“[…] As videoaulas têm foco em todos os tipos de alunos, desde os iniciantes até aqueles que já estão avançados nos estudos para o exame. Então basta ter foco, disciplina e adaptar a rotina buscando tempo para os estudos. Todos podem conseguir só depende de vocês mesmos.”
Confira nossa entrevista com Fernando Muniz Ferreira, aprovado no exame CFC para o ano de 2023.1:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Fernando Muniz Ferreira: Olá, tenho 33 anos e sou natural da cidade de Timbaúba-PE. Atualmente resido no estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande, terra do maior São João do mundo. Eu me formei em Contabilidade pela UEPB- UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, no ano de 2021.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Fernando: Durante a minha preparação eu trabalhava e estudava. Eu estudava sempre que sobrava tempo, seja nos intervalos no trabalho, durante meus horários de almoço, e principalmente, durante a noite.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Fernando: Foi a primeira vez que tentei o exame. Apesar de ter terminado o curso em 2021, eu decidi que faria a prova em 2022, mas por problemas pessoais no âmbito familiar eu acabei não conseguindo prestar o exame em 2022. Então no começo de 2023, ainda em janeiro, comecei a minha preparação para o exame de 2023.1
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Fernando: Nossa muito bom, fiquei muito feliz. Tira um peso, sabe, quando a gente vê o nome na lista de aprovados, vê que o esforço foi recompensado, agradeço muito a Deus pela conquista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Fernando: Então a vida social continuou normal, porque eu sabia que tinha tempo suficiente dentro da minha rotina para poder estudar. E como a minha base na universidade era muito boa, o que eu precisava mesmo era relembrar os assuntos e resolver questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Fernando: Eu comecei a estudar no finalzinho de janeiro e fiz a prova no começo de maio, então foram mais ou menos 4 meses.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Fernando: Na minha preparação para o exame eu utilizei apenas as videoaulas disponíveis de forma gratuita no canal do Estratégia CFC. Na época que eu comecei a estudar eu ainda não tinha adquirido os pacotes do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fernando: Conheci o canal do estratégia CFC, ainda na graduação, através de amigos da universidade. Eu sempre buscava no canal assunto que eu tinha alguma dificuldade e assistia os vídeos, e isso me ajudou muito ainda na graduação.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Fernando: Não, eu foquei nas matérias que são mais cobradas no exame, até porque o tempo até a prova seria curto. Então decidi focar em matérias que são mais cobradas e que tem um quantitativo maior de questões dentro do exame.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Fernando: Então, especificamente para o exame eu só estudei com as videoaulas mesmo, e pra mim foi suficiente, até porque os vídeos são muito completos. Os professores trazem os assuntos mais cobrados, e de forma simples, e resolvem muitas questões de exames anteriores. Isso me ajudou muito na compreensão de alguns assuntos.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Fernando: Pois é, como falei anteriormente eu foquei nas matérias principais. E os vídeos do canal já trazem isso de uma forma bem natural, se for observar os assuntos com mais vídeos são Contabilidade Geral, de Custos, e Pública. As demais matérias também têm conteúdo abordado em vídeos, mas em uma quantidade bem menor.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Fernando: Sim, todo mundo tem uma ou outra matéria que tem uma certa dificuldade, pra mim as mais complicadas eram Contabilidade Pública, Auditoria e Matemática financeira.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Fernando: Eu tirei uns dias de folga no trabalho, se não me engano a quinta e a sexta, pra ficar focado nos estudos. No sábado eu acompanhei a live do canal com a revisão de véspera e foi uma maravilha, garanti bons pontos no dia da prova graças à revisão de véspera.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Fernando: Eu achei o tempo suficiente, acabei a prova faltando uma hora pra o término. Então quanto ao tempo não tive dificuldades.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Fernando: Erros eu diria que talvez eu poderia ter começado um pouco antes a preparação, e também ter tentado fazer mais questões e simulados, porque na hora da prova eu acabei perdendo alguns pontos por falta de atenção e costume de prova.
E acertos eu diria que manter o foco e a disciplina, porque apesar de só ter usado videoaulas que são mais fáceis de estudar, elas também têm um ponto negativo que são mais fáceis de perder o foco.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Fernando: Infelizmente eu tive colegas meus de turma que não foram aprovados, e conversando com eles deu pra notar que eles não estudaram nem o mínimo. Então eu acho que o erro maior que muitos cometem, e por isso são reprovados, é não se dedicar o necessário para a aprovação. Muitos candidatos vão fazer o exame sem ter estudado nada.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Fernando: O difícil é manter o foco e a disciplina, mudar a rotina para os estudos no começo é difícil, mas com o tempo vai melhorando. A gente vai se adaptando até que chega a um ponto em que pra você já é tudo normal, parte da rotina.
A minha principal motivação era a aprovação, tirar a carteirinha e pode agora ser chamado de Contador. E eu também tinha outra motivação que eu precisava passar no exame pra depois poder focar nos estudos para concurso público, por isso quando apareceu a oportunidade eu adquiri a assinatura vitalícia do Estratégia. E agora que consegui a aprovação no exame, estou estudando para concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernando: Olha eu diria que todos tem condições independentemente de onde estudou, se teve uma boa base ou não, se era um bom aluno ou não. As videoaulas têm foco em todos os tipos de alunos, desde os iniciantes até aqueles que já estão avançados nos estudos para o exame. Então basta ter foco, disciplina e adaptar a rotina buscando tempo para os estudos. Todos podem conseguir só depende de vocês mesmos.