.
“[…] Achem as horas escondidas do dia, acordem mais cedo, vão dormir mais tarde, pois lembrem-se que é só por um período e, no final, só de ver seu nome na lista de aprovados perceberá que tudo valeu a pena!”
Confira nossa entrevista com Tássia Fernanda da Fonseca Santos, aprovada no XXXIX Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Tássia Fernanda da Fonseca Santos: 40 anos. Rio de Janeiro capital. Já me formei sim, em dezembro de 2023.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Tássia: Sou enfermeira e trabalho em 2 hospitais. E tenho um filho de 8 anos, que estuda na parte da tarde, então nos dias que eu não estava de plantão eu estudava a tarde toda. E quando eu estava de plantão, de noite usava o meu horário de descanso para estudar. Ainda durante o plantão eu ficava com o fone em uma orelha e ia escutando os vídeos e/ ou o Estratégia Cast.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Tássia: Sim.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado(a)?
Tássia: Emocionante! Indescritível, me senti aliviada! E feliz sobretudo ao ver minha nota!
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Tássia: Ninguém que eu conheço passou. O diferencial, COM CERTEZA, foi o material utilizado, que entregou tudo mastigadinho e principalmente o professor Rodrigo Martins, que tem o dom de ensinar, nasceu para isso. Mas sem tirar o meu mérito, pois para aproveitar bem o material tive que ficar muitas horas sentadas estudando e abdicando de muitos momentos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Tássia: Minha preparação foi durante as festas de fim de ano. Eu só saía para trabalhar, mas não abria mão do meu treino na academia, senão eu ia surtar. Mas diminuí bastante o tempo lá, passando apenas 50 minutos. Final de semana, feriado, natal e ano novo EM CASA, estudando.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Tássia: Olha, eu posso dizer que eu fiz jus às ferramentas que o Estratégia disponibiliza. Porque eu utilizava de tudo de acordo com minha necessidade do momento. Quando estava em casa, usava o LDI, videoaula e Estratégia questões. No plantão, utilizada fone e colocava os vídeos. Na academia, treinada de fone ouvindo podcast. Voltando para casa dirigindo, pareava o celular no carro e ia adiantando os videos, chegando em casa fazia os exercícios…
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Tássia: Eu já conhecia o Estratégia Concursos, aí vi uma propaganda do Estratégia OAB.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tássia: A ORGANIZAÇÃO e os PDFs muito completos!
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Tássia: Sim! Com certeza!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Tássia: Para a 1ª fase eu assistia as aulas em vídeo e ia grifando na própria plataforma os pontos mais importantes, e fica salvo em “meu caderno”; fazia questões e as que eu errava ia alimentando o “caderno de erros” proposto pelas professoras da mentoria da primeira fase. A MINHA REVISÃO era reler o “meu caderno” na plataforma e reler os cadernos de erros.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tássia: Sim, as disciplinas menores, que caem 2 questões… Eu separei os pontos mais importantes e gravei uns áudios com a minha própria voz, pareava no som da casa ou do carro e ficava ouvindo enquanto desempenhava alguma atividade, tipo lavando louça. Lavagem cerebral mesmo (kkk)
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Tássia: Reta Final: Mapa mental + exercícios (MUITOS!). Não tem outro jeito!
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Tássia: Aconselho manter a constância nos estudos durante o período de preparação. Na semana da prova acho importante revisar sim, mas nada exagerado, senão bate o desespero e aí não vai conseguir alcançar o resultado esperado.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Tássia: Tributário. Disciplina que eu mais tinha afinidade com o direito material.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Tássia: Eu fiz o melhor que pude dentro da minha realidade, não consigo apontar erros. Sobre acertos, na segunda fase, acredito que focar no direito material foi um grande diferencial.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Tássia: Encaixar uma rotina de estudos no cotidiano e conciliar casa, filho e trabalho. Minha maior motivação foi pensar que só faltava a carteirinha para fechar a faculdade com chave de ouro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tássia: Queridos alunos candidatos, acreditem que são capazes! E façam a sua parte! Achem as horas escondidas do dia, acordem mais cedo, vão dormir mais tarde, pois lembrem-se que é só por um período e, no final, só de ver seu nome na lista de aprovados perceberá que tudo valeu a pena!