No artigo de hoje vamos fazer um resumo de Desenvolvimento Web para você!

Resumo de Desenvolvimento Web

Antes de tudo, o que é desenvolvimento web?

O desenvolvimento Web é o ramo da informática que estuda o desenvolvimento de soluções na web, incluindo o design, a usabilidade, funcionalidade, segurança e integração de back-end. Sendo assim, pode-se dizer que envolve tudo o que é exibido na parte externa de um site, e como a Exibição comunica com os servidores e software da aplicação e bancos de dados.

Desse modo, o desenvolvimento Web pode ser utilizado para desenvolver sites, web applications, aplicativos móveis ou qualquer outra coisa que necessite estar presente na web.

Sendo assim, normalmente, o desenvolvimento Web começa com o desenho de interfaces e experiências do usuário, a construção de telas usando HTML, CSS e outras tecnologias de programação da web e o envolvimento de outras funcionalidades com frameworks ou bibliotecas de terceiros.

Posteriormente, os programadores trabalham com JavaScript, aplicativos de servidor, integrações de back-end com banco de dados, bem como ferramentas de teste e monitoramento.

O que faz o Desenvolvedor Web?

O profissional de Dev ou Web Developer é responsável por planejar, criar, desenvolver e manter sites e aplicações web. Sendo assim, esse profissional trabalha com várias linguagens de programação, como HTML, CSS, JavaScript, PHP e outras para dar vida às páginas web conforme as suas necessidades.

Inclusive, além da criação de páginas, o desenvolvedor também pode implementar outros serviços, como soluções de pagamento, segurança, hospedagem e análise.

Desse modo, o desenvolvedor web desenvolve, testa e mantém sites e aplicações web. Isso pode incluir design de interface do usuário, codificação de programa, edição de imagem, gerenciamento de conteúdo e muito mais.

Além disso, o desenvolvedor web normalmente trabalha em equipe com outros profissionais de tecnologia, incluindo designers, engenheiros de software, administradores de sistemas, entre outros, para criar aplicações ricas em recursos que podem ser acessadas pela web.

Por fim, dentro da carreira de desenvolvedor web existem várias especialidades como, por exemplo, front e back-end.

Resumo de Desenvolvimento Web – Front-end e Back-end

Programação Front-end é o termo usado para se referir ao desenvolvimento de interfaces para aplicações Web. Assim, refere-se à criação de elementos de interface visual, como texto, formulários, botões, caixas de diálogo, menus, ícones, barras de navegação, entre outros, usando HTML, CSS e JavaScript.

Nesse sentido, esses elementos de interface são usados para criar páginas Web ricas e interativas na Web. Em outras palavras, é a sua interface externa.

Por sua vez, Back-end é a parte do desenvolvimento de um aplicativo, que não é vista ou acessada pelos seus usuários finais. Desse modo, o Back-end normalmente consiste em um servidor de banco de dados, scripts e software de servidor que gerenciam os aplicativos e recebem e processam solicitações que são enviadas por um navegador ou dispositivo móvel.

Além disso, o back-end ainda pode incluir servidores de email, sistemas de gestão de conteúdo, servidores de integração, sistemas de gerenciamento de processos de negócios, serviços de arquivamento, entre outros.

Isto posto, a programação back-end é responsável por receber as solicitações e fornecer informações aos usuários finais. Os desenvolvedores de back-end normalmente usam linguagens de programação, como PHP, Ruby, Python e Java, entre outras, para escrever seu código.

As principais linguagens usadas no Desenvolvimento Web

Atualmente, existe uma grande diversidade de linguagens de programação, cada uma contendo seus próprios recursos que a fazem ideal para certos projetos.

À medida que cada vez mais tecnologias são introduzidas, mais opções tornam-se disponíveis. No entanto, nem todas as linguagens passadas são esquecidas: elas preenchem objetivos específicos para diferentes áreas.

Nesse sentido, estamos verificando uma grande variedade de linguagens de programação com recursos únicos, cada uma sendo ideal para projetos específicos. Ademais, o desenvolvimento de novas linguagens também proporciona o surgimento de idéias e processos inovadores.

Algumas das principais linguagens usadas no Desenvolvimento Web são:

1. HTML – HyperText Markup Language;

2. CSS – Cascading Style Sheets;

3. JavaScript;

4. PHP;

5. ASP.NET;

6. Ruby on Rails;

7. Python;

8. SQL;

9. Node.js;

10. Swift.

Conclusão – Resumo de Desenvolvimento Web

Portanto, Desenvolvimento Web é o termo usado para descrever o processo de criar, desenvolver e implantar aplicações e sites para a publicação na Web.

Além disso, o processo de desenvolvimento web envolve considerações para a Web em geral como quais plataformas e navegadores para suportar, quais recursos e conteúdo devem ser apresentados, e como o conteúdo e aplicações estarão disponíveis para os usuários.

Inclusive, também é necessário criar, desenvolver e implantar aplicações por meio de várias plataformas Web. Estas plataformas podem incluir servidores Web, HTML, JavaScript, e serviços web. Outrossim, o desenvolvimento web também envolve o uso de mapas de imagens, banners interativos, hiperlinks, navegação estruturada, conteúdo multimídia, entre outros.

Em suma, o desenvolvedor Web deve aprender essas linguagens para acessar o conteúdo, processar as informações, integrar APIs e outros serviços e garantir segurança adequada aos usuários ao trabalharem com dados importantes.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_software

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

Posts recentes

Nunca mais seja demitido! 68 mil vagas em concursos em 2025!

2025 será mais um grande ano dos concursos públicos! Já pensou em nunca mais ser…

2 horas atrás

Concurso EsFCEx tem 171 vagas divulgadas. Confira!

O Boletim Nº 52/2024, divulgado pelo Exército Brasileiro, informa a oferta de 171 vagas para…

21 minutos atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso Banpará

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Banpará: resolva questões sobre o…

46 minutos atrás

Concurso Exército: EsFECx ofertará 171 vagas em novo edital

O Boletim Nº 52/2024, divulgado pelo Exército Brasileiro, informa a oferta de 171 vagas para…

2 horas atrás

Medicamentos e tratamento médico na jurisprudência do STJ

Hoje, vamos conhecer um pouco a respeito dos principais julgados do STJ envolvendo medicamentos e…

2 horas atrás

Concurso EBSERH: entenda a divisão por grupos das provas!

Entenda neste artigo a divisão de grupos das provas do concurso EBSERH! O concurso público…

2 horas atrás