Dicas para Concursos – As Duas Grandes Virtudes do Concurseiro
Olá, pessoal!
Este é o primeiro artigo de uma série, que tratará de Dicas para Concursos Públicos. Tratarei das Duas Grandes Virtudes que determinam o sucesso nos concursos públicos. Sem essas virtudes, as chances de aprovação em concursos são quase zero.
Grande Virtude #1: Humildade
==============================================================
A humildade própria dos aprovados em concursos não é aquela dos santos ou dos padres franciscanos. Nada disso. Eles têm um outro tipo de humildade, igualmente importante. Essa humildade consiste em reconhecer que sempre podem melhorar de alguma forma.
Desse modo, os concurseiros de sucesso, quando erram uma questão ou se saem mal numa prova, buscam aprender com isso, corrigindo suas falhas.
Não justificam seus erros, como fazem os demais candidatos, que acham que a questão deveria ter sido anulada, que o livro utilizado como referência está obsoleto, que houve fraude no concurso…
Além disso, por serem humildes, os concurseiros de sucesso sabem que precisam estudar muito. Não se enganam com as histórias de pessoas que estudaram durante curto período e obtiveram êxito nos concursos mais difíceis do país.
Essas histórias até existem, mas não são regra. Por isso, os concurseiros de sucesso entendem que é melhor pecar pelo excesso (estudando mais do que o necessário) que pela falta de estudo.
Outra consequência da humildade dos concurseiros de sucesso é que eles estão sempre revisando a matéria, mesmo que estejam se saindo bem nas provas.
Nunca deixam de fazer questões, seja de provas recentes ou de antigas. E nunca deixam de tirar as suas dúvidas com professores, por mais que elas possam parecer ridículas.
Grande Virtude #2: Resiliência
==============================================================
Resiliência é a capacidade de enfrentar problemas, de superar obstáculos. É levantar-se o mais rapidamente possível após uma queda, e continuar a caminhada com a mesma disposição de antes.
Todo concurseiro de sucesso tem essa característica. Não se abala com as reprovações, nem com maus resultados. Sabe que tudo isso faz parte de uma curva de aprendizado, cujo resultado final será a aprovação.
Do mesmo modo, o concurseiro de sucesso não tem preguiça de ler e reler a matéria. Ele “senta a bunda na cadeira” e vence a batalha diária.
Sabe que só assistir, passivamente, a aulas, não aprova ninguém. Para passar num concurso, é necessário sangue e suor. É necessário estudar, pensar, “quebrar a cabeça”.
Assistir a aulas superficiais, cheias de brincadeiras, pode até ser divertido, mas o concurseiro de sucesso não quer se iludir. Ele quer, antes de tudo, aproveitar o seu tempo. A resiliência, afinal, jamais conviveria com a preguiça.
……………………….
PS1: Gostou dessa Dica para Concursos? Então siga-me no Twitter e no Periscope:
@NadiaCarolStos
https://twitter.com/nadiacarolstos
Siga-me, também, no Facebook: https://www.facebook.com/nadia.c.santos.16
Abraços,
Nádia