Dicas de conteúdo para a prova discursiva da SEDF
Olá futuros professores da SEDF,
Seguem dicas de reta final para a prova discursiva de Atualidades da SEDF.
Analisando as últimas dez provas discursivas de Atualidades do Cespe, verificamos que em três provas o tema veio da área de meio ambiente, em duas de conflitos internacionais, em duas sobre drogas, em uma da questão urbana e em mais uma de meio ambiente/questão urbana. Veja o quadro abaixo.
O tema do meio ambiente foi o mais presente nas últimas provas discursivas: FUB, ANVISA e TCE-PA. Nesse tema, destaca-se a cobrança da abordagem do aspecto “desenvolvimento sustentável”. O que é esse conceito? Como alcançar o desenvolvimento sustentável? Qual o papel da sociedade, governos e indivíduos para alcançar o desenvolvimento sustentável? São conteúdos que o candidato tem que conhecer para elaborar uma boa redação.
Outra questão a ser observada é de que a banca gosta de perguntar qual o papel da sociedade e do indivíduo na solução dos problemas contemporâneos. Para o Cespe, a sociedade e o indivíduo sempre têm um papel a cumprir na solução dos problemas sociais e globais.
Nas últimas dez provas, o Cespe seguiu com a tendência de abordar nas redações temas nacionais e internacionais que estavam em evidência no momento em que o examinador elaborou a prova. Reforça-se aqui a dica de o candidato sempre estar acompanhando o que ocorre no complexo mundo atual e no Brasil. O candidato tem que estar informado. O Poder Público busca servidores conscientes, bem informados que sabem fazer análises e propor soluções sobre os temas da atualidade. Afinal, o futuro servidor público vai trabalhar com a execução e elaboração de políticas públicas.
Para a prova da SEDF, continuo indicando a educação como um tema em alta. O fato de ter sido cobrado no concurso da FUB não quer dizer que não será cobrado no concurso da SEDF. Como vimos, a banca tem repetido temas nas últimas provas.
Sugiro que os alunos revisem o conteúdo teórico de educação do nosso curso. E que leiam o padrão de resposta da prova da FUB que cobrou o tema da educação.
Outra sugestão é de que, nesta reta final, o candidato dedique um tempo dos seus estudos para ler o padrão de resposta das últimas provas discursivas de Atualidades aplicadas pelo Cespe. É só acessar o site, é rápido, não vai precisar de mais de duas horas para isso. Umas das formas de ir bem nas provas é entrar dentro da cabeça do examinador e saber como ele pensa.
A seguir, uma lista de temas em alta para a prova discursiva da SEDF
– Problemas da educação brasileira
– Ideologia na sala de aula: educação neutra e a discussão da escola sem partido
– Discussão sobre gênero e sexualidade em sala de aula
– A importância da educação para o desenvolvimento do Brasil
– Educação e inclusão social
– Educação e inclusão da pessoa com deficiência
– Inclusão social das pessoas com deficiência
– A reforma do ensino médio
– Analfabetismo funcional e os impactos para o futuro do Brasil
– O ensino de sociologia e filosofia no ensino médio: obrigatório ou facultativo?
– Bullying e ciberbullying
– Preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável
– Epidemias globais – dengue, zika vírus e chikungunya
– A questão demográfica brasileira
– O envelhecimento populacional e os desafios para a saúde pública e a previdência social
– O sistema prisional brasileiro: crise e soluções
– Violência e segurança pública no Brasil
– A violência contra a mulher
– A questão da mulher na sociedade
– A polêmica do aborto
– As drogas e o uso medicinal da maconha
– A crise entre os poderes no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário
– Migrações, xenofobia e intolerância
– Brexit
– Terrorismo
Galera, se ainda há dúvidas sobre como fazer uma boa redação e sobre a parte gramatical, acessem os cursos do professor Décio Terror. Aliás, segue o link das aulas gratuitas de redação, dele, no YouTube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8_AJPv2ekvd6srXCtP7vfHqEPOJTz07T
Sucesso no concurso!
Um grande abraço,
Prof. Leandro Signori
Ano |
Área |
Concurso |
Aplicação da Prova |
Tema |
Aspectos a serem abordados |
2016 |
Educação |
FUB |
18/12/2016 |
EDUCAÇÃO, FATOR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL |
1 educação como base da cidadania 2 educação como base para o desenvolvimento; 3 educação de que o Brasil necessita. |
2016 |
Meio Ambiente |
FUB |
18/12/2016 |
A HUMANIDADE CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL, PELO FUTURO DA TERRA |
1 a preservação do meio ambiente como luta coletiva; 2 a necessária opção pelo desenvolvimento sustentável; 3 o presente como base para a garantia do futuro do planeta. |
2016 |
Conflitos Internacionais |
FUB |
18/12/2016 |
IMPLICAÇÕES POTENCIAIS DO USO DE ARMAS NUCLEARES |
1 Discorra sobre os impactos das armas nucleares para a paz mundial. 2 A ditadura norte-coreana e sua capacidade nuclear. 3 Como a comunidade internacional deve atuar para limitar e controlar o uso de armas nucleares? |
2016 |
Meio Ambiente |
ANVISA |
4/12/2016 |
PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA: RESPONSABILIDADE DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DE CADA CIDADÃO |
> Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias; > Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta; > Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental. |
2016 |
Meio Ambiente |
TCE-PA |
7/08/2016 |
AGENDA PARA A HUMANIDADE: O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
1 a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável; 2 o futuro das sociedades e do planeta como consequência das decisões e das atitudes do presente; 3 a sustentabilidade aplicada à gestão municipal. |
2016 |
Conflitos Internacionais |
TCE-PA |
7/08/2016 |
A CIVILIZAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: O TERRORISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
1 intolerância como uma das motivações das ações terroristas; 2 instrumentos para o combate ao terrorismo; 3 democracia como meio de contenção das práticas terroristas. |
2016 |
Drogas |
TCE-PA |
7/08/2016 |
UM GRANDE DESAFIO: A CIVILIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA FRENTE ÀS DROGAS ILÍCITAS |
1 drogas ilícitas e crime organizado global; 2 relação entre tráfico de drogas e violência; 3 alternativas à denominada guerra às drogas. |
2016 |
Questão urbana |
PC-PE |
12/06/2016 |
URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS |
1 problemas da administração pública que dificultam a ocupação urbana ordenada; 2 alternativas para enfrentar os problemas de mobilidade nas grandes metrópoles; 3 desafios para a defesa social resultantes do crescimento desordenado das cidades. |
2015 |
Drogas |
FUB |
09/08/2015 |
A DISCUSSÃO SOBRE A GUERRA ÀS DROGAS NA AMÉRICA LATINA |
> Discorra sobre o problema social das drogas ilícitas no mundo contemporâneo. > Comente a respeito do fracasso da política antidrogas militarizada. > Cite alternativas à atual política antidrogas. |
2015 |
Meio Ambiente Questão urbana |
FUB |
12/04/2015 |
A EXPANSÃO URBANA E O MEIO AMBIENTE |
> expansão da vida urbana na sociedade contemporânea; > efeitos da urbanização desenfreada: trânsito caótico e poluição; > medidas para enfrentamento dos problemas de trânsito urbano. |