“O estudo para passar no Exame é temporário, mas a aprovação, essa sim é para sempre. A sorte acompanha os audazes.”
Confira nossa entrevista com Leonardo Pelizari Dutra Pettersen, aprovado no exame CFC 2023.1:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Pelizari Dutra Pettersen: Meu nome é Leonardo Pelizari Dutra Pettersen, tenho 38 anos e me formei em contabilidade no dia 03/03/2023 pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Sou natural de São Paulo – SP, mas atualmente resido em Juiz de Fora – MG.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Leonardo: Durante minha preparação estava trabalhando, o que foi um grande desafio para os meus estudos. Com isso, conseguia me dedicar de 3 a 4 horas diárias de estudo à noite quando retornava do trabalho.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Leonardo: Não, foi a primeira vez que tentei fazer a prova do exame e fiquei muito contente com a aprovação, apesar de todos os percalços durante minha preparação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Leonardo: Foi uma sensação de muita alegria e dever cumprido. Tinha como objetivo realizar o primeiro exame para conhecer o nível de cobrança do Exame, saber como era a banca. Acabou que no primeiro exame já fui aprovado e pude compartilhar essa alegria com familiares e amigos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Leonardo: Inicialmente tomei uma postura radical. Como estava com tempo reduzido para me preparar para o exame, acabei focando para extrair o máximo de conhecimento para minha preparação. Acredito que essa medida foi essencial para a minha aprovação no primeiro exame que realizei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Leonardo: Durante minha graduação coloquei em mente que só iria realizar o Exame do CFC após a minha formatura, pois como trabalhava e estudava na época, queria dedicar um tempo apenas para estudar para o Exame. Adquiri o material do Estratégia no dia 12/03/2023, alguns dias após minha colação de grau. A partir dessa data, tive apenas 56 dias para me preparar para a prova.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leonardo: Em minha preparação utilizei apenas o material em PDF do Estratégia. Como estava com pouco tempo para me preparar, não tive a oportunidade de assistir às videoaulas. A vantagem de utilizar o material em PDF é que me permitiu ganhar mais agilidade nos estudos, economizando tempo. A desvantagem do PDF foi que alguns tópicos o entendimento é mais complexo. Porém, gostaria de ressaltar que a forma como os PDFs do Estratégia é escrita, acaba superando essa barreira de dificuldade de entendimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci o Estratégia há alguns anos quando comecei minha jornada de preparação para concursos públicos. O que validou adquirir minha assinatura vitalícia foi ter trabalhado com o Coordenador Heber Carvalho e com o professor Herbert Almeida durante minha vida militar em Florianópolis – SC. Conhecendo o nível de profissionalismo, comprometimento e conhecimento deles, certamente soube que o trabalho o Estratégia seria de extrema qualidade.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Leonardo: Infelizmente não tive tempo para estudar todas as matérias.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Quando iniciei meus estudos faltavam menos de 2 meses para a aplicação da prova. Diante disso, perdoe meu trocadilho, estudei com “Estratégia”. Para ser aprovado no Exame não precisava acertar as 50 questões da prova, mas sim acertar as 25 questões.
Então verifiquei nas últimas edições qual era o maior percentual de conteúdo cobrado e quais conteúdos eu dominava para focar em minha preparação. Com isso, foquei nos conteúdos como Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Legislação e Ética Profissional, Teoria da Contabilidade, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, dentre outras. Assim, me preparei direcionado para fazer o mínimo exigido e não ter que repetir o Exame.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Leonardo: Estudei os conteúdos que tinham mais incidência no Exame, então comecei a estudar primeiro Contabilidade Geral, depois estudei matérias que servem de base para as demais, como Teoria da Contabilidade e Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: A disciplina que tinha mais dificuldade era Contabilidade Aplicada ao Setor Público, pois é uma matéria que usualmente você não utiliza no mercado de trabalho. Mas para superar essa dificuldade, separei os fins de semana para dedicar ao estudo, pois tinha mais tempo para rever o material.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Leonardo: Levei meus estudos no mesmo ritmo desde que comecei até o penúltimo dia antes da prova. Como tinha pouco tempo para a preparação, fiquei focado e não tive tempo para ficar estressado. Um dia antes da prova, separei o dia para descansar, afinal não seria em pleno sábado que iria adquirir todo o conhecimento para a prova.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Leonardo: Achei o tempo de realização ideal. É o tempo necessário para que o candidato que sabe a matéria acerte o mínimo exigido. Questões que não sabia e/ou dominava eu pulava e por último tentava fazer com meus conhecimentos. O Exame do CFC tem por objetivo verificar a capacidade de realização de função de contador após a realização da graduação, não tem por objetivo o candidato fechar a prova. Então achei que o tempo foi suficiente para acertar o mínimo exigido.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: Certamente o principal erro que posso citar foi o início tardio da minha preparação. Deveria ter iniciado minha preparação durante minha graduação. Se tivesse estudado com mais antecedência, poderia ter estudado toda matéria, teria assistido às videoaulas, teria feito mais questões da banca, teria estudado os resumos regularmente, dentre outros.
Com relação aos acertos, acredito que fui muito assertivo na forma objetiva e estratégica de estudar as disciplinas com maiores incidências de questões. Isso me ajudou muito a conseguir a aprovação.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Leonardo: Acredito que os maiores erros dos candidatos são: não ter um planejamento de estudo; não utilizar materiais de qualidade para preparação; não fazer resumos regularmente; e não praticar as questões da banca. É fundamental o candidato conhecer a banca do Exame.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Leonardo: O mais difícil foi o tempo. Conciliar família, amigos, trabalho e estudos é sempre muito desafiador. Chegar em casa cansado após uma jornada de trabalho e abdicar do convívio de pessoas que você gosta não é fácil. Mas o que foi motivador é que essa dificuldade seria temporária.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Como disse Lance Armstrong: “A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre.”
Leonardo: Nunca desistam dos seus sonhos. O estudo para passar no Exame é temporário, mas a aprovação, essa sim é para sempre. A sorte acompanha os audazes.