Aprovado no Exame de Suficiência CFC
“Primeiramente é sempre acreditar que é capaz de estudar, pois se eu consegui, qualquer aluno de contabilidade também irá conseguir. E estude com materiais completos como o do Estratégia, o que de fato foi de primordial importância para minha aprovação”
Confira nossa entrevista com André Luiz da Costa, aprovado no Exame de Suficiência CFC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
André Luiz da Costa: Olá! Meu nome é André Luíz, tenho 32 anos, sou de Matipó-MG, formei em 2019 em Ciências Contábeis pela Faculdade Univértix.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
André Luiz: Sim. Durante minha preparação para o exame eu trabalhava no período da tarde e a noite eu ia para faculdade. Na minha preparação eu estudava no meu horário de almoço nos intervalos da faculdade e foco total sábado e domingo.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
André Luiz: Sim. Uma vez! Meu primeiro exame foi em julho de 2019, no qual quase fui aprovado, faltando apenas um ponto.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
André Luiz: Sem dúvida alguma, é uma sensação muito boa, pude compartilhar com meus amigos e professores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
André Luiz: Olha! Na minha visão, para ser aprovado nesse exame ou até em concursos públicos o candidato terá que “abrir mão” de algumas coisas. Durante minha preparação eu estudava até na hora do meu almoço e dedicava exclusivamente para o exame nos fins de semana, abdicando de várias coisas. Mas posso garantir, no final foi muito gratificante para mim por ter tirado uma nota muito boa e ver meu nome no diário oficial.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
André Luiz: De janeiro a outubro.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
André Luiz: Em minha preparação utilizei os livros em pdf do Estratégia, as videoaulas e também vi videoaulas que o Estratégia disponibiliza ao vivo em seu canal, com os respectivos professores de contabilidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
André Luiz: Conheci o Estratégia quando comprei um curso específico para o TJMG. Até então eu não conhecia a metodologia do Estratégia, ou seja, não sabia dos livros em pdf’s. Quando vi os pdf’s gostei muito e me identifiquei bastante com a metodologia de questões comentadas, o que, sem dúvida alguma, foi primordial para minha conquista.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
André Luiz: Para fazer o primeiro exame não tive tempo de ler e resolver as questões de todos os pdf’s, que são extensos, mas com uma linguagem muito boa e com muitas questões comentadas, que de fato, ajudam muito. No entanto, mesmo não lendo todos pdfs, eu já fui com uma base muito boa para fazer a prova com o que consegui ler. Fui confiante, mas infelizmente, faltou uma questão para ser aprovado.
Quando fui fazer a segunda prova eu já havia estudado todos os pdf’s e me saí muito bem, com 36 questões garantidas. Nem acreditei que tinha acertado esse número de questões. Fiquei muito feliz!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
André Luiz: Então, de fato, o edital é muito extenso e é quase impossível estudar toda a matéria em pouco tempo. Nesse caso, assisti a um vídeo do professor Gilmar Possati no canal do Estratégia, no qual ele ensinou um método de estudo para o exame, e me ajudou muito. No planejamento de estudo eu fazia um mínimo de 10 questões por dia que estavam disponibilizadas nos pdfs e ao mesmo tempo lia os comentários.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
André Luiz: Estudava contabilidade geral durante a semana, além das questões, e nos finais de semana fazia uma revisão do que estudei durante a semana e assistia às revisões do Estratégia em seu canal.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
André Luiz: Sim. Tinha uma maior dificuldade em contabilidade de custos, mas no final não tive maiores problemas, pois assisti a todas as aulas do professor Luciano, ele é um “monstro” na contabilidade de custo e com uma metodologia muito boa de explicar a matéria. No final acabei gostando muito da matéria e consegui uma boa pontuação na contabilidade de custo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
André Luiz: Sim. Sem dúvida, dá uma ansiedade enorme, mas procurei manter a calma e quando chegou na última semana eu dobrei o número de questões por dia e foquei muito nas aulas de revisões do Estratégia.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
André Luiz: Fiz a prova com muito carinho rsrs. Fui um dos últimos a sair, faltando 5 minutos para terminar.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
André Luiz: Então, durante minha preparação, meu erro era o desânimo que dava às vezes, pois era muito cansativo trabalhar durante o dia, fazer faculdade à noite e ainda conciliar com estudos para o exame. Mas quando eu pensava em desanimar botava em minha cabeça que a prova era muito difícil e que se eu não estudasse eu não iria passar, e esse era o meu acerto, ou seja, nunca ter desistido e desanimado nos preparativos para fazer a prova.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
André Luiz: Acreditar que só com o conhecimento da faculdade vão conseguir passar, estudar com materiais inadequados e não estudar com planejamento.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
André Luiz: Minha maior dificuldade foi o tempo, mas abrindo mão de algumas coisas, consegui fechar todo o ciclo de estudo. E minha motivação foi logo querer pegar minha carteira de contador para começar a jornada de estudo para concursos da área contábil.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
André Luiz: Primeiramente é sempre acreditar que é capaz de estudar, pois se eu consegui, qualquer aluno de contabilidade também irá conseguir. E estude com materiais completos como o do Estratégia, o que de fato foi de primordial importância para minha aprovação.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]