O artigo visa apresentar dicas para elaborar recurso em provas discursivas de concurso público, e aumentar a nota atribuída pela banca examinadora.
Desse modo, visando melhoria na classificação final, o que pode colocar o candidato mais próximo da vaga almejada.
Primeiramente, é fato que, ao elaborar o recurso de uma prova discursiva, você possui dois elementos-chave para trabalhar: a sua resposta e o espelho da banca, que contém a resposta que a banca considera a nota máxima.
Geralmente, o conteúdo da resposta é responsável pela maior parte da nota. Seguida pela correta conexão e estrutura das ideias, no formato de dissertação. E a ortografia é o que vale menos, as vezes descontando pouca nota a cada desvio.
Então, o importante, ao elaborar recurso em prova discursiva, como boa dica, é aproximar ao máximo o conteúdo da resposta do candidato ao que contém o espelho da banca examinadora, pois o quesito conteúdo equivale à maior parte da nota final, geralmente.
Hierarquicamente, a Constituição Federal é diretriz para elaboração das demais leis. Por sua vez, algumas leis orientam outras leis e, às vezes, modificam ou revogam-nas. Ainda, decretos e regulamentos auxiliam e organizam a colocada da lei em prática.
Tal hierarquia torna comum entendimentos divergentes ou contraditórios entre as leis, ou da lei com a Constituição, também havendo conflito entre as leis e seus regulamentos.
Ademais, é importante estabelecer que o Direito não é fixo no tempo, e pode ir se modernizando, se adaptando ao passar dos anos, e dos hábitos e costumes sociais.
Também pode haver lacuna legal, ou recorrente conflito em julgamentos. Então, os tribunais podem elaborar jurisprudências, que consolidam entendimento de decisões recorrentes sobre o mesmo tema julgado.
Assim, como dicade recurso para discursiva, quando a resposta do candidato se basear na Constituição, em leis, jurisprudências, decretos ou regulamentos que conflitam com o conteúdo jurídico do espelho da banca examinadora, o candidato deve, em seu recurso, trazer a letra da lei seca, e o contexto dela em sua resposta, e defender seu posicionamento, inclusive mostrando a maior validade de sua interpretação, quando for o caso.
Além das próprias leis, outra boa fonte para elaboração de recurso para discursiva é a doutrina do Direito e seus autores.
Paralelamente às leis, os grandes autores da Doutrina Jurídica possuem maior liberdade para interpretar, analisar, modular e dissertar sobre a Constituição e as leis.
Quando for o caso de o espelho da banca trazer um entendimento divergente do entendimento da resposta do candidato, e o candidato tiver usado o entendimento de um autor da Doutrina.
Então, uma boa dica de recurso para discursiva é reproduzir trechos do autor utilizado na resposta, ao redigir o recurso.
Em ambos os casos, outra dica de recurso para discursiva é que, usando a Doutrina, ou a lei seca, o candidato deve elaborar uma lógica de validade para o que usou.
Tentando, assim, aproximar o que escreveu do espelho, ou mostrando que o escreveu é mais válido que o espelho da banca, utilizando bons argumentos e concatenação de ideias.
Ainda, mesmo que a resposta do candidato não seja baseada em leis ou Doutrina, é possível defender a resposta, defender o ponto de vista utilizado, e tentar aproximar do esperado pelo espelho da banca. Sempre usando argumentos sólidos, lógica, e argumentos bem conectados.
Ademais, há outra dica de recurso para discursiva, quanto à estrutura do texto, no formato dissertativo.
Nesse caso, o candidato deve demonstrar, no recurso, que sua resposta respeitou a estrutura de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Além disso, devem existir palavras conectivas de ligação entre os parágrafos do texto, e entre as frases de seus parágrafos.
Quanto à ortografia, a dica é verificar se a banca contou com exatidão os erros de ortografia. Também se calculou corretamente a nota negativa devido a eles.
Também é interessante, como dica, verificar se a banca atribuiu erro quando não conseguiu ler a letra do candidato. Isso, na verdade não é um erro, e direcionar o recurso para a discursiva nesse sentido.
Ao escrever um recurso para discursiva, uma dica é que, existe chance de aumentar a nota. E isso pode significar muitas posições na frente da que o candidato conseguiria sem o recurso.
No sentido negativo, o máximo que pode ocorrer é o recurso ser indeferido, e a nota ser mantida.
Ou seja, ao elaborar um recurso para discursiva nada se tem a perder, e o risco é positivo. Sempre é válido, quando tiver argumento, ou para revisar estrutura e ortografia, tentar um aumento de nota via recurso.
Por sim, estas dicas para recurso para discursiva podem ser o passo entre os estudos e a aprovação.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…