“[…] Por mais que eu já tivesse os conteúdos da Faculdade e a experiência de trabalhar na Área Contábil, o curso (do Estratégia) foi fundamental na abordagem de temas específicos e também na profundidade da abordagem de cada um desses temas.”
Confira nossa entrevista com Leonardo José Rebeque de Oliveira Junior, aprovado no Exame CFC 2024.2:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo José Rebeque de Oliveira Junior: Me chamo Leonardo Rebeque, tenho 23 anos, atualmente moro em Maricá – RJ. Eu concluí minha graduação em Ciências Contábeis nesse segundo semestre de 2024.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Leonardo: Em agosto de 2024 eu resolvi deixar o meu emprego para focar no término da minha faculdade e nos estudos para o Exame. Portanto, me dediquei 100% aos estudos neste período de 3/4 meses, conciliando a faculdade com o curso para o Exame.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Leonardo: Não.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Leonardo: Foi ótima, tive a sensação de que todo o esforço valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Leonardo: De segunda a sexta eu me dediquei 100% aos estudos, então nesses dias não tive muito convívio social. Aos sábados e domingos eu saía e dava mais atenção às pessoas próximas a mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Leonardo: Focado no Exame e consumindo o material do curso, 3 meses.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leonardo: Em relação ao Exame, eu foquei nas videoaulas, tanto do conteúdo, quanto dos exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conhecia diversos Podcasts que o Estratégia patrocina, especialmente o FalaGlauber.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Leonardo: Todas as matérias, porém não todos os conteúdos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Eu foquei primeiramente em estudar o “bruto” dos conteúdos, entender pelas opiniões dos professores o que a FGV mais cobrava para o Exame. E depois, para memorizar, utilizava os exercícios.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Leonardo: No princípio eu priorizei as matérias mais cobradas no Exame, e na reta final priorizei as matérias que eu julgava ter menos conhecimento.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: Minha maior dificuldade era em Contabilidade Pública, estudei bastante essa matéria na reta final. Mas sabia que não precisava ter um aproveitamento muito alto nessa disciplina, caso eu compensasse em outras.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Leonardo: Em termos de tempo de estudo, foi o mesmo que o do começo. A principal diferença foi em relação a execução de provas de anos anteriores. A quantidade de acertos me deu confiança para realização da prova.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Leonardo: Bom.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: Acredito que um erro foi realizar o curso em apenas 3 meses. Os maiores acertos foram a disciplina de estudar todos os dias da semana, priorizar o curso em relação a outras questões e não cogitar a possibilidade de não passar no Exame.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Leonardo: Fazer o Exame sem um conteúdo preparatório específico para tal.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Leonardo: Conciliar a faculdade com o curso do CFC. A minha principal motivação foi entender que para alcançar os meus objetivos de 2024 seria necessário ter essa aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Parece clichê, mas eu aconselharia a aquisição do curso do Estratégia CFC, no meu caso foi fundamental para obter a aprovação na minha primeira tentativa. Por mais que eu já tivesse os conteúdos da Faculdade e a experiência de trabalhar na Área Contábil, o curso foi fundamental na abordagem de temas específicos e também na profundidade da abordagem de cada um desses temas.
E, por fim, aconselho confiar nos planos de Deus para nossas vidas. Sem Ele, eu não conquistaria nada.