“Não desista do processo, o resultado vale a pena.”
Confira nossa entrevista com Matheus Travasio, aprovado no Exame CFC 2023.2:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Matheus Travassio: Eu sou o Matheus, tenho 26 anos e sou do interior de São Paulo. Eu vou me formar no final desse ano em Contabilidade pela USP de Ribeirão Preto.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Matheus: Eu trabalhava e estudava, dessa forma, acordava às 5h da manhã para estudar e ia até as 8h20, já que trabalhava de Home office e, isso, me ajudou bastante por não ter que me locomover. Quando terminava o expediente eu descansava ou ia para a academia e seguia depois das 19h30 às 22h00 estudando.
Já havia tentado outras vezes?
Matheus: Nunca tinha feito o exame antes.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Matheus: É uma sensação de que tudo deu certo e que o tempo “gasto” não foi em vão, pois eu atingi o resultado de passar no exame.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame?
Matheus: Eu sempre tive uma vida social bem tranquila, mas durante o período de estudos para o exame eu priorizei muito a preparação, eu só saia com minha família ou com os meus amigos depois de cumprir a meta de estudos do dia.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Matheus: No total foi um mês e vinte dias, não aconselho a começar a preparação tão próximo ao exame, mas eu precisava entregar uma parte do TCC e terminar algumas matérias do semestre, por isso atrasei a preparação.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Matheus: Eu usei videoaulas e mapas mentais durante toda a preparação, eu não gosto muito de PDF, mas sempre os utilizava para complementar alguma matéria difícil, como por exemplo o estudo do CPC-04
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Tenho alguns parentes que foram aprovados em concursos e me indicaram o Estratégia.
Você estudou todas as matérias?
Matheus: Não consegui todas as matérias.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Matheus: Eu gosto de estudar 2 matérias por dia, dessa forma, eu vejo a aula e resolvo questões em um primeiro momento, depois eu repasso a matéria com ajuda do respectivo mapa mental
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Matheus: Eu fiz um cronograma com as principais matérias dos últimos exames, dessa forma, eu sabia quais eram as matérias mais importantes e, também, inseri Contabilidade Geral 3x por semana, devido ao peso na prova.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)?
Matheus: A disciplina mais difícil foi Contabilidade Custos, a banca tem um histórico forte de cobrança nessa matéria, dessa forma, eu foquei muito nas questões para identificar as pegadinhas que o exame poderia trazer.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Matheus: Durante a última semana eu abdiquei de tudo e só estudei. Nesse período, eu também depositei minha Fé em Deus, pois sabia que precisava fazer a minha parte e Ele se encaminharia do restante.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Matheus: O tempo é bem apertado, por isso uma boa preparação faz total diferença.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Matheus: Eu entendo que errei bastante em deixar os estudos para a última hora, nesse caso, eu iniciaria com uns três meses de antecedência. Eu também focaria em realizar o maior número possível de questões e simularia o exame.
Os maiores acertos foram os processos de revisão em 24 horas, eu costumo também revisar a cada quatro aulas da matéria.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Matheus: Preparação muito próxima da prova e subestimar a banca.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Matheus: O tempo escasso durante o processo foi o mais difícil. A minha principal motivação foi Deus e, em segundo, os meus familiares já aprovados nos respectivos concursos.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Não desista do processo, o resultado vale a pena.