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Desempenho nas matérias finalizadas: o que fazer para mantê-lo em alto nível?

Questões e mais questões, e algumas consultas pontuais à teoria e à legislação: assim podemos manter o alto desempenho nas matérias finalizadas

Muitos são os conteúdos que nos ensinam a manter um ciclo de estudos inicial ou que nos passam algumas dicas e técnicas de estudos para iniciantes. Porém, à medida que avançamos como concurseiros, os conteúdos sobre as novas fases de estudos pelas quais passamos – intermediária e avançada – vão se tornando mais escassos. Assim, este artigo tem o objetivo de falar justamente com você que já passou pela fase inicial, já tem uma boa bagagem em algumas matérias e quer saber como manter o alto desempenho nas matérias finalizadas enquanto acrescenta outras ao seu ciclo de estudos ou o adapta a um pós-edital, por exemplo.

Bom, se você já não está mais nos níveis iniciais de estudos, supõe-se que já esteja familiarizado com os ciclos de estudos e com a curva do esquecimento. Não sabe do que estou falando? Então as chances de você não estar estudando da maneira mais produtiva são grandes! Por isso, dê uma olhada nesses dois links para se inteirar melhor sobre o assunto:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/a-curva-do-esquecimento-e-a-capacidade-da-nossa-memoria/

https://www.youtube.com/watch?v=hopOMQa_8Qo

Como a curva do esquecimento nos ensina, devemos manter um contato regular com as disciplinas de modo a estar sempre renovando aquele conteúdo em nossa mente, evitando que o mesmo seja deletado pelo nosso cérebro, piorando o nosso desempenho nas matérias finalizadas. Uma maneira interessante de fazermos isso pode ser através da resolução de questões, juntamente com algumas outras técnicas e adaptações.

Exemplo prático de como manter o bom desempenho nas matérias finalizadas

Mantendo o bom desempenho nas matérias finalizadas

Finalizada uma disciplina, podemos realizar uma revisão geral do conteúdo. Assim organizamos melhor o conhecimento obtido e, eventualmente, correlacionarmos diferentes tópicos da disciplina. Tais correlações podem passar despercebidas em um primeiro contato com o conteúdo, ainda mais com um intervalo de tempo de alguns dias entre a leitura de um pdf e outro (o que costuma acontecer num ciclo básico de estudos). Assim, sugerimos a realização dessa revisão no menor intervalo possível, para que todo o conteúdo esteja fresco em sua mente. Pode ser que um dia de estudos não seja suficiente. Isso porque recomendamos que você troque de disciplina a cada 1:30 ou 2 horas de estudos. Nesse caso, realize essa revisão por dois ou três dias seguidos até conseguir englobar todo o conteúdo.

Terminada a revisão geral, é interessante a realização de um simulado geral de toda a disciplina. Aqui, o intuito é avaliar se o seu nível de acertos se mantém próximo ao obtido em cada pdf estudado. Caso tenha caído consideravelmente, pode ser necessário reconsiderar se a disciplina em questão pode de fato ser tida como uma disciplina já finalizada ou se devemos reiniciar os estudos dela através do nosso material de resumo ou algum outro material complementar.

Porém, se conseguirmos manter o nível, isso nos dá a entender que o conhecimento adquirido está bem sedimentado. Para continuarmos com esse bom desempenho e podermos avançar no edital, acrescentando novas matérias no nosso ciclo, podemos separar, por exemplo, uma hora por semana (dividida em dois períodos de meia hora em dias diferentes) para apenas resolvermos questões sobre cada tópico da disciplina. Dessa maneira, mantemos o alto desempenho nas matérias finalizadas, sempre reforçando as informações em nossa mente. Ademais, aumentamos cada vez mais a quantidade de questões resolvidas, sendo a resolução de questões uma das mais importantes ferramentas.

Pontos de atenção

Entretanto, devemos estar sempre atentos ao percentual de acertos obtidos em cada tópico. Se, eventualmente, esse percentual cair, é possível ser necessário reler determinados pontos da teoria, ou até mesmo um pdf todo. Outra boa fonte para essas consultas pontuais, caso a disciplina envolva alguma legislação, seria a leitura da parte da lei seca que diz respeito ao tópico deficiente.

Além da questão supracitada relacionada ao percentual de acertos, outro fator que devemos analisar sempre é se a questões englobam o tópico como um todo ou se elas focam demasiadamente em apenas alguns pontos e acabam deixando outros de lado. Nesse caso, apesar disso nos dar indícios de que os pontos preteridos têm menor chance de serem cobrados em nossa prova, seria imprudente negligenciarmos eles por completo, de modo que pode ser que seja necessário revisarmos tais pontos através das marcações nos pdfs de teoria ou mesmo da legislação respectiva, conforme já orientado.

Assim, se conseguirmos encaixar em nosso planejamento essa resolução de questões, combinada com as consultas pontuais ao material teórico e à legislação, o desempenho nas matérias finalizadas que foi obtido no primeiro estudo poderá ser mantido ou, até mesmo, majorado.

Adapte as recomendações à sua realidade

Conforme sempre ressaltamos, essas são instruções gerais e não verdades universais que devem ser seguidas a qualquer custo. Deve-se ter sempre em mente que para você pode ser mais produtiva uma ou outra adaptação nos métodos sugeridos. Exemplo: dependendo da disciplina, do cargo e da forma de cobrança da banca, pode ser que seja melhor, dentre as técnicas já citadas, realizar as consultas pontuais a determinados tópicos através da lei seca no lugar do pdf teórico.

Além disso, a análise foi feita levando em consideração um concurseiro que iniciou seus estudos com a devida antecedência necessária em relação à prova, de modo que o mesmo não tivesse que correr contra o tempo. Caso você já se encontre em um momento de pós edital, com o tempo escasso para tentar finalizar todo o edital antes da prova, pode ser que precise de grandes adaptações às sugestões dadas. Portanto, avalie seu caso concreto, busque informações e dicas. Se necessário, procure também um atendimento mais individualizado, seja em nossas Salas Vip ou através de um dos nossos coaches.

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