“(…) Para o exame de 2021.1 continuei com uma rotina de estudos avulsos focando nos erros que tinha tido no exame anterior, dos quais não foram suficientes também, então decidi aderir ao curso do Estratégia CFC.”
Confira nossa entrevista com Leandro Anastácio, aprovado no Exame de Suficiência – CFC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor.
Leandro Anastácio: Sou Leandro Anastácio de Moura, casado, pai de uma menina, formei em Ciências Contábeis em dezembro de 2020. Trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Estratégia: Quando se formou em Contabilidade?
Leandro: Em dezembro de 2020
Estratégia: Qual sua idade?
Leandro: 39 anos
Estratégia: De onde você é?
Leandro: Mangaratiba – RJ
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Leandro: Trabalhava e estudava.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Leandro: Duas Vezes, 2020.2 e 2021.1
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Leandro: Uma vida de renúncias, saía apenas para o que era inadiável e objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Leandro: Estudei todos os dias em média três horas a quatro horas por dia após o resultado de 2020.2, onde fiquei com 25 pontos e após a mudança de gabarito caí para 24 pontos, e para o exame de 2021.1 continuei com uma rotina de estudos avulsos focando nos erros que tinha tido no exame anterior, dos quais não foram suficientes também, então decidi aderir ao curso do Estratégia CFC.
Com o curso, continuei com a jornada de estudos diários. Inicie seguindo as trilhas. Durante o dia, mesmo trabalhando, conseguia ouvir as aulas em vídeo como se fossem um podcast, a noite estudava os PDF’s ou revisava o que tinha ficado em dúvida, e sempre procurando cumprir os prazos semanais da trilha. Nos dias que tinha aula ao vivo do ‘CFC aprovado em 60 dias’ eu as acompanhava como forma de revisão. Pedi férias no trabalho para 15 dias antecedentes à prova, e nesse período foi uma das experiências mais inusitadas, pois passei a estudar em média de 10 a 11 horas ao dia, um desafio e tanto, estudava 4 horas na parte da manhã, 3 horas à tarde, e mais 3 a 4 horas de noite. Foi uma experiência incrível, pois descobri que sempre podemos algo a mais do pensamos ou imaginamos que podemos atingir.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leandro: Depois que aderia ao curso passei a utilizar 90% do material. Imprimia os PDF da Trilhas estratégicas, baixava vídeos aulas, e os outros 10% estudei com alguns livros e apostilas que utilizei na faculdade, mais como forma de revisão mesmo, pois o material é bem completo.
Estratégia: Chegou a usar materiais de outros cursos antes? Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Não utilizei outro material depois que aderir e conseguir entender a plataforma. Conheci o canal do Estratégia através de uma colega de faculdade que enviou o link de transmissão da hora da verdade no exame 2020.2.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leandro: Facilidade de acesso, entendimento, desburocratização da plataforma dos cursos e da trilha.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Leandro: Sim, com toda certeza! Pois conseguirá ter um desenvolvimento mais amplo e uma preparação espetacular, não só para o Exame como pra outra oportunidade voltada a Contabilidade.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Leandro: Não, não estudei para Português, apesar de não ser tão fácil são apenas 2 pontos que se prestarmos bastante atenção conseguimos levar de boa, me prontifiquei a focar naquelas que me trariam maiores resultados, tipo: Contabilidade Geral, Custos, Pública, Princípios, Ética e legislação, Perícia e Auditoria, nessa ordem.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Leandro: Durante os estudos eu rabiscava as duvidas no pdf, diversificava os temas, contabilidade geral eu estudava duas vezes na semana, e os demais dias eu alternava. Fazia resumos das aulas em vídeos e ao vivo. Praticava os simulados e assistia as correções após. Diversificava porque comecei a perceber que se tornava um fardo quando insistia no mesmo assunto que às vezes era difícil pra mim, dava uma pausa e buscava outra matéria, depois retornava na difícil.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Leandro: Contabilidade geral duas vezes na semana e revisão nos fins de semana. Eu diversificava os conteúdos, mas procurava seguir as trilhas pra não se perder nas matérias e na organização.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leandro: Sim, contabilidade geral e uma parte de custos. Em contabilidade geral tinha muita dificuldade nas demonstrações, uma pedra no sapato era essa tal de “DRE” rss, mas consegui vencer.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Leandro: Foi estafante pois junta a ansiedade com a chegada da prova, e você lembra das frustrações anteriores e fica meio pesado, mas se focar consegue vencer, porque você está estudando e você começa a se sentir pronto para mais um desafio.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Leandro: É um tempo curto demais, mais conforme disse o grande professor Possat, “Você só precisa de 25 vidas, e, se dedicar, consegue ter a certeza de que você terá as 25”, eu fui em busca das 25 com sobras, consegui 30 vidas, numa prova extremamente complicada, porque mesmo percebendo que a prova estava com alguns erros eu busquei realizar a questão, pois não poderia contar com uma decisão incerta da banca.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Leandro: Buscar uma sequência de informações com várias fontes. O ideal é buscar uma base que o candidato se adeque, adquira confiança com os conteúdos, professores, foi o que eu fiz!
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Leandro: Mais difícil foi renunciar ao convívio familiar, pois trabalhava durante o dia todo, e a noite estudava e não tinha tempo hábil para minha filha de 8 anos e minha esposa. Deixei muitas coisas de lado pra ter essa conquista, o que trazia mais dor era quando minha filha me cobrava atenção e naquele momento não conseguia retribuir. A motivação era saber que seria uma forma de melhorar o meu currículo, formação, profissionalização e expectativa de oportunidades melhores, mas o que motivava mesmo era ver que estava ali pela minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você
chegou!Leandro: Ser resiliente. Virão momentos em que vai parar e pensar se esta renúncia na sua vida valerá a pena, não duvide disso pois o objetivo alcançado será maior dos que as perdas com a renúncia. Renunciar-se a si mesmo só irá te fazer mais forte, confiante e próspero. Lute com todas suas forças, planeje, dedique-se nessa luta até o final!