“Meu maior acerto foi seguir exatamente o que constava no cronograma e o que o professor falava, tentei assistir todas as aulas ao vivo que o prof. indicava e interagia no chat, aproveitando para tirar as minhas dúvidas. Além disso, ter comprado o Vade Mecum do Estratégia também foi uma das melhores coisas que eu fiz, gastei pouquíssimo tempo procurando os artigos na hora da prova, porque ele é extremamente fácil de manusear e muito organizado.”
Confira nossa entrevista com Thauani Jagnow Piconi, aprovada no XXXII Exame da OAB – Direito Civil:
Estratégia Concursos: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Thauani Jagnow Piconi: Tenho 22 anos, nasci e moro em Foz do Iguaçu/PR. Eu concluí minha graduação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em junho desse ano.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Thauani: Como mencionei anteriormente, eu terminei a faculdade em junho, então parte dos meus estudos para a 1ª fase da OAB coincidiram com o fim da graduação, visto que a prova foi dia 13 daquele mês. Na 2ª fase, entretanto, eu já havia finalizado a faculdade, então tive um tempo maior para me dedicar à OAB.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Thauani: Sim, minha intenção era ter feito o segundo exame de 2020, que estava marcado para junho daquele ano. Eu já tinha me organizado e estava certa de que faria a prova, mas a pandemia fez com que ela fosse cancelada e eu aguardei a divulgação de uma nova data.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Thauani: Inicialmente, minha sensação foi de alívio. Foi um período muito estressante para mim e eu sabia que seria desgastante passar por tudo de novo. Mas a ficha só caiu mesmo quando vi a correção individual da prova e percebi que eu não só tinha passado, como também tinha ido bem. Aí o sentimento maior foi de gratidão ao professor Paulo por todas as dicas que ele deu e que foram essenciais na hora da prova.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Thauani: Tive amigos que foram aprovados e amigos que infelizmente não conseguiram. Acredito que os fatores que nos levam à aprovação são diversos, desde uma boa organização nos estudos a um certo preparo emocional. Tenho amigos que passaram por momentos difíceis e por problemas pessoais nos meses anteriores à prova e não conseguiram se dedicar tanto quanto gostariam. Mas, no que concerne especificamente ao método de estudos, acredito que é muito importante ouvir as dicas dos professores, porque eles têm muito mais experiência com a prova da OAB do que nós, além de fazer muitos simulados e resolver questões de provas anteriores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Thauani: Eu comecei a estudar tarde para a 1ª fase, estava passando por um período intenso na faculdade, principalmente por causa do TCC, então só comecei a estudar quando saiu o edital. Demorei um tempo até me organizar e assimilar o que estava acontecendo, então digo que eu estudei mesmo em uns 30 dias. Por causa da pandemia eu já não estava saindo muito de casa, aí como eu teria um tempo curto até a prova, mergulhei nos estudos.
Para a 2ª fase, no entanto, apesar de eu ter demorado para pegar o ritmo, em virtude do cansaço acumulado da 1ª fase, as coisas foram um pouco mais tranquilas, não precisei ficar naquele ritmo frenético de estudos e tive bem mais tempo para descansar.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Thauani: Para a 1ª fase, como eu tinha pouco tempo, foquei em resolver questões e em fazer simulados, principalmente de provas anteriores da OAB. Também fui assistindo algumas videoaulas que eram disponibilizadas no canal do YouTube do Estratégia. Para a 2ª fase, dentre os três cronogramas que são disponibilizados (básico, intermediário e avançado), eu optei por seguir o intermediário e fazia exatamente o que constava nele: resolvia questões, fazia todos os simulados, lia as apostilas e assistia videoaula daquilo que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Thauani: Como eu disse antes, eu estudei na UNIOESTE e o Prof. Paulo lecionou lá por um tempo. Uma das disciplinas de Direito Civil que eu tive na faculdade foi ele quem deu. Na época eu fiquei sabendo que ele era professor da OAB no Estratégia. Isso foi há uns 2 anos e desde então eu sabia que, quando fosse fazer a prova, iria comprar o cursinho para estudar com ele.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Thauani: Tanto para a 1ª fase quanto para a 2ª eu sinto que o que mais deu certo para mim foi a resolução de questões de provas anteriores. Para a 1ª fase eu montei um caderno com anotações de videoaulas que eu assistia, ia grifando os comentários das questões que eu resolvia, além de ler e grifar a lei seca. Para a 2ª fase eu montei um caderno, no qual eu resolvi praticamente todas as questões que já caíram na prova da OAB em Direito Civil e outro caderno só para a elaboração de peças, além de grifar as apostilas do Estratégia. Nos períodos que eu reservava para revisão, eu revia os meus erros e os grifos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thauani: Sempre tive dificuldade em Direito Empresarial e Tributário e acredito que a maioria dos oabeiros se identificam comigo. Fiquei com medo de perder muito tempo nessas disciplinas e ainda assim não entender todo o conteúdo, então eu foquei naqueles assuntos que mais caíam e optei por me dedicar mais e garantir uma pontuação boa nas disciplinas que eu tenho facilidade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Thauani: Acredito que as revisões são muito importantes em ambas as fases. Na semana anterior à prova da 1ª fase eu tentei estabelecer um cronograma de revisão, mas eu estava tão cansada que não rendeu. Como eu tinha conseguido desacelerar um pouco nos estudos da 2ª fase, na semana da prova eu estava mais tranquila, assisti às revisões do Estratégia e revi as estruturas das peças que mais caem.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Thauani: Meu conselho, sem dúvida alguma, é ir com calma e focar em si mesmo, principalmente no sábado antes da prova. Para mim, parte da prova com certeza depende da nossa preparação e dos nossos estudos, mas boa parte também depende do nosso emocional e às vezes esquecemos disso. Como eu disse antes, meu ritmo de estudos para a 1ª fase foi muito intenso e eu vi isso claramente na última semana, porque eu queria revisar, mas eventualmente tive que parar porque meu corpo não aguentava mais. A 2ª fase foi muito mais tranquila e o professor Paulo já elabora um cronograma pensando nisso, então na última semana o ritmo era menos intenso e tinha tempo para descansar.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Thauani: Eu optei por Direito Civil, principalmente pela minha afinidade com a área. Eu fiz estágio no Gabinete de uma Vara Cível por 2 anos e meio, então eu tinha uma boa noção de Direito Civil e de Processo Civil.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thauani: Na 1ª fase meu maior erro foi ter estudado em tão pouco tempo, porque fez com que eu tivesse muita dificuldade para alavancar meus estudos para a 2ª fase, em virtude do cansaço acumulado. Na 2ª fase eu realmente não acredito que tenha havido algum erro. Meu maior acerto foi seguir exatamente o que constava no cronograma e o que o professor falava, tentei assistir todas as aulas ao vivo que o prof. indicava e interagia no chat, aproveitando para tirar as minhas dúvidas. Além disso, ter comprado o Vade Mecum do Estratégia também foi uma das melhores coisas que eu fiz, gastei pouquíssimo tempo procurando os artigos na hora da prova, porque ele é extremamente fácil de manusear e muito organizado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Thauani: O mais difícil eu acredito que foi lidar com a pressão que a gente sente nesse momento e as consequências que isso traz para o nosso psicológico. Além disso, a exaustão mental que a gente acaba sentindo depois de tanto tempo de estudos é outro fator bem desafiador, principalmente para quem já tem uma rotina puxada e precisa ainda assim conciliar com os estudos. Eu tive o privilégio de poder me dedicar unicamente aos estudos da OAB e sou muito grata ao apoio dos meus pais para que isso se concretizasse. Minha principal motivação foi a vontade de superar essa fase e poder descansar, além de que eu já havia finalizado a graduação, então queria conseguir a carteirinha para começar a advogar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thauani: Acredito que é muito importante ter foco e estar disposto a se dedicar o máximo possível dentro do seu contexto e da sua rotina. Além disso, é essencial ter um plano de estudos que se adeque ao tempo que você tem disponível para estudar e se esforçar ao máximo para segui-lo. Por fim, é crucial seguir as dicas dos professores, principalmente na 2ª fase, bem como aproveitar bastante o material e fazer todos os simulados disponíveis.