“Muita luta, foco, perseverança, aprender que nem todos os dias são bons e que nem todo resultado é positivo. Mas com foco, meta e disposição tudo se resolve e o sucesso chega.“
Confira nossa entrevista com Paulo Aurélio Briich, aprovado no XXXVI Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Paulo Aurélio Briich: Tenho 39 anos, sou da cidade de Campo Magro-Paraná (região metropolitana de Curitiba) e me formei em abril de 2022.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Paulo: Comecei a estudar para a prova da ordem no 9º período. Não foi um tempo fácil, era trabalho, faculdade, TCC e estudar para a OAB.
Eu cuidava da faculdade durante a semana, no sábado era manter em dia e atualizar o TCC e no domingo estudar para OAB. Nos intervalos do trabalho realizava trabalhos da faculdade e quando não havia, estudava para OAB.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Paulo: Não, eu tentei apenas com os meus estudos a primeira vez, descobri que era necessário algo a mais para alcançar o objetivo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Paulo: A melhor sensação do mundo. Primeiro não acreditei, depois foi uma alegria só, o ano mal iniciou e já é um dos melhores de minha vida!!!
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Paulo: Nem todos, uma colega mais próxima de trabalho que acompanhou meus estudos e que acabamos compartilhando conhecimentos, e que indiquei o Estratégia OAB e também aderiu o curso ATÉ PASSAR ,apesar da área distinta escolhida, passou. Já outros colegas que estavam estudando não alcançaram o objetivo.
Creio que o diferencial foi aplicar o máximo possível de tempo aos estudos e contar com a maravilhosa equipe de professores do Estratégia OAB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Paulo: Sem vida social, quase que abandono total dos amigos e um apoio inimaginável da família. Todo e qualquer tempo disponível era para estudo, somente participava de ocasiões em que era de extrema obrigação, e mesmo assim, por diversas vezes, com material ou fone de ouvido deixando os estudos em dia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Paulo: De início os materiais gratuitos do Estratégia OAB (aulas no Youtube e PDF), depois o material completo contratado. Fazia leituras e após acompanhava as aulas, sempre que conseguia ao vivo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Paulo: Fazendo a correção da prova que reprovei, tive uma questão que não achava a resposta, resolvi buscar no Youtube alguma aula sobre o assunto, acabei encontrando o professor Paulo Sousa (comendador). Me apaixonei pela aula dele, comecei a seguir, aí fui conhecendo outros professores e não teve jeito, fui acompanhando até adquirir o OAB ATÉ PASSAR e aqui estou.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Paulo: Acho que o principal diferencial está no material simples e de leve entendimento criado pelos professores. Tem material para todos os gostos e momentos, são vídeos, aulas ao vivo, material para leitura, áudios, questões, simulados, não tem como dizer que não consegue se adaptar aos conteúdos. Os excelentes professores tornam os estudos mais fáceis e práticos.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Paulo: Não só recomendaria, como recomendei e vou além, adoraria ter conhecido o curso quando ainda estava no 5º ou 6º período da faculdade, isso teria facilitado muito no ganho de conhecimento e teria tornado mais leve e mais completo o aprendizado.
Para os colegas que estão iniciando essa jornada ainda no 4º, 5º ou 6º período, garanto, quem adquirir o Estratégia OAB ATÉ PASSAR, não irá se arrepender e facilitará muito sua vida acadêmica.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Paulo: Não sou um exemplo de aluno, para a primeira fase foquei muito em videoaulas e todo banco de questões e simulados. Quando havia dúvida ou quando errava as questões, aí buscava leitura do assunto para fixar o conhecimento.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Paulo: Minha maior dificuldade era tributário, filosofia e constitucional, como não havia como angariar todo conhecimento, comecei a assistir aulas e gravar as dicas que os professores davam. Quando chegava nas questões parecia que estava ouvindo os professores falando, e foi excelente, me ajudou muito.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Paulo: Total resoluções de questões, refazendo simulados e questões de provas anteriores. Ao final acabei por descobrir que a banca repete muito os temas e matéria apenas com problemáticas diferentes.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Paulo: Eu particularmente optei por acompanhar as revisões da semana de véspera, montada pelos professores, e refazer todas as questões que havia errado nos estudos e simulados.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Paulo: Eu optei pelo Direito Penal, não foi fácil a escolha. Primeiro delimitei as matérias que tinha mais afinidade na faculdade, aí assisti aula de outros professores, pois também tinha afinidade com Civil e Trabalho. Após passar na primeira fase, fui conhecer melhor o material e aulas de segunda fase, gosto de todos os professores, mas descobri que fiz a escolha certa.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Paulo: Maior erro não começar mais cedo a me preparar para o exame, fazer a primeira tentativa apenas com meu conhecimento de faculdade e materiais esporádicos.
Melhor acerto acho que foi o Estratégia.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Paulo: Abdicar do tempo a família, lazer, acompanhar todos os colegas estudando, afinal eu consegui iniciar a realização do sonha somente aos 33 anos de idade, aperto financeiro para dar conta e honrar todos os deveres.
Principal motivação a busca por dias melhores para mim, minha família e todos que acompanharam todo o desgaste desde o início da faculdade. Também a realização do sonho de me formar Advogado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo: Muita luta, foco, perseverança, aprender que nem todos os dias são bons e que nem todo resultado é positivo. Mas com foco, meta e disposição tudo se resolve e o sucesso chega.
Como falei algumas vezes, a alguns professores, o resultado positivo para alcançar a tão sonhada carteira da Ordem tem uma formula fácil : Estratégia OAB + HBC = aprovação na ordem.
Aí vem a pergunta tá já contratei e estou estudando com o Estratégia, o que é esse HBC????
HORAS de BUNDA na CADEIRA.