“Sigam os conselhos dos professores que vai dar certo. Sempre dá certo para quem luta”
,
Confira nossa entrevista com Taciana Rocha, aprovada no XXXIV Prova OAB:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Taciana Rocha: Tenho 38 anos, sou de Palhoça – Grande Florianópolis/SC e concluí o curso de direito em 2021.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Taciana: Trabalho, fazia faculdade por um período, sou casada, tenho 2 filhos e para conciliar, acordava muito cedo (às 5h00) e ia dormir mais tarde para dar conta dos filhos, casa…
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Taciana: Não, já venho de 2 reprovações e estava na repescagem.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Taciana: De tirar uma pressão e cobrança da minha cabeça para finalizar um ciclo, surreal.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Taciana: Alguns já passaram e outros passaram agora. O diferencial foi ter muita disciplina e foco, abrir mão de muita coisa.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Taciana: Eu saía com os amigos e com a família, mas numa dosagem mais equilibrada, porque quando voltava para casa sabia que tinha que estudar. Todos os dias eu estudava.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Taciana: Seguia o cronograma do Estratégia, juntamente com as Trilhas do prof Diego (que são excelentes). Assistia todas as aulas e resolvia os exercícios quando fazia a leitura do PDF. Para mim é um conjunto, adoro assistir aula, mas para arrematar tinha que ler e resolver exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Taciana: Através de amigos que tinham alcançado a almejada aprovação com o Estratégia.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Taciana: Tudo muito completo! Videoaulas atualizadas, PDF completo para leitura e muitos exercícios, para finalizar, os simulados, tudo excelente!
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Taciana: Com certeza! Além de todo o material para dar apoio, eu fechei a assinatura até aprovação, o que meu deu muita segurança.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Taciana: A Trilha era o meu norte e seguia com muita disciplina. Para memorizar eu finalizava com PDF além de, claro, assistir todas as aulas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Taciana: Nas disciplinas que tinha dificuldade eu tentava resolver ao máximo as questões para fixar a matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Taciana: Como eu fazia muito caderno, eu assistia o cronograma de reta final e voltava nas minhas anotações para revisar.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Taciana: Eu, na verdade, na semana da prova aproveitava cada minutinho, para não perder o tempo crucial da última semana, mas é claro, sempre respeitei o meu corpo, quando via que estava muito cansada, dava uma desacelerada. Mas segui com muita disciplina até o dia de revisão.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Taciana: A minha matéria escolhida foi Direito do Trabalho. Eu não tinha experiência em nenhuma área, mas era o que mais gostava de estudar na faculdade, além de me identificar muito com a didática da prof. Priscila, que sempre foi nota mil e com certeza fez toda diferença.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Taciana: Errei muito no início, em assistir videoaula sem parar, lendo PDF para dar conta de terminar tudo, mas muitas das vezes não entendia e não absorvia matéria, com isso fugia de exercícios.
Já quando foquei em seguir o cronograma e finalizar treinando e treinando muito, foi quando eu me achei. Eu não ia dormir sem terminar a minha Trilha, mas entendendo o que estava ali, é claro.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Taciana: Com certeza o que foi mais difícil foi conciliar a minha vida de mãe com os estudos. Mas, ao mesmo tempo, a minha motivação foram eles. Enquanto eu não passasse, eu não ia fechar o ciclo para seguir a minha caminhada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Taciana: A minha mensagem é: força, foco e disciplina. Persistam que a hora chega, e esse momento é tão radiante quando vem de um esforço, um sacrifício, que não tenho palavras para demonstrar tamanha felicidade e orgulho. Sigam os conselhos dos professores que vai dar certo. Sempre dá certo para quem luta.
Saiba mais sobre o melhor curso para OAB!