“O curso Estratégia revela-se um importantíssimo aliado, pois além de um material condensado de alta qualidade, que lhe permite perpassar todas as disciplinas no prazo planejado, conta com excelentes professores, cada um dando o melhor de si nas aulas das respectivas disciplinas, o que facilita demais o aprendizado.”
Confira nossa entrevista com Silas Alves Tavares, aprovado no XXXIV Prova OAB:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Silas Alves Tavares: Tenho 59 anos. Sou goiano de nascimento e mineiro por adoção. Moro em Belo Horizonte. Conclui o curso de Direito pela PUC Minas em julho/2021.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Silas: Por meio de uma agenda diária que começava às 08 horas e se estendia até 22 horas conseguia conciliar os estudos com o trabalho no escritório e com a pós-graduação em andamento.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Silas: Não. Foi a segunda vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Silas: Foi como comemorar um gol no futebol. Senti-me muito aliviado pela carga que eu mesmo impunha à minha pessoa.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Silas: Alguns já passaram, outros ainda não. O diferencial para aprovação está na disciplina de estudos, no foco e na persistência.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Silas: Restringi a vida social de modo bem forte. Suspendi o futebol que fazia 2 a 3 vezes por semana e parei de ver televisão.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Silas: Vi todas as videoaulas, li todos os PDFs e fiz muitos exercícios do Estratégia. Pra segunda fase, li o livro de Direito Administrativo do Prof. Matheus Carvalho. Tive mais proveito com as aulas interativas e com os exercícios e simulados que fiz. Também foi muito importante uma boa marcação e bom domínio do Vade Mecum.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Silas: Por indicação de colegas e pela internet.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Silas: O material do Estratégia diferencia-se de outros pela concisão, sem perda de conteúdo, o que me permitiu ler toda a programação.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Silas: Sim. Sem medo de errar.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Silas: De fato, a extensa carga das disciplinas é um dificultador, superado pelo excelente material didático fornecido pelo Estratégia. Meu método de estudos consistia em ver os vídeos, ler os PDFs e fazer os exercícios. Os assuntos mais importantes eu sempre anotava em um caderno para reler rapidamente e rememorizar os temas mais relevantes.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Silas: Sim. Direito do trabalho e de direito penal não eram meu forte. Nestas disciplinas eu priorizava as videoaulas, assistindo-as mais de uma vez, já que a leitura do material não me agradava muito.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Silas: Em toda a preparação da segunda fase foquei muito em exercícios e simulados.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Silas: Estude intensamente durante todo o período de planejamento para perpassar todas as matérias, mas respeite os seus próprios limites físicos e mentais. Lembre-se de que um corpo física e mentalmente cansado não vai absorver o conteúdo estudado, então poupe-se na medida certa.
Na última semana desacelerei totalmente. Não estudei nada desde quinta-feira até a prova de domingo. Foram, então, pelo menos 72 horas de descanso mental antes da prova.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Silas: Optei pelo Direito Administrativo, em razão de possuir formação acadêmica em Administração e ter extensa experiência prática em Gestão de agências bancárias. Isto tornou a linguagem do Direito Administrativo mais compreensível e amigável comparativamente com as outras disciplinas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Silas: Penso que o maior erro foi não dominar a ansiedade, que é natural em tempos de provas, mas que precisa ser controlada, a fim de que ela não prejudique a assimilação dos conhecimentos buscados. Assim, necessário se faz encontrar técnicas de relaxamento ou outros meios de controlar a ansiedade.
Sem dúvida alguma, o maior acerto foi a Disciplina, representada pela determinação, pelo foco e pela persistência, que resultaram num método de estudo planejado e ordenado para alcançar aquele resultado naquele tempo determinado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Silas: Às vezes eu me pegava pensando não ser capaz de assimilar o aprendizado de extensa grade disciplinar, minimamente necessário à aprovação. Nesta hora vinham o cansaço e o peso da própria responsabilidade de passar na prova, por mim mesmo imposta. Batia a vontade de desistir de vez em quando.
A motivação vinha da minha fé e da minha obstinação por tornar-me uma pessoa melhor, a partir dos estudos. Nestes momentos eu parava, pedia a força e a proteção de Deus, da família e dos amigos, descansava e seguia em busca do resultado planejado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Silas: Tenha o seu próprio método de estudo que você considera mais eficaz para um bom desempenho nas provas, mas não dispense a ajuda de especialistas. Tudo é novo pra você, mas não para os especialistas, que já passaram diversas vezes por este processo de preparação, formação e aprovação dos candidatos. Assim sendo, a experiência que os professores têm para passar pra você é de fundamental importância para o seu aprendizado.
Assim, o curso Estratégia revela-se um importantíssimo aliado, pois além de um material condensado de alta qualidade, que lhe permite perpassar todas as disciplinas no prazo planejado, conta com excelentes professores, cada um dando o melhor de si nas aulas das respectivas disciplinas, o que facilita demais o aprendizado. Ver os vídeos, ler os PDFs e fazer os exercícios foi uma técnica de grande utilidade, tudo no conforto da sua casa.
Saiba mais sobre o melhor curso para OAB!