Aprovado no concurso PM CE para o cargo de soldado em 37° lugar
Policial (PM/BM - Praças)“Eu trabalhava como servente de pedreiro, e durante os breves momentos de pausa na obra, aproveitava para estudar”
Confira nossa entrevista com Marcos Aurélio Lima, aprovado no concurso PM CE para o cargo de soldado em 37° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Marcos Aurélio Lima: Meu nome é Marcos Aurélio Lima de Queiroz Filho, tenho 25 anos, sou natural de Fortaleza-Ceará, atualmente curso letras-língua portuguesa na universidade federal do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Marcos: Sempre tive o sonho de ser policial, aliado a isso, sempre quis ter uma vida digna e independência financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Marcos: Eu trabalhava como servente de pedreiro, e durante os breves momentos de pausa na obra, aproveitava para estudar língua portuguesa ou matemática. Quando fui aprovado no curso de letras, deixei de lado o trabalho e comecei a me dedicar à faculdade.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Marcos: Cheguei a ser aprovado no concurso da polícia penal do Ceará em 2017, porém fui eliminado pelo corte, ficando de fora das vagas por 4,5 pontos. Se tudo der certo nas próximas fases desse (PMCE), pretendo descansar um bom tempo e continuar estudando para outras carreiras policiais, pois é pelas quais tenho mais afinidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Marcos: Adotei uma postura, digamos assim, semi-radical, pois tinha as aulas remotas da faculdade e eu não podia negligenciar esta oportunidade pois não sabia qual seria meu resultado na PMCE. Não saía com amigos e raramente parava pra fazer algo com a família.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Marcos: Namoro, moro com meus pais, e minha família sempre me apoiou em todas as minhas empreitadas no campo dos estudos. Nunca reclamaram de nada e com certeza isso me ajudou muito.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Marcos: O concurso da polícia militar do Ceará vinha sendo anunciado há um bom tempo, então comecei a estudar para esse concurso no final de 2018, porém, quando o edital saiu, ele pegou muita gente de surpresa, pois todo o conteúdo que sempre caía tinha sido retirado do edital. Eu diria que apenas língua portuguesa, alguma coisa de RLM, e o artigo 5° da CF permaneceram, então, direcionado mesmo eu estudei 3 meses.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Marcos: Estudei somente por pdf, dispensei as videoaulas pois o edital veio tão atípico, extenso, que se eu quisesse ver (estudar) todo o conteúdo até a data da prova, era necessário acelerar ao máximo, o que só é possível lendo, no caso, os pdfs do Estratégia. Alguém poderia dizer que os pdfs do Estratégia são enormes, mas notem que ao final de cada um há um resumo, aliado a uma boa bateria de questões. O resumo disponível e as questões foram decisivas para um bom resultado na prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos: Em 2018, um colega (que já é servidor) me indicou o curso, na época, quando olhei o material logo vi que era diferente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcos: Sim, usei, senti uma grande deficiência nesses outros cursos, principalmente na parte de organização do conteúdo (dificultando ou até mesmo impedindo que o aluno adotasse uma estratégia própria). Sem falar que nesses outros, o conteúdo era raso e o número de questões pra treino era extremamente baixo.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcos: Sim, cheguei a fazer provas de outras áreas para me preparar, e realmente cheguei a ver questões na prova de conteúdos não abordados por estes outros cursinhos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Marcos: Sim, muita diferença. Posso citar os três pilares que pra mim foram fundamentais para um bom resultado: abordagem completa do conteúdo, resumos e questões. Mas alguém poderia se perguntar: e os simulados? Bom, como eu disse, o edital veio atípico, de modo que se eu fosse fazer simulados, não daria tempo de ver todo o conteúdo, então prezei pelos resumos, mas com certeza os simulados estariam como mais um “pilar” da aprovação se houvesse um pouco mais de tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Marcos: Na reta final com o edital aberto só estudava uma matéria ao dia, o que devia dar umas 6 ou 8 h líquidas por dia, e me planejei para, nessa ordem, seguir até a data da prova: primeiro via todo o conteúdo com a sua respectiva resolução de questões, depois via o resumo de todo o conteúdo e, por último, resolvia somente as questões que eu havia errado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcos: As questões vão te dizer o nível de aprendizado daquele conteúdo, quanto mais questões você fizer, mais você saberá onde tem que melhorar e as suas reais chances de passar. De edital aberto até a prova, resolvi aproximadamente umas 2500 questões em 3 meses.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Marcos: Minha maior dificuldade foi raciocínio lógico e matemática, então pra driblar as dificuldades eu comecei a estudá-las com antecedência. Bem antes do edital ser lançado eu já estudava RLM com o Estratégia, desde o final de 2018.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcos: No sábado eu descansei conforme o mandamento Êxodo 20:8-11. Nos outros dias comuns anteriores à prova eu estava terminando de ler os últimos resumos disponibilizados. Nunca fico nervoso no momento da prova, só antes ou depois dela, hehe.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Marcos: Sempre me exercitei com alguma frequência, então a preparação para o TAF está sendo bem tranquila.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS? Seguem o que considero os maiores erros na minha preparação:
Marcos: Acertos:
• Estudar as matérias básicas (português, RLM, informática etc.) com antecedência.
• Ter constância nos estudos.
• Ter um bom curso preparatório que te entregue todo o conteúdo necessário, evitando assim a perca de tempo com a busca de materiais na net, que muitas vezes estão desatualizados.
• Resolver um bom número de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcos: Só durante o tempo em que o edital estava aberto eu pensei em desistir umas 10 vezes, mas sempre me lembrava de como era doído carregar cimento, tijolos e tudo o mais pra ganhar miséria, além do mais, eu precisava continuar pelos que eu amo, não somente por mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Estude as básicas com antecedência, compre um bom curso preparatório, de modo que você não perca tempo com “garimpagem” de material por aí, pois o tempo quando bem utilizado é determinante para o sucesso.