Caro aluno,
Neste artigo pretendo apresentar um padrão muito comum nas questões de exatas da banca CESPE. Vou utilizar como exemplo uma questão de matemática financeira, entretanto é bom você saber que esta mesma lógica vale para questões de raciocínio lógico, matemática básica e estatística.
Leia abaixo o enunciado da questão, mesmo que você não conheça bem essa matéria. Dê atenção especial aos pontos que eu destaquei:
CESPE – ANTAQ – 2014) Com relação às operações de investimento e empréstimos, julgue os itens a seguir.
( ) Considere que uma empresa tenha captado empréstimo bancário no valor de R$40 mil por seis meses, para pagar juros simples de 15% na data do vencimento do empréstimo e, na data da captação, o gerente do banco tenha bloqueado 20% do valor captado e aplicado em ações da bolsa de valores que rendeu, ao final dos seis meses, R$ 2 mil. Nesse caso, o custo efetivo total da operação foi superior a 12%.
GABARITO: C
( ) Se uma empresa investir R$ 100 mil a determinada taxa simples de juros mensais e, após 16 meses de aplicação, resgatar o montante de R$ 148.200, conclui-se que a taxa de juros é inferior a 3%.
GABARITO: E
Caso você resolvesse o primeiro item acima encontraria o percentual 12,5%, que é ligeiramente superior àquele apresentado no enunciado (12%). Já no segundo idem você encontraria 3,0125%, que também é muito próximo daquele valor presente no enunciado (3%). Note que tanto no item cujo gabarito era CERTO no item cujo gabarito era ERRADO, um mesmo padrão se repetiu: o resultado correto que deveria ser utilizado para julgar o item era muito próximo aquele valor apresentado no enunciado. Ou seja, aparentemente o examinador não joga números “aleatórios” no item. Ele deve resolver a questão, verificar qual é o valor exato, e então montar o item colocando um número próximo ao valor exato para servir de comparação.
Esse padrão acontece com bastante frequência em questões de exatas do Cespe, não somente de matemática financeira. Qual é a utilidade de observarmos essa característica? Como você bem sabe, a maioria das provas do Cespe são do tipo C ou E, onde um item marcado corretamente é anulado por um item marcado erroneamente. Assim, este padrão pode te ajudar a identificar na prova, dentre aqueles itens que você resolveu, quais tem maior chance de estarem resolvidos corretamente. E pode te alertar quanto a questões onde você possa ter cometido algum erro de raciocínio ou mesmo nos cálculos matemáticos. Exemplificando, caso você tivesse resolvido o primeiro item e encontrado uma porcentagem como 1%, ou 57%, você poderia desconfiar se a sua resolução estava realmente correta, afinal você teria encontrado um percentual muito distante daquele presente na redação do item. Da mesma forma caso você tivesse encontrado o resultado 18% ao resolver o segundo item, também poderia desconfiar se a sua resolução estava realmente correta.
Importante reforçar que este padrão não é uma regra absoluta nas provas do Cespe. Isto é, existem questões onde o valor apresentado no item é bem diferente daquele que você vai encontrar mesmo resolvendo a questão corretamente. Entretanto, como este padrão é muito comum, é interessante tê-lo em mente como uma ferramenta adicional de confirmação das suas resoluções.
Veja mais essa questão para observar esse padrão:
CESPE – ANTAQ – 2014) Uma concessionária ganhou a concessão para explorar economicamente uma rodovia federal pelo período de 20 anos. A concessionária realizará melhorias na via como a duplicação de trechos, manutenção do asfalto, da iluminação, reforço na sinalização. Considerando que a concessionária esteja autorizada a cobrar pedágios, julgue os itens subsequentes.
( ) Suponha que o valor inicial do pedágio em um trecho da rodovia seja de R$3,50 para veículos de passeio e que sejam permitidos reajustes anuais desse valor. Nesse caso, se nos 2 primeiros anos, os reajustes foram de 5% e 4%, é correto afirmar que o valor do pedágio, ao final do segundo ano, era superior a R$ 3,85.
GABARITO: E
O resultado correto nessa questão é igual a R$3,822. Veja que se trata de um valor muito próximo daquele presente no enunciado (R$3,85). Assim, você pode ter mais segurança de que resolveu essa questão corretamente, e então marcar o gabarito que for apropriado (neste caso, E).
Veja mais essa questão, agora de Matemática:
CESPE – TJ/RR – 2012) A caixa d’água de um hospital tem a forma de um cilindro circular reto com 10 metros de altura e capacidade para 30.000 litros de água. Considere que essa caixa d’água, completamente vazia, foi enchida à vazão constante e, 100 minutos depois de iniciado o enchimento, a água atingiu a altura de 3 metros. Com base nessas informações e supondo que nenhuma torneira abastecida pela caixa seja aberta durante o processo de enchimento, julgue os itens a seguir.
( ) Quando a água no interior da caixa atingiu 3 metros de altura, mais de 10.000 litros de água haviam sido despejados na caixa.
GABARITO: E
( ) Para que a caixa fique completamente cheia, serão necessárias mais de 5 horas.
GABARITO: C
Resolvendo o primeiro item você encontraria 9.000 litros (valor próximo dos 10.000 litros presentes no enunciado), e resolvendo o segundo item você encontraria 5 horas e 33 minutos (valor próximo das 5 horas presentes no enunciado). Assim, você poderia observar o padrão que estamos tratando nesse artigo e dessa forma teria mais segurança em marcar esses itens no seu gabarito.
Reforço que esta não é uma regra absoluta, existem questões do Cespe cujo resultado correto é bem distinto daquele número presente no enunciado. Assim, caso você encontre um resultado muito distinto, sugiro apenas que você revise a sua resolução, verifique se cometeu algum erro no raciocínio ou nos cálculos matemáticos.
As questões de Matemática Financeira vistas nesta aula encontram-se resolvidas e comentadas na aula demonstrativa do nosso curso para o MPU, já a questão de Matemática encontra-se em nosso curso regular de matemática. A propósito, temos ainda em andamento o curso de Matemática para PRF, que é todo baseado na banca Cespe.
Para conhecer meus demais cursos em andamento, clique aqui.
Abraço,
Prof. Arthur Lima
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