“Estudar é algo, pelo menos pra mim, muito solitário. Então, não se cobre tanto, mas também evite procrastinar demais. Vai dar certo!!”
Confira nossa entrevista com Renata da Silva Batista, aprovada no XXXVII Exame da OAB:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Renata da Silva Batista: Tenho 42 anos, sou de Fortaleza – CE, mas moro em Serra Negra, interior de São Paulo há quase 10 anos.
Sou estudante do 9º semestre do curso de Direito no Unifia – Amparo. Estou na minha segunda graduação.
Além disso, sou Técnica Judiciária do TRE-SC, removida pro TRE SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para OAB?
Renata: Eu entrei na faculdade pensando em ampliar meus conhecimentos sobre Direito em razão do meu cargo e também pensando em prestar concursos públicos.
Até 2022, nunca tinha pensado em prestar OAB, pois os cargos que eu almejava não precisam de OAB.
Foi em julho de 2022, assistindo uma live de teste vocacional do Estratégia Carreira Jurídica, onde o Professor Igor Maciel falou sobre carreira de procuradoria, que me despertou o interesse de prestar a OAB.
Aí eu pensei: nossa, que interessante essa carreira. A maioria não precisa de prática jurídica, os salários são ótimos e precisa só da OAB.
Aí eu já comecei a me planejar para estudar a partir de janeiro para prestar o exame 37.
Estratégia: Como você conciliava os seus estudos para o Exame de Ordem?
Renata: Sim, trabalho em torno de 7 horas por dia. Como trabalho 3 dias da semana em casa, tenho liberdade um pouco maior de horário.
Como ainda estou na faculdade, eu estudava à noite, depois que chegava da aula. Às vezes das 23h-01h, 2h da manhã. E também pela manhã, antes de começar o expediente de trabalho.
Dava uma média de 3h a 4h de estudos por dia, durante a semana.
Nos fins de semana dava um gás, estudando em torno de 6h-8h e fazendo os simulados do Estratégia.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Renata: Sim, primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Renata: Foi uma sensação de vitória e alívio. Mas também demorou a cair a ficha de que eu tinha passado.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação?
Renata: No total 7 colegas tentaram a prova. Cinco foram aprovados na primeira fase e na segunda, por enquanto somente eu.
Outros dois entraram com recurso, pois faltou bem pouco para eles conseguirem. E eu estou na torcida por eles: Paola e Renan.
Estratégia: Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Renata: Disciplina, e estar acompanhada de um cursinho que me direcionou muito nos estudos. Além de também levar minha faculdade a sério. Eu tenho me esforçado desde o início para aprender, entender os conteúdos. Acho que isso também foi um diferencial.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação?
Renata: Eu saia sim. Como sou casada, eu e meu esposo sempre saíamos, não fui radical, pois acho que isso me deixaria mais tensa. Como sou uma pessoa que tem ansiedade, eu preciso de uma válvula de escape.
Estratégia: Quais materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Renata: Só utilizei o material do Estratégia que me direcionou muito.
Não precisava perder tempo com mais nada, não precisava fazer cronogramas de estudos, nada disso. Tudo já tava ali, pronto!
Principalmente com o LDI, eu estudava pelo material completo, então assistia aos vídeos, lia o material, respondia as questões, tudo ali, ao mesmo tempo na mesma aula.
Além disso, conseguia acompanhar meu percentual de avanço nos estudos e em cada matéria.
Então, creio que isso me ajudou muito.
Na segunda fase, além do LDI, fiz também a mentoria com os Professores Igor Maciel e Felipe Duque.
Eles direcionavam muito também.
Falavam umas palavras-chaves, ensinavam a identificar as peças de um modo que eu ficava muito segura.
Peguei até umas manias dos professores na hora de responder questões e fazer as peças. Manias boas, claro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renata: Eu conheço há anos. Já tinha a assinatura do Estratégia Concursos e depois adquiri a Estratégia Carreira Jurídica. Eu utilizava esse material para me ajudar na faculdade como um complemento.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Renata: Comecei fazendo resumos, tenho alguns no caderno. Mas como o tempo era curto, eu parei de fazer os resumos e foquei mais em ler o material, ver os vídeos e fazer muitas questões.
No LDI, eu fazia marcações que depois já eram os resumos. Assim de vez em quando eu lia o que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Renata: Sim, as disciplinas que não tinha visto ainda na faculdade, como direito internacional, direito ambiental, direito do consumidor, direito da criança e adolescente.
Eu escolhi estudar apenas pelos materiais resumidos do estratégia, e resolver questões de acordo com o percentual de cobrança nas provas anteriores. E assisti algumas resoluções de questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Renata: Na primeira fase eu me concentrei mais nas releituras rápidas e exercícios, via os vídeos da reta final do estratégia.
Nos dias anteriores à prova da segunda fase eu tirei 10 dias de férias para me dedicar exclusivamente aos estudos.
Concentrei-me especialmente em fazer peças.
Inclusive essa era uma dúvida que eu tinha e que o professor Felipe e a Aline da Mentoria me ajudaram a resolver: estude pelas peças, pois necessariamente você também estará revendo o direito material. Foi o que eu fiz e deu certo.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Renata: É difícil manter a calma, inclusive conheço pessoas que reprovaram por causa do nervosismo, que atrapalha muito.
No meu caso eu também fiz essa maratona de estudos.
Até no sábado da véspera, assisti a revisão de véspera do estratégia.
Então, eu acredito que cada um tem que ver o que é melhor pra si.
Eu não conseguiria ficar sem estudar sabendo que ainda me faltavam alguns assuntos para serem vistos ou revistos.
Minha mente fica mais em paz assim. rs
Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Renata: Prestei a segunda fase em Direito Administrativo, pois é uma disciplina que eu amo desde quando comecei a estudar pra concursos. Então escolhi mais pela afinidade e facilidade do conteúdo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Renata: ERROS: Na primeira fase eu tive uns dias de procrastinação e também de não acreditar que seria capaz. Isso seria algo que eu faria diferente.
Na segunda, eu queria ter feito mais de cada peça.
ACERTOS:
Fiz bastantes exercícios, fiz muitas questões de segunda fase e montei muitas estruturas de peças.
Monte até um esquema para cada peça, de acordo com as informações do Prof. Igor, sobre como identificar cada peça: endereçamento, partes, cabimento, etc. Isso meio que grudou na minha cabeça de tanto que eu fiz. rs
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Renata: O mais difícil é manter o foco.
Lembro de início da mentoria da segunda fase, que eu estava totalmente insegura, mesmo tendo escolhido uma matéria que eu amo, pois havia matérias que eu nunca tinha visto ou tinha estudado pouco aquele assunto. Nesse momento, o Prof. Felipe calmamente me tranquilizou e me deu segurança pra enfrentar o desafio. Aí eu confiei e fui. rs
A maior motivação é que eu queria começar 2024 já aprovada na OAB, porque sei que será um ano de muitos concursos na área de procuradoria, então eu queria ter essa paz de poder começar a estudar pro concurso já tendo sido aprovada na ordem.
Também me programei para prestar a OAB no início do ano para poder concluir minha monografia com um pouco mais de calma.
Então foi foco mesmo. Me programei pra isso e queria de qualquer jeito que desse certo. Acho que foi isso que me manteve com disciplina.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renata: Eu diria para escolherem um cursinho bom e confiar nesse curso, não ficar querendo buscar materiais de todos os lugares, por isso atrapalha muito.
Se puderem fazer a mentoria é um excelente guia.
E diria para tentarem se conhecer melhor no seguinte aspecto:
Onde estou, onde quero chegar? O que eu tenho mais dificuldade em tal matéria? O que eu tenho mais facilidade? E a partir daí tentar enfrentar as dificuldades.
Cada pessoa tem uma luta, uma realidade.
Então eu diria: siga confiando em si mesmo, dando o melhor que vc pode dar e confie no processo.
Estudar é algo, pelo menos pra mim, muito solitário. Então, não se cobre tanto, mas também evite procrastinar demais. Vai dar certo!!