.
“Só depende de você. Vai a luta, foca, se esforça, que você consegue. O esforço sempre vence o talento”
Confira nossa entrevista com Raiane Fidelis Zucolotto, aprovada no XXXVI Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é?
Raiane Fidelis Zucolotto: Tenho 26 anos e sou de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
Estratégia: Já concluiu sua graduação?
Raiane: Sim.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Raiane: Na primeira fase sim. Trabalhava, estudava, cuidava de casa, filho etc.. Na segunda fase saí do emprego e me dediquei somente ao estudo.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Raiane: Não. Foi a segunda. A primeira vez fiz sem estudar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Raiane: Foi surreal. Uma sensação indescritível.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Raiane: Nem todos, tive amigos que passaram e outros não. Penso que meu diferencial foi que me
dediquei cem por cento a isso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Raiane: Sim, eu me afastei de tudo e todos para me dedicar somente ao estudo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Raiane: Vi todas as vídeos aulas e li todos os PDF do curso, fiz os simulados também. Tudo isso foi o que fez eu ser aprovada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Raiane: Através de vídeos no YouTube.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raiane: Diferencial foi a didática dos professores de direito penal, que foi minha matéria escolhida.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Raiane: Com certeza. Já recomendo para todos meus amigos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Raiane: Eu focava em aprender o conteúdo e não a decorar. E tenho facilidade em gravar as coisas. Não precisava fazer resumo, nem revisão. Apenas uma vez que estudava já aprendia e gravava.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Raiane: Não tenho dificuldade em nenhuma. Apenas umas que acham um pouco chatas por não gostar mesmo. Pois gosto de penal e processo penal.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Raiane: Eu estudava da hora que acordava até a hora de dormir. E quando dormia sonhava com a matéria (kkk).
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Raiane: Na reta final eu não estudei mais. Porque a mente já não absorvia mais conteúdo. Já estava com tudo na cabeça. Então optei por descansar, relaxar e deu certo.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Raiane: Direito Penal. Sempre foi minha matéria preferida.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Raiane: Não tive erros na preparação. Fico feliz em dizer isso. O curso era ótimo e eu estava apta a aprender.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Raiane: O mais difícil foi estudar sem o apoio de ninguém. Estava literalmente sozinha. Mas fiz disso minha motivação para vencer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raiane: Eu diria para não se importar com o que as pessoas vão dizer, porque na maioria das vezes vão tentar de desestimular e dizer que você não vai conseguir. Mas só depende de você. Vai a luta, foca, se esforça, que você consegue. O esforço sempre vence o talento.