370/2009, a CIF é utilizada como:
- a) Ferramenta estatística, na coleta e registro de dados;
- b) Ferramenta de pesquisa, para medir resultados, qualidade de vida ou fatores ambientais;
- c) Ferramenta clínica, na avaliação de necessidades, compatibilidade dos tratamentos com as condições específicas, avaliação vocacional, reabilitação e avaliação dos resultados;
- d) Ferramenta de política social, no planejamento dos sistemas de previdência social, sistemas de compensação e projetos e implantação de políticas públicas;
- e) Ferramenta pedagógica, na elaboração de programas educativos para aumentar a conscientização e realizar ações sociais
Percebam que pode ser escrito em tópicos também. Fica a dica para essa prova.
Ótima prova à todos!
Abraços,
Prof. Gislaine
Instagram @estrategia_fisioterapia
Facebook @fisioestrategiaconcursos