Dicas para a Prova do TJBA – Técnicas de Prova!
A prova está cada vez mais próxima, faltam 20 dias para o certame do TJBA. Devemos manter a calma, aparar arestas e firmar estudo em alguns pontos centrais. Não é momento para desesperos. Caso você encontre dificuldades em alguns assuntos, não se apavore, procure estudá-los com calma, pois ainda temos algumas semanas até o concurso. Logo, estude intensamente essa semana!
Nas últimas duas semanas, por sua vez, nossa recomendação é frear o estudos de novos assuntos e daqueles que mais encontramos dificuldades. A melhor coisa a se fazer é revisar os pontos já estudados para reforçar os assuntos e não perder pontos, bem como, procurar resolver exercícios para adquirir ritmo de prova.
Conforme edital, nossa prova será composta de 60 questões de múltipla escolha para os cargos de nível médio e de 70 questões para os cargos de nível superior. Em ambas as provas as questões serão compostas de cinco alternativas cada, sendo apenas uma delas correta.
Além da prova objetiva, haverá uma dissertação de 20 a 30 linhas.
Deste modo, devemos distribuir o tempo de prova, considerando o tempo para elaboração do rascunho da questão discursiva, da prova objetiva, transcrição da redação para a folha de resposta e assinalação do gabarito na folha definitiva. Muito cuidado com tudo isso pessoal, qualquer falha poderá implicar na perda do concurso. Por isso estamos, aqui, para alertá-los e ajudá-los no “Dia D”.
A nossa sugestão para uma distribuição equitativa do tempo é a seguinte e nesta ordem:
– PARA OS CARGOS DE TÉCNICO:
1º – RASCUNHO DA PROVA DISCURSIVA – 30 minutos
2º – RESOLUÇÃO DA PROVA OBJETIVA – 150 minutos (2 horas e 30 minutos)
3º – REVISÃO E TRANSCRIÇÃO PARA A FOLHA DEFINITIVA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS – 20 minutos
4º – TEMPO EXTRA – 20 minutos
5º – TRANSCRIÇÃO DO GABARITO PARA A FOLHA DEFINITIVA – 20 minutos
Sugerimos deixar 20 minutos para necessidades supervenientes de prova. Por exemplo, esse tempo poderá ser usado se você encontrar dificuldade ou dúvida na resolução de alguma questão. Use esse tempo para maior reflexão, se necessário.
Pessoal, a divisão acima é uma sugestão. Cada um adota a sua. De todo modo, se você ainda não tem uma organização para a resolução da prova, siga este esquema e perceba se você se adapta.
Em relação aos 150 minutos para resolução da prova objetiva vocês devem resolver 60 questões. Deste modo, vocês terão, em média, 2 minutos e 30 segundos para cada questão. Num primeiro momento você pode achar esse tempo absurdamente pequeno. Mas calma! Na prova de Língua Portuguesa, em razão dos textos e análise minuciosa da alternativas, você poderá demorar mais do que 3 minutos por questão. Já na parte das questões discursivas a resolução da prova é direta. Se você souber a resposta você a marca diretamente, caso contrário você partirá para a próxima. É importante distribuir esse tempo equitativamente.
– PARA OS CARGOS DE ANALISTA:
1º – RASCUNHO DA PROVA DISCURSIVA – 30 minutos
2º – RESOLUÇÃO DA PROVA OBJETIVA – 210 minutos (3 horas e 30 minutos)
3º – REVISÃO E TRANSCRIÇÃO PARA A FOLHA DEFINITIVA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS – 20 minutos
4º – TEMPO EXTRA – 20 minutos
5º – TRANSCRIÇÃO DO GABARITO PARA A FOLHA DEFINITIVA – 20 minutos
Do mesmo modo, deixamos 20 minutos para necessidades supervenientes de prova. Esse tempo poderá ser usado se você encontrar dificuldade ou dúvida na resolução de alguma questão.
Em relação aos 210 minutos para resolução da prova objetiva vocês devem resolver 70 questões. Deste modo, vocês terão, em média, 3 minutos para cada questão objetiva. Esse tempo deve ser distribuído proporcionalmente conforme dissemos, tendo em vista que algumas provas são mais demoradas para serem resolvidas.
Aos nossos alunos do Curso de Legislação Específica do TJBA disponibilizamos ontem o 1º Simulado, com inúmeras questões sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia. Na semana que vem, dia 18, teremos outro simulado, abrangendo questões sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciária do TJBA.
Caso haja interesse, nosso curso compreende:
– 5 Aulas com teoria e questões envolvendo o Estatuto e a Lei de Organização Judiciária.
– 2 Aulas com resumos dos principais pontos estudados.
– 2 Aula em forma de simulados, com 20 questões objetivas em cada simulado.
Se houver alguma dúvida ou esclarecimento, por favor, entre em contato:
https://www.facebook.com/ricardo.s.torques
Um forte abraço e bons estudos a todos!
Professor Ricardo Torques